Como as bases nitrogenadas se ligam?

Perguntado por: rsanches . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

As bases nitrogenadas do DNA se pareiam sempre na mesma forma: o A é ligado ao T (A-T) e o C ligado ao G (C-G) ou vice-versa (T-A e G-C). A adenina e a timina são unidas por duas ligações de hidrogênio, já a guanina e a citosina estão unidas por três ligações.

Adenina faz par com a Timina, formando o par de bases A-T, e ocorre dupla ligação entre essas bases. Do mesmo modo que a Guanina se liga à Citosina e forma o par de bases G-C, por tripla ligação.

As cadeias se ligam na parte interna da molécula por pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas de cada uma delas. Entretanto, elas não se ligam aleatoriamente umas com as outras. Esses pares são formados por ligações entre uma base nitrogenada púrica e outra pirimídica.

RNA polimerases são enzimas que transcrevem DNA em RNA. Usando um molde de DNA, a RNA polimerase constrói uma nova molécula de RNA através do pareamento de bases. Por exemplo, se houver um G no molde de DNA, a RNA polimerase adicionará um C à nova cadeia crescente de RNA.

As bases nitrogenadas são compostos encontrados nas moléculas de DNA e RNA. Elas são responsáveis por conter as informações genéticas de cada esqueleto de açúcar fosfato.

As bases nitrogenadas são compostos químicos formados por anéis, levemente alcalinos, que contêm nitrogênio. Juntamente com açúcar e um ácido fosfórico, elas compõem o ácido ribonucleico (RNA) e o ácido desoxirribonucleico (DNA).

As bases nitrogenadas presentes no DNA são citosina, guanina, adenina e timina. No RNA, são encontradas a citosina, guanina, adenina e uracila. O DNA apresenta duas fitas, mas o RNA é possui fita simples.

Se duas moléculas de DNA têm terminações que se correspondem, elas podem ser unidas pela enzima DNA ligase. A DNA ligase sela o vão entre as moléculas, formando um único pedaço de DNA.

As bases nitrogenadas existentes no DNA interagem entre si por meio de ligações de hidrogênio de duas a duas. As interações entre timina e adenina ocorrem por meio da formação de duas pontes de hidrogênio. Já as interações entre a guanina e a citosina ocorrem por meio de três pontes de hidrogênio.

A interação que ocorre entre as bases é do tipo ligações de hidrogênio, que é uma classe especial das interações dipolo permanente-dipolo permanente.

Ligações fosfodiésteres: Os nucleotídeos sucessivos (em DNA/RNA) são ligados covalentemente por meio de pontes de grupos fosfato, em que o grupo 5'-hidroxila de uma unidade nucleotídica une-se ao grupo 3'-hidroxila do nucleotídeo seguinte por meio de ligação fosfodiéster; dessa forma, os esqueletos covalentes dos ...

A ligação entre os dois filamentos se dá pelas bases nitrogenadas ligadas por pontes de hidrogênio – os pares de bases.

Existem cinco tipos diferentes de bases nitrogenadas: adenina (A), timina (T), guanina (G), citosina (C), e uracila (U). As quatro primeiras são encontradas no DNA.

Em biologia molecular, a ligação fosfodiéster é um tipo de ligação covalente que é produzida entre quinhentos grupos, sendo alguns deles: hidroxila (–OH) de um grupo fosfato e duas hidroxilas de outras duas moléculas por meio de uma dupla ligação éster.

Nas células eucarióticas, o processo de transcrição ocorre no núcleo e o RNAm é transportado para o citoplasma, no qual ocorrerá a tradução.

A transcrição é realizada por enzimas chamadas RNA polimerases, que ligam nucleotídeos para produzir uma cadeia de RNA (usando uma cadeia de DNA como modelo). A transcrição tem três estágios: iniciação, alongamento e término.

A tradução é o processo de sintetizar uma proteína a partir de um transcrito de RNA mensageiro (mRNA). Este processo é dividido em três fases primárias: iniciação, alongamento e finalização. A tradução é catalisada por estruturas conhecidas como ribossomas, grandes complexos de proteínas e RNA ribossomal (rRNA).