Como aplicar injeção de vitamina D?

Perguntado por: upacheco . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.4 / 5 12 votos

Hoje a indicação é que a aplicação seja feita no glúteo com um volume máximo de 5 mL e aplicação lenta. Isso faz com que o líquido permeie entre as fibras musculares e que não tenha retorno para o tecido subcutâneo. Hoje a via intramuscular é a aplicação de primeira escolha no início das atividades clínicas.

Em relação a horários, não há uma regra padrão sobre como tomar vitamina D. A principal recomendação é que a dose diária seja ingerida em conjunto ou após uma refeição sólida, como o almoço ou café da manhã, de preferência com alimentos que contenham alguma fonte de gordura saudável.

A vitamina D 50.000 UI atua regulando positivamente o processamento e a fixação do cálcio no organismo. É essencial para promover a absorção e utilização de cálcio e fosfato e para a calcificação normal dos ossos. O início da ação da vitamina D após a ingestão de uma dose ocorre entre o período de 10 a 24 horas.

Secura da boca, cefaleia, polidipsia, poliúria, perda de apetite, náuseas, vômitos, fadiga, sensação de fraqueza, dor muscular, prurido e perda de peso.

Puxar a pele aproximadamente 2,5 a 3,5 cm para baixo ou lateralmente com o lado ulnar da mão, a fim de administrar uma injeção com técnica em Z (Z-track). Manter a posição até que o medicamento seja injetado (figura 5). Introduzir rapidamente a agulha em ângulo de 90° dentro do músculo, com a mão dominante.

A falta de vitamina D aumenta a chances de se ter doenças graves que afetam os ossos como raquitismo e osteoporose, mas também pode aumentar o risco de desenvolver outras doenças como: diabetes, obesidade, hipertensão arterial, artrite reumatoide e esclerose múltipla.

Dê uma olhada na tabela de recomendações da SBEM:
A partir da idade de 9 anos, até os 70, essa dose passa para 600 U.I dia. Após os 70, como a população idosa tem algumas condições de saúde que dificultam a absorção de vitamina D, a dose recomendada aumenta para 800 U.I dia.

Vitamina indispensável para absorção intestinal do cálcio, estando diminuída nos idosos; previne a perda de massa óssea; adjuvante de hormônios e bifosfonatos. Mantenedor de cálcio e fósforo sérico; atua como imunoestimulante; estimula os macófagos humanos.

Qual a quantidade necessária de vitamina D? São considerados níveis normais: População saudável abaixo de 60 anos: Superior a 20 ng/mL. População acima de 60 anos e grupos de risco: 30 a 60 ng/mL.

Como você viu, o fígado é parte importante da síntese de vitamina D. Entretanto, existem diversas condições que podem atrapalhar o bom funcionamento do órgão e, assim, o metabolismo do nutriente, como a esteatose hepática (conhecida como fígado gordo), cirrose, hepatites e até mesmo o câncer de fígado3 4.

A ação de uma dose de calcitriol injetável dura de 03 a 05 dias.

A resposta a reposição da vitamina D varia de indivíduo para indivíduo. No caso da deficiência, o esquema preconizado é uma dose de ataque de 50.000UI/semana durante seis a oito semanas, seguida de reavaliação da dosagem no sangue.

Contudo, não é recomendado tomá-la sem orientação médica. "O ideal seria passar em consulta médica e dosar a vitamina D por meio de um exame de sangue. Ao tomar a suplementação sem a supervisão de um médico, pode-se ingerir uma dose inadequada, abaixo ou acima do nível correto.

QUANDO TOMAR VITAMINA D PARA DORMIR
Pesquisas iniciais sugerem que a vitamina D está inversamente relacionada à melatonina, o hormônio do sono. Isso significa que o aumento dos níveis de vitamina D pode suprimir os níveis de melatonina. Portanto, faz sentido que tomá-lo à noite possa atrapalhar seu sono.

A falta de vitamina D se relaciona com uma série de doenças, entre elas, a depressão, uma doença mental multifatorial. Isso é explicado porque uma das diversas funções desse hormônio é regular o sistema nervoso.

vitamina D3

Por que a vitamina D3 é considerada a forma mais potente de vitamina D? Existem até cinco formas diferentes de vitamina D. Porém, no âmbito da nutrição humana só serão importantes duas formas dessa molécula: a vitamina D2 (ergocalciferol) e a vitamina D3 (colecalciferol).

Imagine uma cruz dividindo o glúteo em 4 partes iguais. Coloque 3 dedos na diagonal no que seria o quadrante superior direito, junto da intersecção dessas linhas imaginárias. Você deverá aplicar nessa linha imaginária diagonal, para que não machuque o nervo ciático.

Pode causar [embolia gasosa] com a injeção de ar no braço? Em teoria, sim. Por isso os profissionais dão aquela puxadinha no êmbolo primeiro para ter certeza que a ponta da agulha não está dentro de um vasinho para não colocar dentro do aparelho cardiovascular aquele imunizante.

Segundo alguns autores, os locais preferenciais, sequencialmente, para injeção IM deveriam ser os músculos ventro glúteo, dorso glúteo, vasto lateral da coxa e deltoide (CASSIANI; RANGEL, 1999; MENESES; MARQUES, 2007).

Infelizmente, nenhuma fruta contém vitamina D.
Basicamente, a vitamina D está presente apenas em alimentos de origem animal. A única exceção são os cogumelos1, que, assim como os humanos, conseguem sintetizar o nutriente quando ficam expostos ao sol.

O suplemento Koli D3, fonte vitamina D3, é um ótimo aliado para repor o nutriente.