Como aplicar vacina contra raiva em bovinos?

Perguntado por: imoraes . Última atualização: 18 de maio de 2023
3.9 / 5 5 votos

Aplicar por via subcutânea a dose de 2 mL por animal. Em animais jovens a 1ª dose deve ser aplicada aos 3 meses de idade ou antes disso a critério do médico veterinário, repetindo-se outra dose 30 dias após.

A vacina raiva (inativada) é administrada por via intramuscular, na região deltoide, em adultos ou região ântero-lateral da coxa em crianças.

Levante a pele da parte de trás do pescoço do cachorro, de modo que uma espécie de "tenda" seja formada. Assim, cria-se um pequeno espaço sob a pele dele, onde você deve aplicar a vacina. Não é preciso passar um algodão com álcool no local da vacina, diferentemente do caso de humanos.

Manter o animal sob observação e só iniciar o esquema profilático indicado (soro+vacina) se o animal morrer, desaparecer ou se tornar raivoso. toda dose, aplicar o máximo possível e a quantidade restante, a menor possí- vel, aplicar pela via intramuscular, podendo ser utilizada a região glútea.

O volume total do soro anti-rábico, ou o máximo possível, deve ser infiltrado no local do ferimento e o volume restante pode ser aplicado por via IM, se houver, podendo ser usada a região glútea.

As vacinas subcutâneas devem ser aplicadas na tábua do pescoço ou atrás da paleta Já a intramuscular deve ser aplicada preferencialmente no músculo da tábua do pescoço, a fim de evitar danos na musculatura da garupa.

Animais com 5 meses:
É preciso um reforço vacinal. Repetir a dose das vacinas usadas nos animais (clostridiais, raiva e reprodutivas), e depois a cada 12 meses ou conforme critério do médico-veterinário.

Neste caso, devem ser imunizados todos os animais com até 12 meses de idade. A projeção da Agrodefesa é que sejam vacinados 6 milhões de animais contra a raiva.

A escolha da região adequada
A escolha da região das Vacinas Covid-19 é a região do deltóide direito ou esquerdo. Essa escolha se dará frente ao ofício do usuário. Por exemplo, se o usuário utiliza muito o braço esquerdo ou direito, realizar a vacina no braço de menor utilização cotidiana.

Vacina pode ser armazenada em geladeira por 5 dias, diz diretor da Pfizer.

O recomendado é não atrasar.

Evite administrar a V6 ou V8 junto com a antirrábica: isso reduz reações adversas. A V8 ou V10 são indicadas a partir das seis primeiras semanas de vida. A V10 previne contra: cinomose, hepatite infecciosa, doenças respiratórias, parainfluenza, coronavirose, parvovirose e leptospiroses.

O médico-veterinário é o profissional habilitado a vacinar animais e exercer a clínica médica.

6 meses de idade

A vacina antirrábica é obrigatória para cães e gatos. Cachorros devem receber a primeira dose aos 6 meses de idade, ou de acordo com a recomendação do médico veterinário responsável. Geralmente é ministrada uma semana após a primeira dose da óctupla e o reforço deve ocorrer anualmente.

Os locais mais utilizados para injeções subcutâneas são as regiões do deltóide no terço proximal ou na face superior externa do braço, na face anterior da coxa ou na face anterior do antebraço.

Eritema (vermelhidão), prurido (coceira), hematoma (acúmulo de sangue), induração, astenia (debilidade generalizada), sintomas gripais, dor de cabeça, tonturas, sonolência, mialgia (dores musculares), artralgia (dor nas articulações), calafrios, dor abdominal, náusea, reações alérgicas da pele exantema, prurido e edema ...

Reações que Podem Ocorrer (sem incidência definida)
GASTRINTESTINAL: náusea; vômito. LOCAL DA INJEÇÃO: dor no local da aplicação; inchaço; vermelhidão. MÚSCULO-ESQUELÉTICO: dor muscular. SISTEMA NERVOSO CENTRAL: dor de cabeça; tontura.

O cão se torna agressivo, com tendência a morder objetos, outros animais, o homem, inclusive o seu proprietário, e morde-se a si mesmo, muitas vezes provocando graves ferimentos. A salivação torna-se abundante, uma vez que o animal é incapaz de deglutir sua saliva, em virtude da paralisia dos músculos da deglutição.

A IGHAR é uma solução concentrada e purificada de anticorpos, preparada a partir de hemoderivados de indivíduos imunizados com antígeno rábico. É mais seguro que o soro antirrábico, mas a produção é limitada e de alto custo.

O período de incubação é variável entre as espécies, desde dias até anos, com uma média de 45 dias no ser humano, podendo ser mais curto em crianças.

A área mais adequada é a tábua do pescoço. Evite fazer em qualquer outra região.