Como aplicar o teste de Denver II?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

Deve ser aplicado individualmente, com média de 20 minutos. Para a aplicação do Denver II, faz-se necessária a utilização do formulário do teste, do manual de treinamento e do kit de estímulos. O formulário possui os itens organizados por área de desenvolvimento.

O Denver II é o teste de rastreamento de risco de desenvolvimento infantil mais utilizado no Brasil, sendo empregado também em diversos países 8,9. Este instrumento inclui avaliação de comportamento social e pessoal, linguagem e habilidades motoras preconizadas como típicas do desenvolvimento.

O uso de ferramentas padronizadas, feito de forma adequada é fundamental para detectar riscos de atrasos no desenvolvimento em crianças. Este estudo foi feito para verificar quais são e como tem sido usados os instrumentos padronizados de triagem do desenvolvimento infantil na população brasileira.

O método Denver foi desenvolvido em 1980, com o objetivo de intervir e acompanhar pessoas com diagnóstico ou suspeita de autismo. A técnica estimula a interação social por meio de reforçadores, ou seja, promove o desenvolvimento da criança por meio de novos contatos sociais contínuos e prazerosos.

Como funciona?

  1. Jogos com brinquedos apropriados à idade da criança;
  2. Brincadeiras sociais com objetivo de promover a interação social;
  3. Atividades como pintar, desenhar e brincar, por exemplo.

Deve ser aplicado individualmente, com média de 20 minutos. Para a aplicação do Denver II, faz-se necessária a utilização do formulário do teste, do manual de treinamento e do kit de estímulos. O formulário possui os itens organizados por área de desenvolvimento.

Profissionais da fonoaudiologia, terapia ocupacional, neuropediatria, entre outras, podem trabalhar com esses cinco eixos. Todo esse trabalho é feito tendo em vista a valorização da interação social e da comunicação verbal do pequeno, habilidades imprescindíveis para o progresso da criança.

O Modelo Denver pode ser aplicado por:
Fonoaudiólogos; Especialistas em Intervenção Precoce; Pediatras. Para ser eficaz, procure ajuda de um profissional capacitado e habilitado para aplicar o método.

Denver é então, um método, “uma parte do todo”, uma parte da ABA que é baseado no ensino naturalístico. O ensino naturalístico busca usar da ação da criança para então ensiná-la, o ambiente é preparado pelo terapeuta com a finalidade de aumentar a probabilidade de interação da criança com o ambiente.

A AIMS é uma avaliação observacional que avalia as habilidades motoras, suporte de peso, movimento antigravitacionais e as posturas de prono, supino, sentado e de pé, sendo conferido um ponto para cada item podendo totalizar para cada postura, a seguinte pontuação: 21, 9, 12, e 16, respectivamente.

3.3 TESTE DENVER
Foi desenvolvido por Frankenburg e Dodds19, em 1967, com o objetivo de direcionar o cuidado dos adultos para as crianças com riscos e não de diagnosticar atrasos no desenvolvimento20.

A forma mais adequada para o acompanhamento do crescimento de uma criança, nos serviços básicos de saúde, é o registro periódico do peso no Gráfico Peso/Idade do Cartão da Criança.

Em primeiro lugar, é preciso compreender as diferentes áreas do desenvolvimento infantil: cognitiva, motora, linguagem e sócio emocional. É importante que os pais conheçam os principais marcos do desenvolvimento para identificar atrasos ou déficits que possam prejudicar as crianças.

Para que seja avaliado o ritmo de desenvolvimento da criança, os médicos utilizam a velocidade de crescimento. Para isso, é necessário ter pelo menos 2 medidas da estatura do paciente, e um intervalo de tempo entre elas. Nos primeiros meses de vida, as medidas podem ser mensais e, posteriormente, a cada 3 ou 4 meses.