Como aplicar Imizol no cavalo?

Perguntado por: slopes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

Administração: via subcutânea. Eqüinos: 1 mL para cada 50 kg de peso corporal, via intramuscular. O tratamento de Nuttalia equi poderá requerer duas doses com intervalo de 24 horas.

Pode observar-se reação no local de injeção. Embora as reações adversas sejam raras (desconforto, tremor muscular, taquicardia, salivação, tosse e cólicas) estas podem ocorrer e foram registadas mortes devido a reações anafiláticas após administração do medicamento veterinário.

A pré-medicação com atropina na dose de 0,022 – 0,05 mg/kg/SC, 15 minutos antes, reduz os efeitos colaterais agudos do imidocarb resultantes do estímulo colinérgico caracterizados por vômitos, tremores, salivação excessiva, lacrimejamento, diarreia, agitação, letargia, hipertermia e edema periocular.

Dose: 0,2 mL/10 kg de peso corporal. Administração: via subcutânea. Atenção: não repetir o tratamento antes de transcorrido o prazo de 7 dias. Atenção: No caso de babesiose confirmada laboratorialmente, a dose a ser utilizada é de apenas 1 mL para cada 100 kg de peso corporal.

EFEITOS SECUNDÁRIOS:
Após a injecção, poderá ocorrer uma reacção de inflamação dolorosa no local da injecção, que poderá durar alguns dias.

Butox

O animal infestado precisa tomar um banho com um medicamento a base de Deltrametrina. Neste caso nós indicamos o Butox. O Butox funciona como carrapaticida, para eliminar larvas, ninfas, machos, fêmeas e impossibilitar a postura de ovos férteis.

Equest é um antiparasitário de amplo espectro à base de moxidectina. Altamente efetivo contra os principais parasitos gastrointestinais, tem ação efetiva de até 16 semanas após o tratamento e auxilia no controle de carrapatos e no tratamento da habronemose cutânea (ferida de verão).

O tratamento de Babesia equi ( Nuttallia ) poderá requerer 2 doses e intervalos de 24 horas. Usando-se essa dosagem com fins profiláticos os animais estarão protegidos por um período de aproximadamente 4 semanas. Administração: via intramuscular.

Tempo de Carência
Abate: O abate dos animais tratados, somente deve ser realizado 241 dias após a última aplicação. Leite: Este produto não deve ser aplicado em fêmeas produtoras de leite para o consumo humano.

O Doxifin é um medicamento antibiótico formulado à base de Doxiciclina. Ele é eficaz para o tratamento de vários tipos de infecções bacterianas como infecções respiratórias, leptospirose e gastroentéricas. Além disso ele é o medicamento mais indicado para o tratamento da Erliquiose, a famosa doença do carrapato.

Atropina 1% é um antiespasmódico indicada como antídoto em casos de intoxicação por organofosforados carbamatos por exemplo. É um medicamento injetável pronto para uso para diversas espécies animais.

De forma geral, o tratamento para a doença do carrapato costuma durar entre 3 a 4 semanas para os cães na fase aguda e até 8 semanas para os animais na fase crônica.

Ehrlichiose e anaplasmose são infecções bacterianas transmitidas por carrapatos que causam febre, calafrios, dores musculares, dor de cabeça e sensação geral de doença (mal-estar).

Imizol® é indicado no tratamento profilático e curativo da babesiose (piroplasmose) em bovinos e eqüinos e anaplasmose em bovinos, as quais são transmitidas por diferentes espécies de carrapatos e insetos ou operações mecânicas (vacinações, descornas, castrações, etc.)

No caso de transporte imediato de animais sensíveis para áreas de alto risco, muito infestadas, pode-se utilizar o dipropionato de imidocarb para quimioprofilaxia, inclusive em vacas prenhes.

Uso profilático:
Bovinos: 2,5 mL para cada 100 kg, por via subcutânea (babesiose isolada ou associada à anaplasmose). Eqüinos: 2 mL para cada 100 kg, por via intramuscular (babesiose). Cães: 2 mL para cada 100 kg (ou 0,05 mL/kg), por via subcutânea (babesiose).

O Ivomec é um medicamento antiparasitário muito usado para tratar sarnas e vermes. No entanto, ele é exclusivo para uso em ovinos, bovinos e suínos.

Trata-se de uma espécie de carrapato de difícil controle. Entretanto deve-se realizar o controle por meio de uso de carrapaticidas e de controle da população no ambiente, por meio do isolamento da área de pastagens por um período acima de 45 dias, pois isto faz com que as larvas não sobrevivam pela falta do hospedeiro.

Qual a melhor injeção para carrapato? Não existe injeção para carrapato. Toda dúvida e problema em relação a infestação do parasita no seu cachorro, deve seguir as orientações de um médico veterinário.