Como aquecer o adutor da coxa?

Perguntado por: ucurado . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Mantenha seu braço direito sobre o joelho flexionado e apoie-se sobre sua perna esticada com mão esquerda para esticar bem o grupo dos adutores. Em seguida, faça dez polichinelos. Essa série contrai os adutores que acabaram de ser esticados, aquecendo-os antes da corrida. Repita o exercício com a perna direita.

Alongar costas e adutores
Sentado na beirada da cadeira, afaste as pernas, mantendo os pés apoiados e os joelhos dobrados. Em seguida, incline o corpo à frente e leve as mãos até o chão, ou o mais próximo dele que conseguir. Mantenha a posição por cerca de 30 segundos.

O gelo e a medicação anti-inflamatória são apropriados para as lesões musculares agudas. À medida que os sintomas melhoram, exercícios suaves de alongamento e fortalecimento são apropriados. Seu médico especialista em esporte pode recomendar um programa de fisioterapia para ajudar com estes exercícios.

Fundamental em qualquer prática esportiva, o músculo adutor é responsável pela estabilização do quadril e ainda auxilia sua amplitude. Localizado na região interna da coxa, ele é dividido em três porções: adutor curto, longo e magno. Quando bem fortalecido e alongado, pode ajuda a prevenir possíveis lesões.

Mova os calcanhares na direção das nádegas, puxando os tornozelos. Empurre levemente os joelhos para os lados com os cotovelos, o mais que puder. Flexione ligeiramente o tronco para frente e mantenha o alongamento por 20 a 30 segundos. A tensão será sentida na parte interna das coxas.

Alongamentos e aeróbicos também costumam ser recomendados como aquecimento para muitas outras atividades esportivas, além da musculação. No entanto, estudos recentes sugerem que o melhor aquecimento é a própria atividade realizada com baixa intensidade.

Aquecimento nº 2

  1. Fique de pé com os pés afastados na largura dos quadris.
  2. Entrelace as mãos atrás das costas.
  3. Dobre os quadris e movimente-o em direção ao solo sem tirar as mãos de trás das costas, nem dobrar as pernas.
  4. Segure por 30 segundos.
  5. Volte lentamente à posição inicial.

Segundo o profissional de educação física Leandro de Paiva, formado pela Anhanguera e pós-graduado em personal training pela Universidade de São Paulo (USP), é importante treinar os músculos abdutor e adutor, visto que ajudam a dar mais estabilidade à musculatura dos membros inferiores.

Repouso e gelo: Descanse a perna afetada e aplique gelo na área dolorida por 15 a 20 minutos várias vezes ao dia para reduzir a inflamação. Compressas quentes: Se a dor na coxa for causada por uma lesão muscular, aplicar uma compressa quente pode ajudar a aliviar a dor e promover a cura.

Máquinas adutoras e abdutoras
O que fazer no lugar: Afundos. Para frente, para trás e para os lados. “Esses exercícios tonificam e fortalecem todo o corpo.

Para realizar o teste é necessário deitar-se na posição decúbito dorsal (barriga para cima) e “abraçar” um dos joelhos, tentando manter a outra perna completamente esticada no chão. Caso a perna que não foi abraçada não fique completamente no chão, significa que existe uma deformidade e encurtamento muscular.

Na adução ativa de forma completa os músculos adutores da coxa e na abdução, os músculos glúteo médio e glúteo mínimo.

Se, durante da flexão de uma das pernas, o joelho da outra ou o quadril no lado da perna estendida se flexionarem, possivelmente você tem o encurtamento e, então, você deverá conversar com um fisioterapeuta ou ortopedista – a imagem acima mostra exatamente essas duas situações.

O tratamento da tendinite dos adutores da coxa depende do grau da lesão. Nos estágios iniciais, pode ser tratada com controle das cargas nas atividades físicas, gelo, medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios e fisioterapia.