Como aquecer a comida no fogão?

Perguntado por: apilar . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Numa panela, coloque um pouco de água e deixe fever no fogão. Coloque a comida em um recipiente (preferencialmente de vidro) ou panela menor e coloque-o em cima da panela com água. Vá misturando os alimentos para que tudo fique bem aquecido.

Ou seja, você vai pegar a marmita, colocar em uma panela e adicionar água (na panela mesmo, até metade da marmita, que precisa estar com a tampa fechada). Daí, é só deixar a panela, em fogo baixo, por uns 15 minutos. Dependendo da potência do seu fogão, pode ser que leve até menos tempo.

Em BANHO-MARIA (no fogão)
Coloque água numa panela até a metade da marmita. Com a marmita tampada, leve ao fogo por cerca de 15 minutos. Dependendo da intensidade da chama e do tamanho da panela, pode levar mais ou menos tempo. Aqui vale fazer alguns testes para chegar ao tempo ideal.

2- Tampe os alimentos ao esquentar a comida: os micro-ondas mais modernos costumam vir com uma tampa plástica para tampar as refeições ao esquentá-las. Use-a para evitar que as ondas de calor do eletrodoméstico cheguem diretamente na comida. No caso das marmitas, mantenha a tampa fechada durante o aquecimento.

Banho-Maria:
Deixe a água ferver e coloque a marmita por aproximadamente 12 minutos, não precisa fazer furos.

COMO SUBSTITUIR O MICROONDAS? Voltarmos ao bom e velho fogão. A lenha, a gás, elétrico! Quaisquer dessas opções têm menos efeitos em nossa saúde e na composição do alimento do que o microondas.

Porque o metal é um bom condutor de calor, fazendo com que a comida esquente mais rapidamente.

Esquente um pouco de água, coloque a marmita de isopor em uma forma pequena de alumínio e vá adicionando água quente aos poucos. Mas tome cuidado, pois é fundamental que a água não esteja fervendo. Isso pode derreter o isopor.

Truque 1: use uma vasilha térmica
Deixe a vasilha térmica na água fervente por 10 minutos para permitir que o recipiente aqueça. Este tratamento de pré-aquecimento permitirá que os alimentos que você colocou no recipiente fiquem quentes até a hora do almoço.

Funcionários têm direito a micro-ondas na empresa? A depender do tamanho, a empresa deve oferecer refeitório aos funcionários, a menos que opte em dar VR para todos, ficando liberada do refeitório, porém, oferecendo condições de conservação, AQUECIMENTO e limpeza dos utensílios.

Quando aquecemos o alimento em um recipiente plástico, dependendo da qualidade dessa embalagem, é possível que pequenas partículas de Bisfenol-A sejam liberadas para o alimento ou água e, dessa forma, sejam ingeridas. Por precaução, o melhor é utilizar, sempre que possível, recipientes de vidro”, destaca Bruna.

Evite o banho-maria, pois o plástico pode derreter.

Para consumir a marmita congelada com segurança, deve-se tirá-la do congelador ou freezer e deixá-la descongelando dentro da geladeira. Caso seja necessário um descongelamento rápido pode-se utilizar o micro-ondas.

Uma dúvida muito comum entre os usuários das formas de alumínio descartável, é se elas podem ser utilizadas no microondas na hora de aquecer a comida. E elas podem ser utilizadas sim!

E pra quem quer deixar tudo quentinho, tem a opção de marmita térmica também, viu? Elas têm um tipo de revestimento por dentro que não deixa o calor passar e mantém tudo aquecido por mais ou menos 4 horas. Legal!

Marmita fria: Ideias deliciosas que não precisam ser aquecidas

  • Marmita fria clássica: Salada de pote.
  • Marmita fria de cuscuz marroquino.
  • Marmita fria com wrap.
  • Marmita fria de poke havaiano.
  • Marmita fria de salada de macarrão com frango.
  • Marmita fria de salada de batata com atum.
  • Marmita fria de ceviche.