Como armazenar feijão sem dar bicho durante muito tempo?

Perguntado por: adorneles . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Essa técnica deve ser utilizada para armazenar uma quantidade menor de feijão. Depois de abrir a embalagem, transfira os grãos para um pote de vidro. Antes de fechar, corte um pedaço pequeno de pão francês e empurre até meio do recipiente. Isso evita a presença de insetos.

três dias

O feijão dura até três dias na geladeira. O que for consumir depois disso, congele. O que for consumir nos dias seguintes de cozinhar pode ficar na geladeira.

O ideal é guardar o arroz cru em um pote de vidro hermético. Esse tipo de recipiente garante um bom isolamento, evitando a invasão de insetos e sujeiras. Caso você não tenha um frasco de vidro, pode ser de plástico, com tampa que fique muito bem fechada.

Garrafas PET para Armazenamento a Longo Prazo
Garrafas de plástico PET (polietileno tereftalato) podem ser usadas com absorventes de oxigênio para armazenar produtos como trigo, milho e grãos secos.

Pote de vidro
Essa técnica deve ser utilizada para armazenar uma quantidade menor de feijão. Depois de abrir a embalagem, transfira os grãos para um pote de vidro. Antes de fechar, corte um pedaço pequeno de pão francês e empurre até meio do recipiente. Isso evita a presença de insetos.

O feijão cru conserva sua qualidade por tempo indeterminado. Depois de um ano, mais ou menos, ele demora mais para amolecer quando é cozido – e às vezes não chegará a amolecer por completo --, mas não perde seu valor nutricional com a idade, de modo que seu prazo de validade é classificado como indeterminado.

Desta forma, a atitude a se ter é simples: selecione o feijão antes do consumo e fique atento, se algum flutuar, pode descartar. Caso algum deles escape de sua vista, os especialistas alertam: os bichos não resistiriam ao cozimento na panela de pressão.

O feijão armazenado em silos ou sacos, dentro dos armazéns, apresenta-se como uma massa porosa, constituída pelos grãos e espaços intergranulares. O oxigênio existente no espaço intergranular é utilizado no processo respiratório das sementes, acompanhado do desgaste das substâncias nutritivas.

A TAL ESPUMA DO FEIJÃO
Você já reparou que depois de um tempo de molho o feijão libera uma espuma? Segundo Christian, isso acontece porque os grãos estão eliminando os fitatos. Por esse motivo, a água precisa ser trocada de tempos em tempos, e não usada no cozimento do feijão, como muita gente faz.

Se forem comprados a granel, guarde-os em vidros bem fechados. Se forem comprados em sacos, guarde-os também em vidros bem lacrados depois de abertos. Nada de colocar o grampo de roupa pra fechar os pacotes. Os grãos integrais e as féculas duram menos tempo que o resto.

Os grãos e sementes podem durar muito tempo, mas se não cuidar podem perecer rapidamente. Portanto, a importância da manutenção constante do armazenamento de grãos deve ser feita em locais com boa ventilação, com ambiente coberto e protegido contra ratos ou insetos.

Diferente das verduras, os legumes costumam ter uma durabilidade maior, principalmente porque quase todos podem ser congelados crus ou pré-cozidos. No entanto, os legumes da família das raízes e dos tubérculos, como a beterraba, cenoura, nabo, rabanete, batata, mandioca e o cará costumam ser mais resistentes.

Larvas no feijão: isso existe? Algumas pessoas já identificaram pontinhos brancos no feijão que podem ter aspecto similar ao de larvas. Contudo, isso é um mito. O que ocorre é que algumas variedades do grão, como o carioca, ao serem cozidas podem soltar um broto, o sistema embrionário do feijão.

Como surgem os carunchos? Ao contrário da crença popular, os carunchos não surgem de bactérias que infectam a comida. Eles são insetos visíveis a olho nu, porém seus ovos dificilmente são avistados, sendo colocados dentro dos grãos de onde nasce a larva, que vai crescer em alguns dias.

Um dos maiores atrativos para carunchos e traças dos cereais, são alimentos mal fechados. Para prevenir o aparecimento de caruncho no arroz, descarte sempre alimentos fora da validade. Se puder, invista em potes de hermeticamente fechados com tampas seguras que também vai ajudar a manter sua cozinha organizada!

A maioria dos alimentos desidratados, especialmente se feitos em casa, podem ter uma vida útil de até 15 anos se armazenados corretamente. É melhor armazenar em um saco de com absorvedor de oxigênio e longe da umidade e do calor.

É preciso conservar os alimentos em lugares arejados, com iluminação natural e sem umidade, dessa maneira é possível preservar os nutrientes por mais tempo e evitar contaminações cruzadas ou a proliferação de bactérias que se criam em lugares úmidos.

A vida útil do arroz varia.
Segundo a Healthline, antes de cozinhado, o arroz branco pode durar até dois anos se mantido a temperatura ambiente, enquanto que o arroz integral dura cerca de seis meses. Congelar aumenta a sua vida útil. Já o arroz cozinhado deve ser refrigerado e conservado até cerca de quatro dias.

Fora isso, não existem riscos à saúde e nem possibilidades de intoxicações ou qualquer outro problema digestivo. Portanto, não faz mal comer feijão com caruncho. Desde que, é claro, você elimine as pragas e os grãos comprometidos e cozinhe apenas os grãos que estão bons.

Muitas plantas podem repelir esses insetos. Você pode usá-las na despensa e nos potes de grãos para afastar os gorgulhos. Alguns exemplos de ervas que afastam esses insetos incluem folhas de louro, cravo, alecrim, pimenta-do-reino e dentes de alho.

O feijão congela muito bem, obrigada. E fica fresquinho com um refogado novo. O atalho é o seguinte: quando for preparar feijão, já coloca uma quantidade boa de molho e cozinha tudo de uma vez.