Como aprender a gostar de ficar sozinha?

Perguntado por: nribeiro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos
  1. Não se isole de tudo e de todos. Se está mais triste, mais ansioso ou mais angustiado e só tem vontade de ficar sozinho, não o faça. ...
  2. Torne-se útil. ...
  3. Sinta-se bem consigo próprio. ...
  4. Tenha hábitos saudáveis. ...
  5. Obrigue-se a fazer atividades sociais. ...
  6. Pratique atividades em grupo. ...
  7. Procure velhos amigos e hábitos. ...
  8. Viva o presente.

Pessoas que gostam de ficar sozinhas nada mais são que aquelas que gostam de estar em espaços que elas possam agir com maior autenticidade. Para elas, o fato de estar desacompanhadas em determinadas situações não é algo temido. É algo encarado com naturalidade e até mesmo buscado por elas próprias.

Essa é uma excelente oportunidade para você aprender como ser feliz sozinha com atitudes simples.

  1. Desenvolva amor-próprio. Feliz mesmo é quem que já aprendeu que não precisa estar com outra pessoa para se sentir bem. ...
  2. Trabalhe a sua autoestima. ...
  3. Cerque-se de amigos. ...
  4. Tenha hobbies. ...
  5. Reveja os seus valores pessoais.

Ficar sozinho pode ser saudável
O que a ciência anda descobrindo é que, na realidade, ter um tempo só pra você é tão importante quanto ter o apoio dos amigos e familiares. Fazer as coisas sozinho permite que você possa aproveitar aquilo que você quiser, quando quiser, no seu próprio ritmo.

De acordo com o psicólogo Vitor Friary, a solidão pode ser um reflexo de questões internas ainda não resolvidas por alguém. Por exemplo, uma pessoa que sofre com baixa autoestima, pode pensar que não é boa o bastante para estar com determinadas pessoas ou que não tem o perfil certo para estar em um local.

Nenhum ser humano consegue viver sozinho, completamente isolado, pois todos precisam dos outros para satisfazer suas necessidades, sejam elas de natureza material, como a alimentação ou a necessidade de cuidados em caso de doença ou de acidente, ou então de natureza afetiva e espiritual.

O depressivo muitas vezes se isola porque a presença de outras pessoas ou a permanência em ambientes públicos e cheios incomodam-no intensamente. A vontade de se resguardar e ficar só deve ser respeitada pela família e pelos amigos, sem cobrança ou julgamento.

A fórmula é simples: combata pensamentos negativos com positivos. A desenvoltura para lidar com outras pessoas surge com a prática. À medida que nos permitirmos habitar novos círculos sociais, aprendemos mais sobre o comportamento humano e o que é bom para nós e o que não é. A confiança se constrói aos poucos.

: É necessário saber ficar sozinho, em silêncio, mergulhado em si. É fundamental estar satisfeito com a própria companhia.

' explicamos que, ao contrário do que muita gente pensa, os solitários não têm menos conhecimentos sobre habilidades de convívio social - é o nervosismo que os torna mais propensos a se comportar de forma diferente. As pessoas ficam isoladas e começam a temer experiências sociais, o que as impede de aproveitá-las.

Ser feliz sozinho é possível, embora algumas pessoas possam fazer você se sentir mal por isso. Existe uma cobrança em nossa sociedade para estar sempre acompanhado. A partir de uma determinada idade, as perguntas sobre namorar, casamento e filhos começam a pipocar. Mas ser sozinho não significa ser infeliz.

Ficar sozinho por muito tempo aumenta a liberação do cortisol pelo cérebro, o chamado “hormônio do estresse”. E os efeitos são semelhantes ao de estar estressado: maior probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares, diminuição da imunidade e surgimento de sintomas de depressão e ansiedade.

Solidão e isolamento também estão associados com aumento da pressão sanguínea, níveis elevados de colesterol, depressão e, como se não bastasse, em uma diminuição de habilidade cognitiva e surgimento de Alzheimer.

"A solidão é perigosa e viciante. Depois que se descobre a paz que há nela, não se quer mais lidar com as pessoas", esta frase é atribuída à Carl Jung, o criador da psicologia analítica. Para mim, parece utópico já que somos seres gregários, vivemos em sociedade.

João 16:33: “Tenho-vos dito essas coisas para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflição, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. Se há alguém que compreende a solidão, essa pessoa é Jesus Cristo. Ele realizou Sua Expiação para que nós verdadeiramente nunca tenhamos que nos sentir sozinhos.