Como aprender a dizer não para as pessoas?

Perguntado por: amorgado . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

10 dicas para dizer não

  1. Estabeleça prioridades. É importante você ter controle do que é prioridade para você. ...
  2. Seja honesto e educado. ...
  3. Não queira sempre agradar as pessoas. ...
  4. Cuide de você ...
  5. Desenvolva autocrítica. ...
  6. Trabalhe a sua inteligência emocional. ...
  7. Não tenha medo do conflito. ...
  8. Agradeça o convite.

A importância de dizer não.
...

  1. Não tenha pressa. iStock. ...
  2. Reflita. ...
  3. Respeite seus valores e suas vontades. ...
  4. Faça uma lista de respostas. ...
  5. Desvincule o “não” da grosseria. ...
  6. Pense sobre sua experiência e observe seus sentimentos. ...
  7. Lembre-se de cada “não” que você já recebeu. ...
  8. Use formas mais simples para dizernão

A dificuldade de dizer “não” pode estar relacionada por crenças adquiridas no passado. Trazendo essas crenças para o consciente é possível reformulá-las. É importante a orientação de um psicólogo para que, aos poucos, o paciente consiga soltar-se e aprender a respeitar a si e ao seu espaço pessoal.

Antes que essas situações apareçam, é necessário aprender como dizer não de forma positiva, mas ao mesmo tempo firme.
...
Dicas para saber dizer não de forma positiva

  1. 1 – Explique bem o que está acontecendo. ...
  2. 2 – Mantenha-se alerta. ...
  3. 3 – Não se sinta mal. ...
  4. 4 – Seja coerente. ...
  5. 5 – Seja assertivo.

Saiba que você tem o direito de recusar ofertas e pedidos! Temos que aprender a dizer não as pessoas. Por exemplo, se você não está com vontade de ir em algum lugar, não vá. Isso é um direito seu e aprender a dizer "não" é necessário nessas situações.

A palavra “não” demonstra a impossibilidade ou improbabilidade de se realizar ou aceitar algo. Mas podemos entender que, se esse “algo” que não aceitamos é na verdade uma coisa que nos prejudicaria ou que faríamos sem dar nosso potencial máximo, então estamos fazendo um bem para nós ou para a pessoa que nos pediu.

Dicas Para Se Impor Sem Ser Autoritário

  1. 1 – Conheça a Sua Essência. ...
  2. 2 – Desenvolva Sua Autoconfiança. ...
  3. 3 – Seja Assertivo em Suas Decisões. ...
  4. 4 – Entenda Que Amar é Diferente de Se Sujeitar. ...
  5. 5 – Identifique Quais São os Seu Limites. ...
  6. 6 – Se Relacione Com Pessoas Que Te Respeitam. ...
  7. 7 – Se Expresse Sempre Com Gentileza.

Ser passivo é ficar dizendo o tempo todo: "Me desculpe", "Está tudo bem assim", "Não tem problema não", "Não precisa não, eu me viro". Não aceita ajuda de ninguém. E com isso, a pessoa reprime o próprio comportamento e se torna frustrado.

Diga “Não” com firmeza
Apenas justifique, pois o que ela vai pensar será um trabalho dela e não seu. Exemplo: “Eu entendo a sua necessidade, mas simplesmente não posso te ajudar agora.” “Não posso me comprometer com isso agora, estou com outras prioridades.”

Assim, devemos perceber que tudo começa no respeito que tenho por mim mesmo, na gentileza que eu mesmo dispenso às minhas necessidades. Dizer “sim” mais vezes para si mesmo é tratar-se com amor e gentileza. Se não começar por você, o outro dificilmente vai ter por você a consideração que você mesmo deveria ter.

Quando alguém lhe pede alguma ajuda ou a atenção para execução de uma tarefa, sendo que não há tempo hábil para isso pelo acúmulo de outros serviços, quem não sabe dizer não acaba dizendo sim, mesmo prejudicando claramente a si próprio.

A afasia é a perda parcial ou total da capacidade de expressar ou compreender a linguagem falada ou escrita. É o resultado de danos às áreas do cérebro que controlam a linguagem. As pessoas podem ter dificuldade de ler, escrever, falar, compreender ou repetir a linguagem.

A dificuldade em expressar os sentimentos por meio de palavras é mais comum do que pensamos. Ela pode ocorrer por diversos motivos, desde a timidez até o medo de ser rejeitado ou ridicularizado. Guardar tudo aquilo que sentimos só para nós mesmos pode levar a uma série de distúrbios mentais e de saúde.

Quando você começa a dizer mais não e passa a se ouvir e a se respeitar, deixa se se sobrecarregar de tarefas e emocionalmente e, consequentemente, as situações complicadas também vão diminuindo. Porque você aprendeu que está tudo bem não dar conta de tudo, ou precisar de ajuda.