Como as bactérias e os fungos são categorizados como?

Perguntado por: rmata5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

c) As bactérias e os fungos são categorizados como? R: Decompositores.

Característica gerais dos fungos
Os fungos são organismos heterotróficos e eucariontes que podem ser unicelulares ou multicelulares. A grande maioria das espécies é filamentosa, sendo esses filamentos denominados de hifas. Alguns fungos são formados por várias hifas densamente unidas, que formam o chamado micélio.

Unicelulares ou Pluricelulares: os fungos podem ser constituídos de apenas uma célula (unicelular), um exemplo é a levedura. Ou podem apresentar várias células (pluricelulares); Parede celular: os fungos apresentam parede celular que contém quitina (polissacarídeo);

As bactérias são organismos procariontes, ou seja, não apresentam envoltório nuclear. Dessa forma, seu material genético não está protegido e encontra-se livre, concentrado em uma região dentro da célula. As bactérias são unicelulares, ou seja, uma única célula forma um indivíduo.

Para classificar os organismos dessa forma, Whittaker analisou critérios como a organização celular, ou seja, se os organismos eram procariontes ou eucariontes, e verificou o número de células (formados por uma ou mais células) e a forma de nutrição.

Os fungos são classificados em seu próprio reino, o reino Fungi. Eles apresentam um grupo de características próprias que os diferenciam das plantas. Os fungos podem ser classificados como filamentosos (bolores ou mofos) e leveduras. São organismos eucariontes, pluricelulares e unicelulares, respectivamente.

Os fungos podem ser unicelulares, coloniais ou pluricelulares.

Geralmente, eles são classificados em quatro grupos:
Chytridiomycota (quitrídeos); Zygomycota (bolores de pão e mofo); Ascomycota (leveduras); Basidiomycota (cogumelos comestíveis, como o champignon, e decompositores como os orelhas-de-pau).

Os fungos costumam ser classificados em três grupos taxonómicos embora sejam considerados quatro: os Zigomicetos, os Ascomicetos, os Basidiomicetos e os Fungos imperfeitos. Estes últimos não são um verdadeiro filo mas um grupo de fungos cujas estruturas sexuadas não estão bem identificadas.

Qual a diferença entre vírus, bactérias e fungos? Os vírus são, atualmente, os únicos seres acelulares da Terra. Ou seja, não chegam a formar uma célula, carregando apenas filamentos de DNA e/ou RNA. As bactérias são seres unicelulares, não contando com um núcleo, sendo um pouco maiores que os vírus.

Os fungos são organismos heterotróficos, eucarióticos e uni ou multicelulares que estão agrupados no Reino Fungi. Os fungos constituem o Reino Fungi, no qual se enquadram espécies como os cogumelos, bolores, orelhas-de-pau e leveduras.

Os fungos reproduzem-se de forma assexuada (brotamento, divisão binária, entre outros) ou sexuada. Os fungos são organismos uni ou multicelulares, heterotróficos e que se reproduzem de forma sexuada ou assexuada, principalmente por meio da produção de esporos.

Os fungos são organismos microscópicos do grupo eucariontes, ou seja, que possui núcleo celular fechado por uma membrana. Esses seres vivos possuem, na definição taxionômica da biologia, um grupo próprio: o reino fungi. Ou seja, eles não pertencem aos reinos dos animais, bactérias ou plantas.

As bactérias são classificadas de acordo com o formato da célula; os três principais grupos são: cocos, bacilos e espiroquetas. Os primeiros são arredondados — formato de 'bolinha' —, o segundo grupo possui forma de bastão e o terceiro grupo é composto por células espiraladas.

Podemos classificar as bactérias em três grandes grupos: as Gram-positivas, as Gram-negativas e os Micoplasmas. Essa classificação tem como critério a diferença na coloração das bactérias, obtida a partir do método de Gram, desenvolvido por Hans Christian Joachin Gram (microbiologista dinamarquês), em 1884.

Reino Monera: bactérias. As bactérias e cianobactérias são as principais espécies do reino monera. De um modo geral, esses organismos se reproduzem de forma muito rápida e se adaptam perfeitamente ao ambiente terrestre.

A classificação básica dos seres vivos é, em ordem decrescente: reino, filo, classe, ordem, família, gênero, e espécie. Em muitos casos, há tantas especializações que esta classificação não é suficiente.

Assim, as modernas classificações agrupam os reinos em três domínios: o domínio Archea (que inclui as arqueas), o domínio Bactéria (bactérias e cianobactérias) e o domínio Eucarya (todos os eucariontes estão aqui).