Como aplicar os 4 pilares da educação infantil?

Perguntado por: imorgado . Última atualização: 24 de abril de 2023
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Perguntas temáticas. Outra forma de despertar a prática dos quatro pilares da educação é dar aos alunos atividades que despertem o senso de criatividade e motivem o pensamento crítico frente a casos do dia a dia. Isso pode ser feito por meio de perguntas que façam os alunos pensar sobre os temas falados.

Aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser são os quatro pilares da UNESCO para a educação, mas eles podem ser também um objetivo de vida. O desejo pelo aprendizado não precisa habitar exclusivamente nossos ambientes escolares, ele pode viver dentro de cada um de nós.

Os quatro pilares são formados pelo grupo: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser. Eles são vistos como os principais objetivos da educação para o século XXI e foram criados para nos auxiliar a enfrentar todos os desafios da nossa sociedade.

Terceiro pilar: Aprender a ser
Como se aplica: Desenvolvendo a compreensão do outro e a percepção das interdependências – realizar projetos comuns e preparar-se para gerenciar conflitos – no respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz.

Explorar o direito de participação e a autonomia das crianças, evidenciar seus desejos por meio da expressão oral, do registro escrito e dos desenhos; e estimular a auto-organização, expressa no planejamento das ações cotidianas.

O pilar aprender a conhecer corresponde, assim, à habilidade de aprender a pensar e a formular conclusões mais críticas. O objetivo é, portanto, incentivar o melhor aproveitamento das oportunidades oferecidas pela educação ao longo da vida.

Aprender a conviver – No mundo atual, este é um importantíssimo aprendizado por ser valorizado quem aprende a viver com os outros, a compreendê-los, a desenvolver a percepção de interdependência, a administrar conflitos, a participar de projetos comuns, a ter prazer no esforço comum.

Os quatro pilares abordam o crescimento integral dos alunos, desde o aprendizado da alfabetização a utilização dos números até mesmo ética, respeito, ser criativo, pensante, tudo é importante na vida das pessoas para que podem ter um bom relacionamento em sociedade no geral, em casa no trabalho e em seus ...

Aprender a ser está relacionado com o aprender a conhecer o mundo que nos rodeia e, para que isso aconteça, é fundamental que haja uma educação de qualidade, que não pode prescindir de uma equipe comprometida com a educação, proporcionando assim o desenvolvimento do ser humano, tornando-o capaz de elaborar pensamentos ...

Aprender a ser
É o pilar da Educação voltado a desenvolver aspectos como respeito, responsabilidade, ética, sensibilidade, pensamento crítico, entre outros. É importante ter consciência de quem se é, assim como saber seu papel e como agir diante das mais diferentes pessoas com as quais se convive ao longo da vida.

Pilar é um elemento estrutural vertical das edificações, usado para receber os seus esforços verticais e transferi-los para as fundações.

Os 4 principais pilares da educação infantil

  • 1- Aprender a conhecer. Conhecer é dar significado e utilidade às descobertas realizadas. ...
  • 2- Aprender a fazer. ...
  • 3- Aprender a conviver. ...
  • 4- Aprender a ser.

Crie um ambiente de convívio respeitoso
A escola também deve se esforçar para não ficar apenas no discurso, mas mostrar de forma prática a importância de respeitar as diferenças. O trabalho de mediação, que evita as atitudes desrespeitosas, é essencial para que a empatia faça parte do cotidiano escolar.

Aprender fazendo é experienciar o fracasso e transformá-lo em sucesso por meio da atuação integrada de todas as diferentes habilidades presentes em um grupo. Da mesma forma, é saber que a empatia é um desafio constante no processo de aprender, de conviver e de discutir soluções e alternativas com os colegas.

Para "aprender a ser" é necessário que não busque somente passar informações mas sim recebê-las e poder transformar isso em um conjunto de estudos coletivos que possam agregar em cada indivíduo maneiras de se aperfeiçoar e se aceitar como são.

A convivência com outras crianças se torna fundamental para o desenvolvimento de habilidades importantes como o senso de pertencimento, capacidade de compartilhar, cooperar e de ser empático. Nesse contexto, estar no espaço de convivência da Educação Infantil é essencial para o desenvolvimento integral da criança.

Quais são os eixos da Educação Infantil?

  • Conviver. Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
  • Brincar. ...
  • Participar. ...
  • Explorar. ...
  • Expressar. ...
  • Conhecer-se.

A BNCC determina interações e brincadeiras como os eixos estruturantes na educação infantil. Interagir e brincar caracterizam o cotidiano da infância, proporcionando muitas aprendizagens e potenciais de desenvolvimento integral.

É na Educação Infantil que as crianças conhecem o alfabeto, vogais e consoantes, e podem aprender até mesmo montar pequenas sílabas. Aqui elas também desenvolvem interesse por leitura com as histórias que são lidas durante as atividades, além de treinarem a escrita com as atividades do alfabeto.

O Projeto de Vida é um componente obrigatório da etapa do Ensino Médio. Ele convida a escola a proporcionar um espaço seguro para que os alunos desenhem seus objetivos atuais e futuros.

É um princípio que está presente em todas as ações de toda a equipe escolar, por meio de ações participativas e afirmativas em todo o cotidiano da escola. A materialização desse princípio se dá por meio do estabelecer de vínculos de consideração, afeto, respeito e reciprocidade entre os estudantes e os educadores.