Como Aquiles se rompe?

Perguntado por: nparaiso . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

As lacerações (rupturas) no tendão de Aquiles ocorrem quando o tendão que prende o músculo da panturrilha ao osso do calcanhar se rompe. As rupturas do tendão de Aquiles ocorrem quando um movimento empurra os dedos para cima (no sentido da canela) com muita força ou quando a pessoa corre ou pula forçadamente.

Como prevenir esse problema? A melhor forma de prevenir uma lesão no tendão calcâneo é por meio de exercícios excêntricos para a musculatura da panturrilha, realizados com repetições de movimentos na ponta do pé e voltando à posição inicial.

Também chamado de tendão do calcâneo, é o tendão mais resistente do corpo humano, sua ruptura ocorre quando esse tendão que prende o músculo da panturrilha ao osso do calcanhar se rompe, e que pode se romper parcialmente ou por completo comprometendo a capacidade de movimentar pés e pernas.

Há possibilidade de se viver com tendão de Aquiles rompido ? Ninguém morre por estar com o tendão de Aquiles rompido, mas terá bastante dificuldade para se locomover.

Mesmo sendo bastante resistentes, esses tendões podem ser rompidos, seja por algum trauma (ex.: queda da escada, queda de moto), excesso de peso (ex.: pessoas com obesidade mórbida, levantamento de peso excessivo), ou degeneração (ex.: senilidade, tendinopatia crônica).

Realizada através de artroscopia e por pequenas incisões, fica em torno de R$12000,00 reais.

O ideal é operar, o tendão não cicatrizará sem cirurgia, ele em geral retrai. Isso pode alterar a sua macha, a maneira como pisa e anda, e isso pode repercutir em outras articulações como joelhos, quadris, e até coluna vertebral. Sugiro que avalie novamente esta possibilidade.

Nas rupturas crônicas do tendão de Aquiles, a restauração funcional pode ser obtida através da reconstrução com o tendão flexor longo do hálux. Esta técnica apresenta vantagens frente àquelas descritas previamente na literatura. A maioria dos pacientes apresenta resultados excelentes e bons.

A cicatrização ocorrem em 6 a 8 semanas em média, no entanto o prazo para reabilitação após uma lesão do tendão de Aquiles demanda um tempo maior, que vai variar de acordo com o tipo de tratamento adotado e das características individuais do paciente.

A aplicação de gelo na região do tendão de Aquiles é outra excelente forma de iniciar o tratamento, visto que o gelo causa vasoconstrição, diminuindo o edema local. Além disso, a aplicação de gelo no local também tem efeito analgésico, o que ajuda a aliviar a dor na região.

Aquiles, então, mata Heitor. Próximo do final do conflito, Páris, irmão de Heitor, acerta uma flecha envenenada no calcanhar de Aquiles, o que resulta em sua morte. De acordo com a mitologia grega, Páris foi guiado pelo deus Apolo para acertar a flecha.

Ao romper o tendão a pessoa sente como se algo arrebentasse dentro do ombro, como um elástico rompendo e uma dor intensa, repentina. Elevar o braço fica muito difícil, pois é o tendão que possibilita o movimento.

Aquiles era filho de uma deusa, Tétis, com um mortal. Ao nascer, sua mãe, prevendo o futuro do filho, lançou-o às águas do mar Estige, que o tornaria imortal, segurando-o apenas pelo calcanhar, onde, veremos, ficou vulnerável.

Sintomas de ruptura do tendão de Aquiles
Incapacidade de ficar na ponta dos pés ou de apoiá-los e caminhar; Dor, rubor (vermelhidão) e edema (inchaço) no local da lesão, especialmente se a ruptura for completa; Interrupção na continuidade no cordão percebida no exame físico.

Duas ou tres semanas.

A cicatrização e a resistência completa do tendão ocorrem com oito semanas de sutura, e até esse período não de pode fazer qualquer movimento brusco. O resultado final, de potência e mobilidade, é observado com seis meses de evolução.

Os tendões possuem a capacidade de se regenerar, através da proliferação de células do tecido conjuntivo que os envolve. Esta propriedade regenerativa auxilia no tratamento de lesões.