Como aprendemos com amor?

Perguntado por: vornelas . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Aprendemos que os defeitos de quem amamos também podem ser qualidades e que nossas frustrações talvez não estejam relacionadas com quem amamos. Mas, acima de tudo, aprendemos a perdoar. Estamos acostumados a ver histórias românticas com lutas heroicas e grandes declarações de amor.

As 5 linguagens do amor segundo Gary Chapman

  • Palavras de afirmação;
  • Atos de serviço;
  • Tempo de qualidade;
  • Toque físico;
  • Receber presentes.

Amar é compreender essas diferenças e respeitar o outro como ele é, assim como também queremos ser compreendidos e aceitos pelo que somos. Podemos pensar que o amar está ligado às pessoas, no entanto, amar é muito mais simples do que imaginamos.

Reconhecendo as Formas de Amar
Toque Físico – Contato físico: Carinho, beijos, abraços, sexo. Tempo de Qualidade – Estar presente com o outro em um momento em que sua atenção está integralmente dedicado ao outro.

Nesse sentido, se amar em primeiro lugar significa se aceitar, gostar de si mesmo e, então, se mostrar preparado para amar outras pessoas de maneira saudável.

“Quem se ama não precisa mostrar o tempo todo como está bem e feliz. Já age naturalmente assim, tem autoconfiança, é sociável, positiva, sabe se perdoar e consegue vibrar com as próprias vitórias”, exemplifica.

- Diálogo: Esse é o pilar fundamental de qualquer tipo de relação. Sem diálogo, o relacionamento fica difícil, pois as pessoas não se entendem, não compartilham pontos de vista, não solucionam conflitos e etc.

Existem 5 linguagens de amor: palavras de afirmação, qualidade de tempo, receber presentes, atitudes de serviço e toque físico. Ao fazer o teste vai descobrir qual a sua! Poderá compreender melhor como se sente amado e também como amar as outras pessoas ao seu redor.

O amor envolve viver o agora, entender e absorver o que passou e ter planos ao futuro. Em relação ao gostar é aproveitar o presente sem se preocupar com o futuro e esquecer do passado quase sempre.

Quais são os diferentes tipos de linguagens do amor?

  • Palavras de afirmação.
  • Tempo de qualidade.
  • Toque físico.
  • Atos de serviço.
  • Presentes.

Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”

O amor-próprio é o pilar da autoestima, autoconfiança e autoconhecimento. Sem ele, não conseguimos desenvolver essas três competências e aproveitar todos os benefícios de vivenciá-las em seu ápice. Além disso, quando nos amamos, cuidamos não apenas da nossa saúde mental, mas também da física e da emocional.

Portanto, busque sempre ressaltar quais são as principais qualidades dessas pessoas e valorizar a sua amizade e as características positivas que ele ou ela tem. Esse patrocínio positivo constante vai ajudar a pessoa a tomar consciência de si mesma e, ainda que aos poucos, comece a se ver de modo diferente.

É um sentimento sublime e incondicional, um desejo de estar ao lado do outro, um sentimento intrínseco ao ser humano, ou apenas uma reação química no nosso organismo, comum à todos e com data de vencimento?

No contexto de casos de amor romântico, o romance geralmente envolve uma expressão do forte amor afetivo de alguém, ou desejos emocionais profundos e fortes de se conectar com outra pessoa íntima ou romanticamente. Embora seja amplamente associado ao erotismo, sentimentos românticos podem existir sem consumação física.