Como apresentar o tema na introdução?

Perguntado por: asoares . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

Introdução no Texto Dissertativo-argumentativo

  1. O tema deve ser apresentado já na primeira frase.
  2. Não há meios de fazer rodeios já na primeira frase do primeiro parágrafo.
  3. Também é no primeiro parágrafo que está inserido a linha de raciocínio do autor.
  4. O objetivo é convencer o leitor.

Na contextualização, é necessário inserir as palavras-chave do texto e, por isso, ela deve ser expositiva/dissertativa. Já a tese deve demarcar bem o ponto de vista assumido pelo estudante/autor, bem como direcionar o leitor para o que será discutido no desenvolvimento.

Uma introdução não deve ser muito longa para não desmotivar ou ficar cansativa para o leitor. Se a redação tiver trinta linhas, aconselha-se a que o escritor use de quatro a seis para a parte introdutória.

A introdução, como o próprio nome já diz, é a parte inicial de um texto. É nela que o leitor será inserido ao contexto do assunto e saberá como o tema será abordado. Pode ser considerada a parte mais importante, pois é a introdução que tem o poder de fisgar o leitor ou avaliador e convencê-lo a ler até o final.

Como começar a fazer uma redação

  1. 1 – Rascunho das primeiras ideias. Escreva as primeiras coisas que vêm à sua mente ao ler o tema. ...
  2. 2 – Faça a introdução iniciar bem o texto. ...
  3. 3 – Transforme as ideias em tópicos. ...
  4. 4 – Desenvolva os tópicos em parágrafos. ...
  5. 5 – Faça a redação ter uma conclusão coerente.

Para iniciar seu parágrafo, apresente o tópico frasal. Mas o que é um tópico frasal? O tópico frasal nada mais é do que a frase inicial de cada parágrafo, frase que resumirá a ideia a ser desenvolvida.

Confira os 4 pontos essenciais da introdução:

  1. Apresentação do tema. Apesar de iniciar o texto, a introdução não tem necessariamente de ser escrita primeiro. ...
  2. Delimitação do assunto tratado. ...
  3. Esclarecimento do objetivo. ...
  4. Organização das ideias.

O primeiro parágrafo serve para apresentar o assunto e tudo o que será tratado nas próximas linhas. O desenvolvimento deve ter de 2 a 3 parágrafos, com cerca de 5 a 7 linhas cada um. É nessa parte em que você explica tudo sobre o tema e dá o foco desejado. É comum separar uma ideia para cada parágrafo.

Entre elas podemos citar:

  1. De acordo com.
  2. Por outro lado.
  3. Em síntese.
  4. Antes de mais nada.
  5. Sob o mesmo ponto de vista.
  6. Ademais.

A contextualização na redação nada mais é do que apresentar ao leitor as circunstâncias que rodeiam determinado fato. Em outras palavras, a contextualização pode ser definida como a relação entre uma temática e seu ponto de início, origem e aplicação.

A introdução deve apresentar a ideia principal (tópico frasal) que será discutida não só no primeiro parágrafo, mas ao longo do texto! Por ser o primeiro contato que o leitor tem com o escrito, a forma como a introdução é disposta é muito importante.

Tipos de conectivos
e; nem; também; não só...mas também; não apenas; não somente; além disso; ademais; como; bem como; ainda; do mesmo modo; depois; finalmente; em seguida; adicionalmente;... portanto; logo; então; assim; por conseguinte; pois; por isso; enfim; em conclusão; em suma;...

1 INTRODUÇÃO
A introdução deve incluir contextualização, relevância e justificativa da pesquisa, fundamentada em referências relacionadas ao objetivo do artigo, descrição do problema, objetivo geral e contribuições.

É a “conclusão” da sua introdução. Você deve citar o título e reiterar para o leitor a importância em prosseguir com a leitura. É um ponto decisivo, então, seja assertivo sem forçar o leitor. Nesta parte, é interessante usar palavras como “continue lendo”.

A tese, como já foi citado anteriormente, é a ideia principal que será defendida pelo autor. Dessa forma, ela deve aparecer na introdução, ou seja, logo no início do texto, geralmente no final do primeiro parágrafo.

É a partir dela que o leitor terá a noção do que será apresentado em seguida.

  1. O tema deve ser apresentado já na primeira frase.
  2. Não há meios de fazer rodeios já na primeira frase do primeiro parágrafo.
  3. Também é no primeiro parágrafo que está inserido a linha de raciocínio do autor.
  4. O objetivo é convencer o leitor.

A introdução é o que motiva ou desmotiva o leitor a prosseguir com a leitura. Algumas características de uma boa introdução são: demonstrar valor e autoridade, gerar curiosidade e fazer uma promessa.

Frases para iniciar uma introdução

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.