Como armazenar farofa pronta?

Perguntado por: egil . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Caso fique espaço entre a farofa e a tampa, complete com papel toalha ou plástico filme. Tampe muito bem e coloque uma etiqueta com a data em que a receita foi feita. Depois disso é só colocar no congelador, a farofa terá validade de até três meses congelada.

A farofinha de bacon dura até 15 dias em um pote com fechamento hermético, em temperatura ambiente.

Modo de Aquecer

  1. Leve uma panela ao fogo com água suficiente para cobrir completamente o produto.
  2. Quando começar a ferver, coloque a embalagem na água (sem rasgá-la).
  3. Deixe o saquinho por aproximadamente 2 minutos na água quente.
  4. Agora é só tirar da embalagem, servir e saborear! Bom apetite!!

Caso você more em lugares de ambiente mais quente pode guardar a farinha no freezer sem problema. Assim ela vai durar mais e você poderá retirar aos poucos a quantidade que deseja usar, só não se esqueça de proteger a embalagem com saco completamente vedado, como é o caso do ziplock.

Validade da farofa
Geralmente a farofa seca a base apenas de farinha, azeite e cebola tem validade de até 15 dias se for conservada em um pote fechado. Porém as farofas mais molhadas e que levam outros ingredientes como carne, frango, ovo, bacon, azeitona e outras opções, tem validade de apenas 2 dias.

140kcal

As farofas prontas são feitas em sua grande maioria a partir da farinha de mandioca e de milho, ou seja, são ricas em carboidratos. Uma colher de sopa (35g) possui em média 140kcal, o que equivale a aproximadamente a um pão francês ou uma lata de refrigerante de cola.

farofa {feminino}
fried manioc flour {subst.}

No congelador, o arroz cozido pode ser armazenado por até 3 meses sem perder sabor ou consistência. Antes de levar ao freezer, espere o alimento esfriar completamente e divida em porções, lembrando-se sempre de colocar uma etiqueta com a data em que ele foi cozido.

Para farofa com mais fibras, troque farinha de mandioca pela de aveia - 16/09/2019 - UOL VivaBem.

Se você utilizar a farinha de mandioca crua o ideal é torrar antes. Coloque ela em uma panela ou frigideira alta no fogo baixo e vá mexendo a farinha, você perceberá que a parte da farinha de mandioca em contato com o fundo da panela começa a dourar,.

Material 244498: FAROFA PRONTA, TIPO TRADICIONAL SABOR NATURAL PRAZO VALIDADE 4 MÊS QUANTIDADE CALORIAS 210 KCAL/G CARACTERÍSTICAS ADICIONAIS COM FARINHA DE MADIOCA TEMPERADA.

Esquentando plástico
Frequentemente, colocamos no microondas alimentos em embalagens plásticas, mas alguns cientistas alertam para o risco de ingestão de ftalatos. Quando expostos ao calor, esses aditivos plásticos podem se decompor e se dissolver em alimentos.

A maioria dos potes de vidro podem ser utilizados no micro-ondas para aquecimento de alimentos, porém se você vai fazer uma receita mais complexa, que demande um tempo maior dentro do aparelho, é sempre importante optar por itens com vidro refratário ou que tenham a recomendação do fabricante de uso no micro-ondas.

Espere esfriar completamente e acomode em potes de modo que complete o pote todo sem deixar espaço para entrada de ar, se ficar com espaço entre a tampa e a farofa o ideal é preencher esse espaço com papel toalha ou plastico filme. Tampe muito bem, etiquete com o nome e a data de fabricação.

Coloque sua farinha dentro da geladeira ou do congelador para guardar por bastante tempo. A validade da farinha pode ser estendida se ela for mantida na geladeira e, no congelador, ela aumenta. Vede bem a farinha antes de colocá-la na geladeira ou congelador para que a umidade não consiga entrar em contato com ela.

Se a farofa leva bacon, linguiça ou manteiga, pode ser um problema para quem precisa perder peso. Neste caso, a ingestão deve ser moderada e eventual, pois exagerar engorda e não será saudável, por conta dos ingredientes da receita.

No entanto, a farinha de mandioca deve ser consumida com moderação por ser rica em carboidratos que podem engordar, principalmente quando for consumida em preparações com muita gordura, como farofa de bacon e frituras, por exemplo.

Alimentos ricos em carboidratos, como a farofa, se consumidos moderadamente, são ótimos para ajudar no ganho de massa muscular, pois fornecem energia mais lentamente e por mais tempo ao corpo, melhorando a resistência do atleta durante a atividade física.

Não existe um equivalente exato e comum para se dizer 'Farofa' em francés. O que se pode fazer é explicar o que é 'Farofa', tipo: La farine de manioc grillée.