Como as chinampas eram construídas?

Perguntado por: ilessa . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

A construção das chinampas (nome dado a esses jardins) era feita nos lugares mais rasos dos lagos. Os astecas demarcavam o local das futuras chinampas com estacas e juncos, enchiam-nos com lodo extraído do fundo do lago e misturavam com um tipo de vegetação aquática que flutuava no lago.

As chinampas eram ilhas artificiais construídas com matéria orgânica que eram colocadas para flutuar sobre o lago Texcoco. Essa técnica possibilitou elevar a produção agrícola dos astecas, ao ponto de conseguirem alimentar uma população superior a 200 mil habitantes, dos que viviam somente em Tenochtitlán.

Pelo fato de a capital asteca ter sido construída em uma ilha, havia pouco espaço para o desenvolvimento da agricultura. Para solucionar isso, os astecas criaram ilhas artificiais – as chinampas – que flutuavam sobre as águas do lago Texcoco e onde eram cultivadas as plantações.

Sobreviviam da agricultura, mas também realizavam comércio com outros povos e outras cidades. Sua religião era politeísta e tinha no sacrifício humano um ritual extremamente importante.

O cultivo agrícola dos astecas era muito próspero e isso deve-se, principalmente, à técnica de cultivo conhecida como chinampas. Nessa técnica, os astecas construíam ilhas artificiais nos canais do lago Texcoco, utilizando-se de material orgânico do fundo do lago.

Normalmente as casas eram constituídas de duas construções separadas, uma sendo a casa em si, outra sendo dedicada ao banho a vapor. A casa principal tinha suas paredes feitas madeira e adobe (tijolos de terra umedecida), estas suportavam o telhado de palha. Não havia separação de cômodos.

Os astecas desenvolveram muito as técnicas agrícolas, construindo obras de drenagem e as chinampas (ilhas de cultivo), onde plantavam e colhiam milho, pimenta, tomate, cacau etc. As sementes de cacau, por exemplo, eram usadas como moedas por este povo.

Os astecas cultivavam milho, abóbora, feijão, tomate e cacau.

Quipo – Wikipédia, a enciclopédia livre.

milho

O milho constituía a base alimentar do povo asteca. Através do preparo dos grãos produziam panquecas que eram recheadas por grãos secos, pequenos insetos, girinos e peixes.

13 de agosto de 1521

Em 13 de agosto de 1521, após os astecas resistirem durante 75 dias, o último imperador asteca, Quatemozin (também chamado de Guatemozin), sucessor de Montezuma 2º, foi obrigado a se render aos espanhóis. Era o fim do Império Asteca.

Assim que chegava à plataforma do templo, quatro sacerdotes estendiam-no sobre a pedra sacrificial segurando-lhe os braços e as pernas; o quinto homem abria-lhe o peito com uma faca de sílex e metendo a mão dentro do peito, arrancava-lhe o coração que, logo de seguida, erguia ao céu em oferenda á divindade.

náuatle

3- A língua dos astecas era o “náuatle”. Sua linguagem era pictográfica (forma de comunicação em que desenhos são usados para transmitir ideias, conceitos, objetos, atividades ou eventos).

Os astecas foram uma civilização pré-colombiana que existiu na região da Mesoamérica, região que abrange países como México e Guatemala.