Como aprender a fazer toque em vaca?

Perguntado por: ramorim . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

Como o exame deve ser feito? O exame é realizado por meio da introdução da mão no reto do animal, e depois do antebraço e do braço pela região do cólon descendente. Assim, durante o exame o profissional deve usar luvas apropriadas para o procedimento, que precisam estar devidamente lubrificadas.

Para saber se a vaca está prenhe, pode ser feito um exame clínico, com o auxílio de um aparelho de ultra-som, 30 dias após a cópula ou inseminação artificial. Com 60 dias, o método adotado é o da palpação via retal dos órgãos genitais da fêmea, procedimento que deve ser realizado apenas por médico veterinário.

O prepúcio do animal tem que ser curto para diminuir a incidência de parasitas e lesões dentro da propriedade; Já no touro Brahman, o tórax precisa ser profundo, as costelas espaçadas.

A média do PG foi 278,8 dias, sendo menor em 1,5 dias nas primíparas do que nas multíparas (279,1 dias).

o Introduzir suavemente o aplicador na vagina da vaca até próximo ao fundo do saco vaginal. Quando da introdução, a ponta do aplicador não deve ser direcionada para baixo, pelo risco de atingir o meato urinário. o Localizar e fixar a cérvix com a mão introduzida no reto.

Em estado adiantado de prenhez (diz-se da vaca e de outras fêmeas de animais prestes a parir e com o úbere desenvolvido). Vaca ou outra fêmea de mamífero quando nesse estado.

No dia do cio, a vaca fica muito agitada, ela se movimenta muito e procura outras fêmeas para montar. Fique atento a um corrimento claro na vulva do animal. Também é característico de cio. No dia do cio, o animal se alimenta pouco e também tem pouca atividade leiteira.

Em uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia-Davis, foi comprovado que apartar os bezerros e as vacas utilizando somente uma cerca, com o cocho de água comum entre ambos e permitindo que tenham contato visual, certamente é a maneira mais eficaz e menos traumática para fazer o desmame.

120 dias

“De modo geral, as primíparas (novilhas paridas) levam de 60 a 120 dias pós-parto para voltar a apresentar cio. Isso vai depender da condição corporal e nutricional da matriz. Se ela estiver bem, vai voltar apresentar cio mais cedo, se estiver sentida, magra, demorará mais tempo“, resumiu o veterinário.

As mais eficientes produzem um único bezerro por ano, mas no Brasil, em média elas produzem um bezerro a cada 15 meses! Para piorar, a idade média ao primeiro parto das vacas brasileiras está entre três e quatro anos de idade. E qual o impacto disso em um rebanho de cria?

“No gado taurino, gado de origem europeia, a expressão de cio ocorre entre os 12 a 14 meses. Já no gado zebuíno, nas Nelore, principalmente, a expressão de cio ocorre entre 16 e 18 meses”, revelou.

No regime de monta natural, um touro pode servir até 100 vacas por ano. A industrialização do sêmen de igual número de montas, entretanto, pode produzir cerca de 30.000 doses de sêmen/ano.

Taxa de detecção de cio
A meta para a detecção de cio, que é um índice zootécnico reprodutivo importante, é de 60% a 70% de detecção.

Este problema está relacionado à condição corporal inadequada, ao desequilíbrio mineral e outros fatores. Animais que não emprenham após duas ou mais inseminações podem ser nomeados como repetidores de cio. Isso pode ser ocasionado por endometrites, infecções uterinas, retenção de placenta.