Como Aristóteles explica o movimento mudança?

Perguntado por: dcrespo6 . Última atualização: 17 de maio de 2023
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Em sua obra intitulada Mecânica, Aristóteles afirmou que um corpo em movimento só chegaria à imobilidade se a força que atua sobre ele deixasse de agir. Portanto, podemos entender que, de acordo com essa visão, só existe velocidade se existir uma força.

Aristóteles propôs a ideia de que flechas e outros objetos criavam um tipo de vácuo que os forçavam para frente, o que era consistente com a sua visão do movimento como uma interação do objeto com o meio no qual se move.

Aristóteles estabelece então três classes de movimento: o qualitativo, o quantitativo e o local.

Aristóteles explica o movimento e a mudança das coisas por meio das noções de ato e potência. Assim sendo, para Aristóteles essa ação deve ser tomada como uma decisão natural da vida humana, com isso, pode - se dar início a construção do conhecimento e das potencialidades humanas.

Aristóteles trata dos seguintes princípios: Identidade - Uma proposição é sempre ela mesma; Não contradição - Uma proposição somente pode ser falsa ou verdadeira e não ambas; Terceiro excluído - Não existe terceira hipótese para uma proposição: apenas falsa e verdadeira.

Aristóteles argumenta ainda que, por haver movimento em tudo e também sempre haver causa para esse movimento, é perigoso cairmos em uma espécie de percuso ad infinitum, se não estabelecermos que, em algum momento, houve uma causa primeira que não foi causada por nada e deu origem às outras causas.

Segundo essa teoria, qualquer coisa no mundo precisa, obrigatoriamente, de pelo menos 4 causas para existir: a causa material, a causa formal, a causa eficiente e a causa final.

Com isso, a teoria do movimento nas Ciên- cias do Esporte geralmente define o movimento como deslocamento de posição no tempo e no espaço que, por sua vez, são categorias também vistas mecanicamente. Isso garante, segundo o paradigma empírico-ana- lítico, a objetividade e a cientificidade da abordagem.

O problema com que Aristóteles se defrontava era o de como explicar a persistência do movimento de subida (contrário à tendência natural e, portanto, violento) dos objetos lançados. Este objeto só poderia realizar esse movimento violento pela ação de alguma força.

O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa tudo o que diz.”

Galileu Galilei

No meio científico, essa concepção perdurou até o século XVII, quando Galileu Galilei (1564-1642), sábio italiano, criador do método experimental, em suas experiências concretas e idealizadas mentalmente deduziu a existência do Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)1 sem a ação de força (NUSSENZVEIG, 1981).

Movimento acelerado, retardado e uniforme.

Segundo Aristóteles, todo movimento tem relação com o tempo, ou seja, todo movimento se dá em um determinado tempo, portanto o tempo nunca teria fim já que o movimento também não cessa. O movimento não seria o tempo, mas sim algo que nos permite compreendê-lo.

Pode ser dividida em quatro tipos: movimento uniforme, movimento uniformemente variado, movimento circular uniforme e movimento circular uniformemente variado. Dinâmica: já esta área estuda as causas que levaram o corpo a se movimentar.

E é justamente por isso que o filósofo cria as duas posteriores causas: Eficiente e Final com o objetivo de melhor descrever as transformações pelas quais os seres passam e dar mais informações além da constituição material e formal dos seres. A causa eficiente, ou motriz, é a causa responsável pelo surgimento de algo.

A teoria Platônica não permite a introdução de novas idéias no mundo inteligível, já atravez da observação, princípio Aristotélico, a introdução de novas idéias é perfeitamente possível. Com isso podemos concluir, ser a teoria Aristotélica mais defensável.

O Primeiro Motor ou Motor Imóvel é responsável pelo princípio do movimento dado na causa eficiente ou final. O Motor é o que move sem ser movido. Segundo Aristóteles, o Primeiro Motor é a causa do movimento das estrelas e das esferas celestes.

Na sua Metafísica, Aristóteles explica que existem três tipos de substâncias: os corpos perecíveis, os corpos eternos e os seres imutáveis. Os dois primeiros tipos pertencem à ciência da natureza, e o terceiro à filosofia.

Foi professor do imperador Alexandre, o Grande. Fundou a sua escola filosófica em Atenas, o Liceu. Sistematizou e separou o conhecimento filosófico da Antiguidade. Escreveu sobre diversos assuntos, como Ética, Política, Ciência, Metafísica e Lógica.