Como aprender a usar o elevador?

Perguntado por: ajaques . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

Qual é a melhor forma de utilizar os elevadores?

  1. Não segure a porta do elevador! ...
  2. Não tente entrar em um elevador cheio! ...
  3. Aperte apenas o botão de seu andar de destino! ...
  4. Se estiver de pé próximo ao painel, disponha-se a apertar os botões quando solicitado! ...
  5. Respeite a ordem de saída e entrada!

Aperta para baixo. Assim, por exemplo: se você está no andar Térreo, o elevador no 6º andar, e você quer ir ao 7º andar, o botão correto é a flecha para cima.

Quem mora em um prédio com mais de 15 anos, talvez já tenha notado que o elevador possui “letras” nos botões em alguns andares, tais como: P (portaria ou play, depende do fabricante do elevador), T (térreo), A (acesso), C (cobertura), G (garagem), SS (sub solo), SL (salão de festas), L (lazer ou lobby).

Alguns profissionais utilizam as técnicas de PNL (Programação Neurolinguística: uma conexão entre os procedimentos neurológicos, a linguagem e os padrões de comportamento aprendidos), hipnose e EMDR (abordagem psicoterapêutica pseudocientífica) para curar o medo e a fobia de elevador.

É a distância (H) desde o primeiro pavimento do elevador até o último.

Se o elevador "entra em FL" e para vocês isso não é considerado como equipamento quebrado, para nós que utilizamos o elevador e tentamos acioná-lo e continua parado no -2, seja por FL, ou por qualquer outro "defeito" para nós significa estar quebrado, pois não vamos conseguir utilizar o elevador.

Informação: como o objetivo é informar o pavimento, a placa deve apresentar as seguintes identificações: SS2, SS1, SS, T, 1, 2, 3, 4, G, G1, G2, G3, G4, MZ, COB, dentre tantas outras. As siglas representam “subsolo 2”, “térreo”, “1º andar” e assim por diante.

Observe a seguir a figura da representação de um painel de elevador. Nela aparecem os números negativos (subsolo), o zero (térreo), e os números positivos (acima do térreo) para indicar os andares do prédio.

Mencione seus objetivos
Não é necessário e nem há tempo para ser muito específico. Contudo, é importante mostrar que você sabe o que busca, quais são os seus objetivos. Você pode dizer, por exemplo, que busca atuar em determinada área ou crescer dentro dela.

Botão de alarme/interfone
Esse é bem simples localizado geralmente na parte inferior do POC (painel onde fica os botões), por norma a sua borda tem que ser amarela, a função de ser acionado em caso de emergência.

Felizmente, existe um procedimento que você pode fazer para sair de um elevador parado.

  1. Pressione o botão de “Abrir porta
  2. Se não funcionar? Fique calmo!
  3. Pressione o botão de alarme ou peça ajuda pelo telefone.
  4. Não tente escapar.

É por causa do movimento de aceleração e parada repentina do elevador que as pessoas se sentem desconfortáveis, com tontura, vertigem e até dor de cabeça.

As pessoas com claustrofobia têm receio de se sentirem presas e medo de sufocar, pelo que evitam espaços fechados ou sem janelas, mas também lugares com muita gente nos quais antevejam que os seus movimentos sejam limitados. Alguns exemplos de espaços que as pessoas com claustrofobia tendem a evitar: Elevadores.

Embora ainda não exista um nome dado ao medo de elevador, é possível que esse problema esteja ligado à claustrofobia e à acrofobia. Embora algumas pessoas consigam entrar no elevador, mesmo com medo, outras entram em um estado de pânico só de pensar. O fato é que esse medo pode atrapalhar o dia a dia de uma pessoa.

Se acabar a energia, a cabina fica sem ar
Caso acabe a energia, uma luz de emergência acende no interior do equipamento, proporcionando calma e possibilidade de visão aos ocupantes. Com relação ao ar, os elevadores possuem um fluxo natural de ventilação e, em alguns deles, um ventilador que pode ser ligado.

É simples e importante saber: pular dentro do elevador sobrecarrega e prejudica os cabos de tração, tornando-o menos seguro para os demais usuários, e também pode acionar a parada de emergência.

Não é atoa que o elevador é considerado o meio de transporte mais seguro do mundo. Para se ter uma ideia, anualmente, nos EUA, os elevadores fazem 18 bilhões de viagens, que resultam em 27 mortes. Dentro desse contexto, a probabilidade de um evento fatal é de 0,00000015% durante uma viagem de elevador.

Em um elevador, temos que estes botões representam que o objeto irá subir, descer ou uma solicitação de manutenção, em caso do elevador parar de funcionar, respectivamente.