Como aplicar o método Denver?

Perguntado por: lmata . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

O mais importante para a aplicação do Método Denver em crianças é que as atividades ocorram em ambientes com interações dinâmicas, naturais e positivas. Isso faz toda diferença, especialmente porque uma das principais características é o fato dele ser focado na construção de uma relação afetiva com a criança.

O Modelo Denver, aplicação naturalística dos princípios da ciência ABA, é um método de intervenção precoce em crianças com atrasos de desenvolvimento ou transtorno do neurodesenvolvimento, como o TEA.

Em geral, dois métodos muito buscados por pais e cuidadores como alternativa ao ABA são o TEACCH (Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits de Comunicação) e o PECS (Sistema de Comunicação por Troca de Imagem), ambos recomendados por profissionais.

Deve ser aplicado individualmente, com média de 20 minutos. Para a aplicação do Denver II, faz-se necessária a utilização do formulário do teste, do manual de treinamento e do kit de estímulos. O formulário possui os itens organizados por área de desenvolvimento.

O Teste de Denver II apresenta um formulário composto de 125 itens representados por tarefas organizadas em quatro áreas de desenvolvimento: Pessoal-social, ou seja, envolve aspectos da socialização da criança dentro e fora do ambiente familiar.

O Modelo Denver também é ABA, uma forma mais naturalista de aplicá-la. Há também a forma mais clássica de aplicar ABA, através das tentativas discretas. O ideal é transitar entre um e o outro, de acordo com o engajamento da criança.

A sigla ABA significa Análise Aplicada do Comportamento (Applied Behavior Analysis) e é um método de terapia muito eficaz na alteração e instalação de padrões de comportamento. É utilizada por psicólogos que seguem a abordagem Comportamental (Behaviorista), sendo esta uma abordagem científica.

A terapia ABA no autismo foca em promover o ensino de novas habilidades e ajudar a lidar com comportamentos desafiadores, o que podem ser tanto comportamentos de crises quanto aqueles que colocam em risco a integridade física, como agressão e autoagressão para promover uma melhor qualidade de vida para a pessoa.

A primeira infância, de zero a 6 anos, é um período muito importante para o desenvolvimento mental e emocional e de socialização da criança. É fundamental adequada estimulação da criança nessa fase, para que ela tenha uma vida saudável e possa desenvolver-se bem na infância, na adolescência e na vida adulta.

Significado de Denver
Qual o significado do nome Denver: “AQUELE QUE VEIO DE DENZEL”. - Sua Numerologia da Sorte é 541.

3.3 TESTE DENVER
Foi desenvolvido por Frankenburg e Dodds19, em 1967, com o objetivo de direcionar o cuidado dos adultos para as crianças com riscos e não de diagnosticar atrasos no desenvolvimento20.

Considerada a terapia mais indicada para o autismo, a ABA não se restringe a esse transtorno. Trata-se de um modelo de análise comportamental. A abordagem considera o comportamento humano como resultado do meio e se utiliza disso para reforçar ações adequadas e extinguir as que são inadequadas.

Dos citados, a risperidona e o aripiprazol são os únicos medicamentos com indicação da Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos para os sintomas relacionados ao transtorno do espectro autista (TEA).

O Inventário Portage Operacionalizado (IPO) é um guia de descrição e levantamento de comportamentos que abrange as áreas de Socialização, Linguagem, Autocuidados, Cognição e Desenvolvimento Motor de crianças de 0 a 6 anos.

Exemplos de marcos do desenvolvimento infantil importantes são:

  • Linguagem e fala;
  • Desenvolvimento motor;
  • Desenvolvimento cognitivo;
  • Socialização;
  • Entre outros.

As Escalas Bayley de desenvolvimento do bebê e da criança pequena - Bayley III tem por objetivo identificar crianças com atraso no desenvolvimento e providenciar informações para o planejamento de intervenção. Destinado a crianças de 01 a 42 meses de idade.