Como aprender a ser paciente?

Perguntado por: amaciel . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

Passo a passo para trabalharmos a nossa paciência

  1. Autoconhecimento. Se conheça, identifique seus pensamentos e escute seu corpo. ...
  2. Aceitação. ...
  3. Medite. ...
  4. Relaxamento e respiração. ...
  5. Dê um tempo. ...
  6. Organize-se. ...
  7. Desenvolva boas habilidades sociais.

Uma pessoa paciente, ou seja, que apresenta a paciência, a serenidade e a tranquilidade como virtudes, é caracterizada por ser calma, saber esperar e perseverar em suas atitudes.

Saber esperar é a chave para ser paciente.
Portanto seja realista e tenha expectativas comedidas sobre as pessoas ou situações para evitar impaciências ou deceções. Se conseguimos ser pacientes, a nossa qualidade de vida melhorará significativamente e notaremos os seus benefícios de forma rápida.

A preocupação excessiva é um dos sintomas mais comuns. A pessoa acaba se preocupando muito com as coisas do dia a dia, sejam elas grandes ou pequenas. Assim, os pensamentos ansiosos acabam afligindo e tomando conta da pessoa todos os dias da semana, interferindo nas atividades rotineiras e até na sensação de bem-estar.

É possível diminuir a ansiedade em um momento de crise com simples hábitos, como escutar uma música que gosta, controlar a respiração e a expiração, trazendo a sua mente ao presente, ficando menos no celular e, consequentemente, nas redes sociais.

Enfrentar filas diariamente, ficar preso no trânsito ou demorar para ser atendido são algumas coisas que fazem parte da nossa rotina que nos ajudam muitas vezes a perder a paciência. Segundo a Associação Médica Americana, a impaciência está entre os principais fatores de risco para pressão alta em jovens adultos.

Calma. A calma é a característica de quem consegue enfrentar as situações com tranquilidade, ou seja, com pouca ou nenhuma tensão física, ou mental. As pessoas calmas enfrentam situações difíceis de maneira mais pacífica e conseguem ponderar e observar melhor as próprias ações e as de outras pessoas.

Será uma conversa leve, em que o psicólogo pergunta informações básicas sobre a vida do paciente: quem ele é, o que faz, com o que trabalha etc. Além disso, também questionará sobre as razões que o levaram até à terapia.

Tipos de pacientes mais comuns em clínicas

  • Paciente “Google” Esse é um perfil comum em clínicas e consultórios médicos. ...
  • Paciente hipocondríaco. ...
  • Paciente fragilizado. ...
  • Paciente contestador. ...
  • Paciente inseguro. ...
  • Paciente “autosuficiente”

No âmbito religioso, a paciência está ligada com a compreensão e perseverança na fé. Significa acreditar na palavra de Deus e perseverar em seu caminho, tendo paciência, pois, no momento certo será recompensado com coisas boas.

O perfil do paciente ideal para uma clínica envolve alguns aspectos relevantes. A procura deles deve acontecer de forma estratégica e alinhada com as necessidades do estabelecimento e dos médicos que atendem nela.

A paciência está relacionada ao autocontrole e à tolerância à frustração; que, sem dúvida, são componentes essenciais para alcançar o sucesso e promover o crescimento pessoal. Além disso, como somos pacientes, teremos uma maior capacidade de tomar boas decisões. Bem, não vamos agir por impulsividade e emocionalidade.

Uma pessoa paciente sabe deixar o ambiente numa frequência mas harmoniosa, mais calorosa. Ela sabe que toda ação tem uma consequência e por isso prefere pensar antes de tomar qualquer atitude. A paciência é uma grande parceira nos momentos difíceis.

Por exemplo: nome, data de nascimento, sexo ou gênero, naturalidade, cor, endereço, estado civil, profissão, entre outras informações. Essas perguntas são importantes para que seja possível organizar os prontuários, assim como, para que o profissional conheça melhor o paciente.

Segundo um novo estudo da revista Current Biology, quem sofre de ansiedade percebe o mundo de um jeito diferente – e isso se explica por variações no cérebro. Tudo tem a ver com a plasticidade do cérebro, ou a capacidade do órgão de se reorganizar e formar novas conexões.

Estímulo: pressione com os dedos médios, anulares e indicadores e segure por alguns segundos. Localizado entre as sobrancelhas, esse é um dos principais pontos que quando estimulado ajuda a tranquilizar, equilibrar o sistema nervoso e aliviar a ansiedade.

Para ajudar no combate à depressão, indica-se a prática de atividades físicas aeróbicas moderadas (frequência cardíaca de 60% a 80%) de três a cinco vezes por semana. Caminhadas curtas também ajudam, mas para um efeito prolongado é recomendada a atividade física regular.

Dica para lidar com paciente exigente
Faça com que o paciente se sinta à vontade com você, ou seja, conquiste sua confiança. Ofereça o máximo de informações sobre seu quadro e o tratamento. Mostre que sabe o que está dizendo. O ouça o com atenção, tire todas suas dúvidas de forma clara e transparente.

5 passos para conviver com quem fala demais
Portanto, não tenha peso na consciência e corte o assunto sinalizando para o tagarela, de maneira gentil e educada, que você precisa fazer outra coisa; Faça questão de falar: se você esperar que o tagarela lhe dê espaço para falar, muito provavelmente você não vai conseguir.

Conheça 7 dicas para lidar com pacientes difíceis

  1. Ajude o paciente a expressar o que o levou até o consultório. ...
  2. Dê apoio emocional. ...
  3. Demonstre firmeza e domínio. ...
  4. Demonstre preocupação. ...
  5. Fique atento aos sinais de discordância entre relato e exames. ...
  6. Tenha o controle da situação. ...
  7. Crie estratégias para oferecer uma escuta atenta.

Ser uma pessoa calma nos ajuda a focar em nossos planos e objetivos, a tomar as melhores decisões com foco e sabedoria e, principalmente, a ser pessoas mais felizes e livres de qualquer ansiedade e estresse.