Como as bromélias se alimentam?

Perguntado por: avarela . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

A bromélia obtém a maior parte de seus nutrientes, que não são muitos, já que não é uma planta grande, da água. Assim, elas se alimentam de umidade natural. É por isso que desenvolveu aquele formato de copo incrível que lhe permite armazenar água no seu centro enquanto se alimenta.

Resumos. Muitas espécies de bromélias armazenam água da chuva em seu interior, sendo esta característica resultado da distribuição espiralada de suas folhas, que formam pequenos tanques.

As bromélias são conhecidas pela alta capacidade adaptativa, uma vez que elas sobrevivem e se dispersam em locais de baixa e alta luminosidade, secos ou úmidos e podem resistir a solos pobres em nutrientes ou temperaturas extremas.

a) As plantas obtêm seu alimento por meio da fotossíntese, processo em que a seiva bruta (água e sais minerais) é transportada pelo caule até as folhas, onde então, junto com a energia solar e o gás carbônico absorvido da atmosfera, darão origem à seiva elaborada, rica em um tipo de açúcar (glicose), que serve de ...

Os macronutrientes mais importantes para o desenvolvimento das plantas são o nitrogênio, o potássio e o fósforo. Além desses, são também essenciais para as plantas o cálcio, o magnésio e o enxofre. Quanto aos micronutrientes, os principais para elas são: boro, cloro, molibdênio, cobre, ferro, zinco e manganês.

Como são plantas de clima tropical, as bromélias adoram solos mais úmidos, mas lembre-se: isso não quer dizer que você deve encharcar o vaso. Uma dica para fazer essa rega com eficiência é molhar a área ao redor da base da planta, evitando jogar água diretamente nas raízes.

Em geral, ela permanece florida de dois a três meses assim que lança o pendão floral. Depois, a planta morre, mas deixa seus rebentos (brotos) para perpetuar a espécie.

Utilidades econômicas: Em paisagismo, apesar dos muitos espinhos, as inflorescências são majestosas e os frutos muito saborosos que podem ser usados no preparo de doces, como geléias e sorvetes, ou sucos. Usada como cerca-viva em propriedades rurais, assim como utilizada na extração de fibras para confecção de cordas.

Esta bromélia além de se reproduzir por meio de sementes tem também reprodução vegetativa através das novas plantas que saem das gemas axilares entre as folhas, que podem ser destacadas quando atingem uma dimensão igual a pelo menos um terço do tamanho da planta mãe.

Flores: A maioria das bromélias costuma florescer apenas uma vez durante o seu ciclo de vida. Após a morte da flor, nasce um novo broto na lateral da planta mãe, está perece dando lugar ao novo broto substituindo a planta mãe.

Bromélias com folhas finas, molinhas, delicadas, com tons de verde escuros normalmente são plantas de sombra. Já as bromélias com as folhas duras, firmes, com folhas coloridas rajadas ou com tons avermelhados, muitas vezes são bromélias de sol.

Floração: as bromélias florescem apenas uma vez quando atingem o estado adulto. Depois emitem brotos em suas laterais para novas plantas.

A falta de luz solar deixa as folhas com uma cor mais escura, até com uma aparência saudável, mas interfere diretamente na floração. Adube sua bromélia a cada 15 dias com um NPK que tenha o número do meio maior do que os outros – como 4-14-8, por exemplo.

As bromélias são uma planta do género Bromelia, um dos géneros da família das Bromeliaceae. O nome designa uma família botânica com cerca de 3000 espécies, todas oriundas das Américas Central e do Sul. Caracterizam-se por terem as folhas dispostas em espiral, muitas delas acumulando água no seu interior.

Isso acontece através de um processo chamado fotossíntese. Na fotossíntese, as raízes das plantas absorvem água e sais minerais e as folhas absorvem luz do Sol e gás carbônico, um gás presente no ar. Todos esses componentes são então combinados e geram a glicose, o alimento das plantas.

A glicose é utilizada pela planta na realização de suas funções metabólicas, ou seja, ela é o seu principal combustível, sem ela, seria impossível manter suas funções vitais. Portanto, o alimento da planta realizado através do processo de fotossíntese é a glicose.