Como armazenar batata doce depois de cozida?

Perguntado por: mduarte4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Guarde as batatas cozidas cortadas na geladeira por sete dias. Coloque as batatas em um pote hermético dentro de uma hora após cozinhar. Você também pode colocá-las na geladeira ainda quente se quiser guardar imediatamente depois de cozinhar. Se o pote não tiver tampa, cubra com filme plástico.

Elas podem ser mantidas nesse estado por até 14 dias. O processo de cura cria uma segunda casca que se forma sobre os arranhões e feridas, permitindo que as batatas-doce durem mais tempo no armazenamento.

Em vez de colocar as batatas na geladeira, guarde-as em um saco de papel em um local fresco, mas não frio, como dentro de uma despensa. Sacos de papel funcionam melhor do que plástico porque deixam a batata respirar mais, de forma que ela não apodrece tão rápido. Tudo isso vale para a batata-doce também.

Contudo, se o seu alimento já estiver cozido, aí sim é válido refrigerar. Mas lembre-se de deixá-lo esfriar por completo antes de armazenar na geladeira ou no congelador. Isso porque o vapor emitido torna o ambiente propício para o aparecimento de bactérias.

Sobtemperatura baixa, as raízes ficam escurecidas, com cheiro e sabor alterados, e permanecem duras após o cozimento. Por isso, a batata-doce só deve ser mantida em geladeira por curtos períodos de tempo, sempre na parte mais baixa e em sacosde plástico para evitar ressecamento.

Ou está se perguntando onde guardar a batata-doce depois de cozida? Saiba que sim, pode congelar batata-doce! Mas atenção, apenas a batata-doce cozida deve ser congelada. Assim, cozinhe até que fique macia, tire a casca e uma boa opção é amassá-la formando um purê.

Você pode preparar uma salada fria ou temperada (ou uma salada russa, por exemplo), ou até fazer um purê de batatas. Dessa forma, você poderá conservar batatas cozidas de um dia para o outro sem problemas e com diversas ideias para aproveitá-las.

2 meses

Você já pode deixar a sua batata-doce no jeito, basta cozinhar várias e congelar nas porções que você costuma consumir. Para descongelar, é só colocar na água quente novamente. Validade: 2 meses.

4 dias

Sim, guarde as batatas descascadas na geladeira, mas elas precisam estar dentro de um recipiente com água. Deixar as batatas descascadas fora da água fará com elas oxidem muito rápido e não poderão ser utilizadas. As batatas cruas descascadas em água duram até 4 dias na geladeira.

Apesar de ter doce no nome, ela pode ser uma aliada na perda de peso. Isoladamente, nenhum alimento tem o poder de emagrecer ou engordar, mas ela pode ajudar a controlar a vontade de comer doce, é uma fonte de carboidrato de boa qualidade e de baixo índice glicêmico.

A batata-doce é considerada uma fonte de carboidrato bastante saudável, rica em fibras, proteínas, vitaminas do complexo B, vitamina A, C e diferentes sais minerais. A presença de tantas vitaminas fortalece o sistema imunológico, enquanto os sais minerais ajudam a controlar a pressão arterial.

Deixe as batatas-doces cozinhando em fogo médio. O tempo de cozimento pode variar conforme o tamanho da batata, por isso a dica é conferir com um garfo o ponto correto. Espete o garfo na batata-doce e, se estiver macio, já está pronto para servir. Na sequência, é só escorrer a água e servir.

Esse alimento deve ser armazenado em um local fresco, arejado e, de preferência, escuro. Na geladeira, o amido presente na batata se transforma em açúcar, alterando seu sabor, cor e textura.

Não armazene as batatas na geladeira, ou vão ficar muito doces. Evite armazenar as batatas com cebolas, pois quando estão juntas produzem gases que prejudica as duas. Armazene as batatas por um período máximo de dois meses, em fase de amadurecimento. Se estiverem maduras, não armazene por mais de uma semana.

O ideal para o açúcar é a conservação em temperatura ambiente. Se estiver sob refrigeração, esse alimento perderá suas propriedades, bem como sua textura e sabor.

Para evitar o dano, é preciso cozinhar o alimento, já que o processo elimina esta característica nociva. “É recomendado consumir essa raiz em sua versão orgânica”, enfatiza a nutricionista esportiva funcional Giovana Canno.

A cor verde é sinal de que a batata está produzindo clorofila. Isso, por si só não seria problema, mas é um indicador de que a batata também está produzindo solanina e chaconina – glicoalcalóides que ela usa para se proteger quando exposta à luz, mas que causam irritação na mucosa intestinal humana.

Os danos por inseto ou broca podem ser superficiais. Nesse caso, a qualidade do produto não é alterada e a parte atacada é eliminada no descascamento. Quando os danos são internos, a broca causa sabor amargo característico, cheiro alterado e polpa escura.