Como aprender a conjugar verbos de maneira fácil?

Perguntado por: emoura . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

As 7 melhores dicas da internet para fazer a conjugação verbal sem estresse!

  1. Padronize o pretérito imperfeito. ...
  2. Identifique a origem do verbo. ...
  3. Conheça o M.A.R.I.O (sem trocadilhos) ...
  4. Entenda que “mim” não realiza a conjugação verbal. ...
  5. Não se atrapalhe com o “vós” ...
  6. Preste atenção nos verbos defectivos.

Verbos da 1° conjugação: verbos terminados em –ar: andar, falar, brincar, namorar, estudar, amar, gostar,… Verbos da 2° conjugação: verbos terminados em –er: comer, correr, ler, saber, esquecer, entender, vender,… Verbos da 3° conjugação: verbos terminados em –ir: sorrir, partir, dividir, abrir, sair, decidir, rir,…

As conjugações verbais são três: 1ª conjugação: verbos terminados em “ar” ou com a vogal temática -A-, por exemplo: andar; 2ª conjugação: verbos terminados em “er”ou com a vogal temática -E-, por exemplo: fazer; 3ª conjugação: verbos terminados em “ir”ou com a vogal temática -I-, por exemplo: cair.

5 dicas para ensinar o verbo To Be de forma divertida

  1. Comece pela autoapresentação. ...
  2. Construa associações com a realidade dos alunos. ...
  3. Construindo os primeiros diálogos. ...
  4. Traga ao debate as variações entre afirmações, negações e interrogações. ...
  5. Apresente as formas contractas.

Os verbos indicam ação, acontecimento ou estado e devem ser flexionados de acordo com o número, a pessoa, o tempo, o modo e a voz. Os verbos são a classe de palavras que indica ações, acontecimentos ou estados.

  1. - ama (tu) ame (ele/ela) amemos (nós) amai (vós) amem (eles/elas)
  2. - não ames (tu) não ame (ele/ela) não amemos (nós) não ameis (vós) não amem (eles/elas)
  3. para amar (eu) para amares (tu) para amar (ele/ela) para amarmos (nós) para amardes (vós) para amarem (eles/elas)
  1. - come (tu) coma (ele/ela) comamos (nós) comei (vós) comam (eles/elas)
  2. - não comas (tu) não coma (ele/ela) não comamos (nós) não comais (vós) não comam (eles/elas)
  3. para comer (eu) para comeres (tu) para comer (ele/ela) para comermos (nós) para comerdes (vós) para comerem (eles/elas)

correr

  1. Presente. eu. corro. corres. corre. corremos. correis. ...
  2. Pretérito Perfeito. eu. corri. correste. correu. corremos. correstes. ...
  3. Pretérito Imperfeito. eu. corria. corrias. corria. corríamos. corríeis. ...
  4. Pretérito Mais-Que-Perfeito. eu. correra. correras. correra. corrêramos. corrêreis. ...
  5. Futuro. eu. correrei. correrás. correrá correremos. correreis.

Como identificar o que é um verbo? Para identificar um verbo, a primeira coisa é pensar se essa palavra indica uma ação ou fenômeno. Também pense se ela está relacionada a um sujeito ou pronome pessoal e se, na sua forma original, termina em “ar”, “er” ou “ir”. “Ana comeu uma torta de maçã.

Na concordância verbal, o verbo adapta-se ao número e à pessoa do sujeito, isto é, a conjugação do verbo varia de acordo com o número (singular ou plural) e com a pessoa do sujeito (primeira, segunda ou terceira pessoa).

Pode ser pronunciada de forma fechada (ê): eu fedo, que ele feda, não fedam vocês,… Pode também ser pronunciada de forma aberta (é): ele fede, eles fedem, fede tu,…

Os tempos verbais do modo indicativo são: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.

Os verbos em língua portuguesa são classificados em regulares, irregulares, defectivos ou abundantes.

Verbo é a classe de palavras que exprime um fato, localizando-o no tempo. Geralmente, exprime ideia de ação, estado ou fenômeno, mas também pode expressar outros tipos de fatos.

De modo geral, estamos acostumados a pensar o verbo como a palavra que indica uma ação, mas, na verdade, ele pode exprimir também: estado (“Eu estou cansada”); mudança de estado (“Ele se tornou o melhor da turma”); fenômeno da natureza (“Nevou em Gramado”);

a) verbos principais: são aqueles que mantêm a sua significação. Exemplos: Vivo alegremente. Ela canta no coral da igreja.

Transformando substantivos em verbos
Para derivar um verbo de um substantivo deve ser usado o sufixo apropriado, de acordo com o significado pretendido do verbo. Os substantivos podem transformar em verbos, substituindo o sufixo -o pelo sufixo -agar. O sufixo -agar vem da palavra agar, que significa 'agir'.

A classificação dos verbos é determinada por sua flexões, que podem ocorrer conforme o número (singular e plural), pessoa (primeira, segunda, terceira), modo (indicativo, subjuntivo, imperativo), tempo (presente, pretérito, futuro), voz (ativa, passiva, reflexiva) e aspecto (perfectivo, imperfectivo, inceptivo, cursivo ...

Indicativo

  1. Presente. euestudo-o. tuestuda-lo. eleestuda-o. ...
  2. Pretérito Imperfeito. euestudava-o. tuestudava-lo. eleestudava-o. ...
  3. Pretérito Perfeito. euestudei-o. tuestudaste-o. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. euestudara-o. tuestudara-lo. ...
  5. Futuro do Presente. euestudá-lo-ei. tuestudá-lo-ás. ...
  6. Futuro do Pretérito. euestudá-lo-ia. tuestudá-lo-ias.

A voz passiva é quando o sujeito é o paciente da oração, ou seja, quando a ação expressa pelo verbo está sendo recebida pelo sujeito. A voz passiva analítica é quando a oração é composta pelos verbos -ser, -estar, -ficar + o verbo principal no particípio.

Os verbos são classificados em: regulares, irregulares, defectivos, abundantes e anômalos. - Regulares: são aqueles em que o radical permanece o mesmo em toda conjugação. Exemplo: verbo cantar. - Irregulares: são os verbos cujos radicais se alteram ou cujas terminações não seguem o modelo da conjugação a que pertence.