Como aplicar vacina em cachorro para não engravidar?

Perguntado por: icarvalho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

Pegue uma dobra de pele na região do pescoço; Posicione a injeção paralelamente ao corpo do pet; Introduza alguns centímetros da agulha na pele.

Cadelas: A aplicação deve ser feita na fase do anestro, isto é: 3º ao 5º mês após o cio ou 1º ao 3º mês após o parto. Administração por via subcutânea. Intervalo de 6 meses entre as aplicações. após o cio ou 15º ao 20º dia após o parto.

A injeção anticio não deve ser aplicada em qualquer momento. Não é após a cruza e nem quando a fêmea entra no cio. As próprias bulas dizem que devem ser aplicadas na época de anestro. Aqui no nosso blog explicamos melhor sobre as fases do cio da gata e da cadela.

Como aplicar injeção intramuscular em cachorro

  • Recomenda-se perfurar a coxa, entre o quadril e o joelho.
  • É preciso ter em mente a localização do osso para não perfurá-lo.
  • Quando perfurar, introduza a medicação lentamente, ao longo de aproximadamente 5 segundos.

E a vacinação pode criar desconforto pra ela. No entanto, a principal razão pela qual você não deveria vacinar a sua cadela no cio é que a vacina pode não ser tão poderosa. Isto é, o cio é um período em que os hormônios estão alterados e a resposta imune pode ser menor.

- Cadela ou Gata: 1mL (50mg de acetato de medroxiprogesterona), independente do peso da fêmea. Em geral nas Cadelas: Aplicar Anticion® 4-5 meses após o cio ou 1-2 meses após o parto. Intervalo de 5/6 meses entre as aplicações.

21 dias

Essa resposta geralmente varia para cada fêmea, mas geralmente elas entram no cio a cada seis meses com duração de aproximadamente 21 dias cada um. Algumas cadelas podem permanecer nesse ciclo entre duas a quatro semanas, mas ciclos tão irregulares costumam ser mais incomuns.

De maneira geral, a cadela precisa cruzar apenas uma vez para ficar prenha. Só que isto não pode ser considerado como uma regra geral, pois muitas cadelas não ficam prenhes com apenas um cruzamento.

Entre os sintomas do cio, estão:

  1. edema (aumento do volume) da vulva;
  2. eritema (vermelhidão) discreta ou escurecimento da região;
  3. secreção vaginal sero-sanguinolenta;
  4. carência;
  5. inquietação;
  6. cachorra no cio tem cólica;
  7. agressividade;
  8. receptividade ao macho.

Uma única aplicação de Anticion Inibidor de Cio durante o anestro, é suficiente no controle do estro por período de 4 meses em gatas e 5/6 meses em cadelas.

Cinco músculos são geralmente selecionados como possíveis locais para administração IM de medicamentos, sendo eles: deltóide, dorsoglúteo, ventroglúteo, vasto lateral e reto lateral.

Para iniciar a aplicação é preciso realizar uma dobra cutânea pinçando a pele do paciente com os dedos polegar e indicador. Então é só introduzir a agulha em um ângulo de 90° ou 45° conforme procedimento. O medicamento é injetado lentamente, quando o profissional da saúde empurra o êmbolo da seringa de forma constante.

É quando a substância é aplicada diretamente no organismo do animal, pelo músculo. Prefira que seja no músculo da coxa ou da tábua do pescoço. Inclusive, esse último é o local onde mais se aplica vacinas em gado.

Em casos mais sérios, a aplicação inadequada pode necrosar a região e causar até mesmo infecções bem mais sérias aos pacientes. Além disso, quem recebe uma aplicação inadequada apresenta hematomas e dor excessiva no local, que pode ou não perdurar mesmo depois de dias.

Um erro em local de injeção que preocupa muitos profissionais é o da lesão do nervo isquiático (mais conhecido como ciático). Este erro pode comprometer equilíbrio e movimentação da perna, pés e dedos do lado atingido e até mesmo afetar o crescimento da perna (em crianças).

O ideal, após iniciar esse método, é usar outro método (por exemplo preservativo) ou abstinência sexual por 7 dias apenas. Trinta dias após a injeção, o medicamento já está fazendo efeito.

Se você não sabe quanto tempo dura o cio da cadela e não tem a intenção de permitir a cruza, o veterinário diz que a única maneira de evitá-la é manter macho e fêmea afastados. Outros métodos, como o uso de fraldas nas fêmeas, são ineficazes, e dependendo de como são usados, colocam em risco a saúde da cadela.