Como aplicar o Shitsuke?

Perguntado por: pgaspar . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Portanto, para aplicar do conceito do SHITSUKE, você deve:

  1. Ao sujar, limpar automaticamente o local;
  2. Ao tirar algo do lugar, devolver automaticamente após o uso para o local de origem;
  3. Difundir os conceitos e informações regularmente através de treinamentos e conscientização;

SHITSUKE - Disciplina ou autodisciplina O compromisso pessoal com o cumprimento dos padrões éticos, morais e técnicos, definidos pelo programa 5S, define a última etapa desse programa. Se o Shitsuke está sendo executado significa que todas as etapas do 5S estão se consolidando.

Por isso, são exigências para a implantação do senso de autodisciplina:

  1. O comprometimento dos colaboradores.
  2. A ética em primeiro lugar.
  3. Ter educação, paciência e responsabilidade.
  4. Respeito às normas e procedimentos.
  5. Melhoras na comunicação.
  6. Delegação de responsabilidades e atribuição de autoridades.

SEIKETSU (Senso de Asseio)
É procurar fazer o asseio permanente do ambiente, do corpo e da mente. As melhorias promovidas pelos três Sensos anteriores devem ser mantidas e aperfeiçoadas. Esta prática permanente torna-se um hábito e estimula a revisão dos valores éticos e morais, desenvolvendo a autoestima.

O Seiketsu é conhecido como senso de padronização. Nele está inserido a implementação de ideias que aumentem a qualidade em geral. Tal qualidade refere-se tanto a aparência física do ambiente, como dos colaboradores de uma empresa ou negócio.

5S é um programa de origem japonesa que foi criado a partir da aplicação de cinco conceitos: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. Ele tem como foco organizar diferentes setores de uma empresa com base na organização, padronização e limpeza.

A metodologia 5S é uma filosofia baseada em princípios japoneses utilizada como ferramenta de gestão para melhorar o clima organizacional e a produtividade de empresas. Por meio da conscientização dos colaboradores sobre alguns sensos, ela busca tornar o ambiente de trabalho mais organizado, seguro e agradável.

O programa 5S pode ser implementado em qualquer tipo de empresa, órgãos públicos, escolas, associações e até na vida pessoal de cada um. Sua implementação leva a um aumento na produtividade, eficiência, segurança e motivação, além de ser aliado dos requisitos para uma certificação ISO.

Procedimentos que devem ser utilizados na prática deste senso:

  1. Definir arranjo físico da área de trabalho;
  2. Padronizar nomes;
  3. Guardar objetos semelhantes no mesmo lugar;
  4. Usar rótulo e cores vivas para identificação;
  5. Buscar comprometimento de todos na manutenção da ordem.

O Senso de Utilização consiste em analisar os locais de trabalho e classificar todos os itens (objetos, materiais, informações, etc.) segundo critérios de utilidade ou frequência de uso, para depois retirar do ambiente tudo o que não precisa estar ali, ou seja, fazer uma faxina geral no local de trabalho.

Como principal vantagem do estabelecimento do Seiketsu, NÃO pode ser considerada: A melhoria nas condições de segurança do local. O equilíbrio físico e mental de todos os colaboradores da unidade. O descarte de utensílios e outros materiais em desuso. A melhoria do ambiente de trabalho na unidade.

Shitsuke. O último senso do 5S é o senso de disciplina, que busca manter e estabelecer os princípios anteriores. Por isso, na etapa de shitsuke é importante apoiar e capacitar os envolvidos no processo, incentivar os valores da metodologia e transformá-los em parte ativa da visão e cultura da empresa.

- Seiketsu: Senso de Saúde. Refere-se à padronização das práticas de trabalho, como manter os objetos similares em locais similares. Este procedimento induz a uma prática de trabalho e a um layout padronizado e práticas favoráveis à saúde física, mental e ambiental. - Shitsuke: Senso de autodisciplina.

Com a aplicação deste terceiro senso, é possível manter o senso da organização e da utilização já abordados em textos anteriores, pois somente em um ambiente limpo e agradável é possível manter a organização e o não acúmulo presente.

para seiketsu, Asseio (outras opções levantadas: higiene, saúde, pureza e integridade); para shitsuke, Autodisciplina (foram votadas também: harmonia, disciplina, comprometimento e educação).

Shitsuke (Senso de Disciplina)
Atividades de retroalimentação da consciência e cultura são cruciais para manter a disciplina ativa. É importante destacar que este é o senso mais importante, pois não adianta ter os 4 outros sensos implantados se não houver disciplina para mantê-los em funcionamento.

SEIKETSU – Senso de Padronização e Saúde
O 4º senso do sistema 5S, trata sobre a padronização. Após deixar apenas objetos úteis no ambiente, organiza-los e limpar o local, é preciso incorporar esses novos hábitos. Isso será possível através de regras claras sobre a prática das novas rotinas.

O que é o Shitsuke, o senso da Autodisciplina? O senso da Autodisciplina aborda a necessidade de seguir regras e procedimentos padrões desenvolvidos durante os primeiros quatro sensos da metodologia: utilização, organização, limpeza, padronização.

A prática de SEISO inclui o não desperdício de materiais, manter a ordem em banheiros e em outros recintos após o uso, etc. Seiketsu- Senso de saúde: Ribeiro cita: “Manter o asseio é conservar a higiene, tendo o cuidado para que os estágios de organização, ordem e limpeza, já alcançados, não retrocedam.

A seguir serão detalhadas algumas etapas essenciais para o sucesso da implantação do programa.

  1. Sensibilização das pessoas estratégicas. ...
  2. Formação do comitê do 5S. ...
  3. Treinamento. ...
  4. Preparativos para o Lançamento do 5S. ...
  5. Planejamento das Auditorias. ...
  6. Divulgação dos resultados de metas. ...
  7. Sistema de reconhecimento.
Continuar lendo Para que serve Shitsuke?