Como aplicar injeção de alfaepoetina?

Perguntado por: daguiar9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Selecione o local para aplicação: pode-se utilizar, por exemplo, a face anterior da coxa, os braços ou a parede abdominal anterior (longe do umbigo). O volume máximo por local de injeção é 1 mL. Portanto, no caso de volumes maiores, deve-se utilizar mais de um local de aplicação.

É indicada no tratamento da anemia associada à insuficiência renal crônica, incluindo os pacientes em diálise. Visa elevar ou manter o nível de hemácias no sangue (expresso pelo nível de hematócrito ou de hemoglobina), reduzindo o número de transfusões nestes pacientes.

Administração: face anterior da coxa; braço ou parede abdominal anterior. O volume máximo por local de injeção deve ser de 1 mL; em casos de maior volume utilizar mais de um local de aplicação. Não diluir. Tempo de injeção: 1 a 5 minutos (lentamente).

Os locais mais utilizados para injeções subcutâneas são as regiões do deltóide no terço proximal ou na face superior externa do braço, na face anterior da coxa ou na face anterior do antebraço¹.

Deixar o medicamento fora da geladeira por 15 minutos antes de utilizá-lo. Respeitar as regras de higiene habituais. Retirar o lacre de plástico do frasco-ampola do liofilizado.

R$3,60 (0.00% a.m.)

Alfaepoetina Blau 4000UI/mL, caixa com 12 ampolas com 1mL de solução de uso intravenoso ou subcutâneo.

O índice de saturação da transferrina deve ser de no mínimo 20% e a ferritina sérica de no mínimo 100 ng/ml.

Ela age estimulando a mitose e a diferenciação celular das células progenitoras das hemácias, conhecidas como eritróides. A produção das hemácias é estimulada por hipóxia (baixo nível de oxigênio nas células).

A alfaepoetina está indicada: -no tratamento da anemia associada à insuficiência renal crônica, em pacientes em diálise ou em fase pré-diálise; -no tratamento da anemia associada ao câncer não mielóide e secundária a quimioterapia mielossupressora para pacientes pediátricos.

Deve ser mantida sempre entre 2ºC e 8ºC, ou seja, temperatura de geladeira. Para ser transportada, é preciso que seja acondicionada em embalagem térmica fechada com gelo, evitando a troca de calor com o ambiente.

Introduza a agulha em um ângulo de 90 graus para dentro do local no qual você originalmente colocou o dedo, conforme mostra a figura a seguir; Injete o medicamento e retire a agulha. Em seguida, libere a pele, permitindo que as camadas deslocadas retomem à sua posição original.

Os locais usuais para a aplicação de injeção IM são: o músculo deltóide (região deltóide — D), os músculos da região glútea (região dorso-glútea — DG e região ventro-glútea — VG) e os mús- culos da face lateral da coxa (região da face ântero-lateral da coxa) — FALC).

Para iniciar a aplicação é preciso realizar uma dobra cutânea pinçando a pele do paciente com os dedos polegar e indicador. Então é só introduzir a agulha em um ângulo de 90° ou 45° conforme procedimento. O medicamento é injetado lentamente, quando o profissional da saúde empurra o êmbolo da seringa de forma constante.

A injeção deve ser aplicada profundamente no tecido subcutâneo. Caso seja utilizada uma agulha de 1,2 cm, o ângulo de inserção deverá ser de 90º, ou seja: perpendicular à superfície cutânea. Já as injeções com agulhas de 1,5 cm são inseridas num ângulo de 45º.

É realizada, preferencialmente, com os dedos polegar e indicador e deve ser mantida desde antes da introdução da agulha até retirada da pele após a aplicação. A prega deve ser feita de acordo com o comprimento da agulha utilizada e quantidade de tecido subcutâneo no local da aplicação.

Efeito de pico para o nível de hemoglobina é de 2 a 6 semanas. A biodisponibilidade é de 43,1%. O pico na concentração plasmática de alfaepoetina foi alcançado em 600 a 720 minutos após administração subcutânea.

Os principais efeitos colaterais encontrados em pacientes com insuficiência renal crônica foram: aumento da pressão arterial, convulsões, trombose de acessos vasculares, formação de coágulos nas artérias e fístulas, dor de cabeça, aumento do número de batimentos cardíacos, náuseas, vômitos e aumentos dos níveis de ...

Não guarde na porta da geladeira pelas variações de temperatura. Após aberto, o frasco-ampola de insulina pode ser mantido em temperatura ambiente (até 25°C) por até 6 semanas e não deve ser exposto à luz solar direta ou a altas temperaturas.

Alfaepoetina é uma eritropoietina humana recombinante, que é quase idêntica ao hormônio eritropoietina endógeno (EPO). A alfaepoetina induz a eritropoiese de uma maneira dependente da dose, mas não afeta a expectativa de vida dos eritrócitos.

A alfaepoetina humana 4000ui injetável (rHu EPO) está destinada ao tratamento de anemia em pacientes com insuficiência renal e que se submetem ao regime de diálise.