Como aprender a falar outra língua sozinho?

Perguntado por: gassis2 . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Confira agora 9 dicas para aprender outro idioma sozinho:

  1. Utilize aplicativos. ...
  2. Tenha um dicionário sempre por perto. ...
  3. Configure o seu celular para o idioma que está aprendendo. ...
  4. Participe de grupos de conversação. ...
  5. Fale sozinho. ...
  6. Assista séries e filmes com legendas no idioma original. ...
  7. Escute músicas. ...
  8. Faça anotações.

Confira a seleção abaixo com os idiomas mais difíceis do mundo para brasileiros!

  • 6 – Russo. Esse idioma europeu com cerca de 166 milhões de falantes nativos faz parte da ramificação leste da família eslava. ...
  • 5 – Vietnamita. ...
  • 4 – Coreano. ...
  • 3 – Japonês. ...
  • 2 – Mandarim. ...
  • 1 – Árabe.

Neurologistas e linguistas afirmam que o cérebro responde de forma semelhante a um músculo, aumentando de tamanho, após ser estimulado regularmente. Também é cada dia mais claro que o aprendizado de línguas é uma das formas mais bem-sucedidas de treinamento do cérebro.

Os 5 idiomas mais fáceis de aprender

  • Inglês.
  • Francês.
  • Espanhol.
  • Italiano.

Mas um novo experimento publicado na revista científica Current Biology sugere que também é possível aprender novas palavras e suas associações semânticas, a partir do zero, enquanto se está profundamente adormecido.

Francês. O francês é a segunda língua estrangeira mais aprendida no mundo, depois do inglês, e é fácil entender o porquê. Incluindo a França e o Canadá, o francês é o idioma oficial de 29 países — ou seja, se você visitar a Tunísia, o Senegal ou a Suíça, vai poder se comunicar à vontade.

Francês – a mais bonita língua na conversação
Se existe uma língua que todo o mundo reconhece como bonita é o Francês. De acordo com diversos inquéritos feitos online, existe uma admiração por esta língua a nível mundial. O Francês é descrito como suave, fluido, elegante e agradável de ouvir.

Confira abaixo as línguas menos faladas do mundo:
Ter Sami (falantes – 2 pessoas) – É isso mesmo: quando estas duas pessoas falecerem este dialecto estará oficialmente morto. É falado na parte nordeste da península Kola, na Rússia.

língua acádia

A língua acádia, também conhecida como acadiano, é o idioma mais antigo de se que tem registros escritos. Era falada na antiga Mesopotâmia, território que hoje inclui boa parte do Iraque e do Kuwait, além de partes da Síria, da Turquia e do Irã.

Estudos comprovam que aprender outro idioma na infância, ainda nas mais tenras idades, estimula o cérebro e desenvolve a criatividade, o raciocínio e a capacidade de concentração. Além disso, há relatos que comprovam que quem aprende um segundo idioma passa a usar melhor sua língua-mãe.

Comunicação com nossos vizinhos
O espanhol é a primeira língua da maioria dos países da América Latina. Já que o nosso país é uma das exceções, é importante o domínio desse idioma para conseguirmos uma melhor interação com nossos vizinhos, tanto para relações pessoais quanto profissionais.

A gramática da língua portuguesa é considerada uma das mais difíceis que existem, por ser repleta de regras e, também, exceções a essas regras. Isso torna a língua muito rebuscada e trabalhosa de se aprender em sua totalidade.

Chinês mandarim: o idioma com mais falantes nativos
Com 918 milhões de falantes nativos, é a língua com mais falantes nativos do mundo, embora se somarmos a esta cifra os falantes de mandarim como língua estrangeira, este número chega a 1,12 bilhão, o segundo idioma mais falado no mundo.

língua inglesa

Qual é o idioma com mais vocábulos? Tudo leva a crer que seja a língua inglesa, com um número total de palavras estimado entre 500 mil e 1,2 milhão.

Estudar dois ou mais idiomas ao mesmo tempo exercita as funções cerebrais, ativa a memória, desenvolve a habilidade de organização e de realizar várias tarefas. Também estimula o interesse pelo aprendizado, aperfeiçoando inclusive o conhecimento sobre a língua materna.

É possível aprender 2, 3, 4 idiomas ao mesmo tempo se desenvolvermos essa habilidade, tivermos disciplina e formas corretas para estudar. O maior segredo é, primeiramente, aprender como o cérebro funciona, respeitar o seu tempo (cada um tem seu tempo, e esse irá determinar a qualidade do seu aprendizado).