Como aplicar Bovifort em bezerro?

Perguntado por: ucrespo . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Descrição

  1. Modo de usar: Aplicação intramuscular ou subcutânea.
  2. Bovinos e bubalinos: Acima de 150 kg aplicar 10,0 ml. Abaixo de 150 kg aplicar 4,0 ml.
  3. Ovinos e caprinos: Adultos aplicar 2,0 ml. Cordeiros e cabritos aplicar 1,0 ml. Repetir o tratamento a cada 30 dias.

1) Vitamina A: É essencial para o crescimento, a reprodução, a manutenção dos tecidos epiteliais, a visão e o crescimento ósseo. 2) Vitamina D: aumenta a absorção intestinal, a mobilização, a retenção e a deposição óssea do cálcio. 3) Vitamina E: várias funções, sendo que a ação antioxidativa é a principal delas.

Indicação: Indicado como Suplemento de Vitaminas, Aminoácidos e Sais Minerais nas deficiências nutricionais, coadjuvante no tratamento de animais debilitados, reconstituinte e revigorante orgânico para bovinos e suínos em diferentes fases de desenvolvimento.

Pró-Bezerro® é uma associação injetável de um antimicrobiano de longa ação com antiparasitário, indicado no controle das doenças do umbigo (onfalites e miíases) e suas consequências durante o primeiro mês de vida do bezerro. Aplicar apenas pela via intramuscular (profunda) na dose de 1 mL para cada 8 kg de peso vivo.

Todos os bezerros devem ser vermifugados aos dois, quatro e seis meses de idade. E após a desmama os animais devem entrar no programa de vermifugação estratégica adotada na propriedade. Já o protocolo de vacinação será passado pelo médico veterinário e deverá ser seguido à risca.

Aplique a vacina na tábua do pescoço do animal. Para aplicação subcutânea, posicione a seringa na posição paralela ao pescoço do animal, puxe o couro, introduza a agulha e aplique a vacina. Para vacina intramuscular, mantenha a seringa na posição perpendicular ao pescoço do animal, introduza a agulha e injete a vacina.

Para bezerros de gado de corte, é indicado a aplicação de 5 ml via subcutâneos, no nascimento e 10ml via subcutâneos no desmame. Durante o desmame, os animais passam por muito estresse, o Bovitam Injetável é excelente nesse período, pois ajuda o animal a não perder peso durante o desmame.

Nesse caso indicamos a quantidade de 5 ml e 10 ml após o período de desmame, amenizando o estresse e evitando a perda de peso do animal. O Bovitam injetável também pode ser utilizado a fim de acelerar a engorda do gado de corte. Nesse caso a aplicação pode ser feita a cada 90 dias.

Você deve dar um trato para a matriz. Se possível, uma silagem, deixá-la num pasto com junto com a bezerrinha, fornecer uma suplementação proteica, que pode ser um proteinado de alto consumo ou então uma ração à base de energia para que ela recupere as forças.

Para que ganhos mais altos possam ser obtidos no sistema de engorda de bovinos em pasto, 3 tipos de alimentação deverão ser fornecidos ao gado: forragens, concentrados e minerais. Oferecer forragem de qualidade, tenra e nutritiva é o primeiro passo para um bom manejo.

Sobre os bezerros, não deixe que ele tome outro leite, sem ser o colostro nos primeiros dias. Esse sim é o melhor remédio. O colostro é um leite natural produzido nos primeiros dias do nascimento do bezerro. É muito poderoso, pois tem vitaminas e nutrientes essenciais para o desenvolvimento da imunidade.

Conclui-se que a aplicação de modificador orgânico não eleva o ganho de peso dos bovinos significativamente e a aplicação de doses excessivas de modificador orgânico pode ser prejudicial para o ganho de peso dos bovinos.

Bezerros: Administrar 5 ml pela via subcutânea. Adultos: Administrar 10 ml pela via subcutânea.

Bovinos – 10 mL/animal; Caprinos e ovinos – 5 mL/animal. Administração: Parenteral, por via subcutânea, em dose única.

Logo mais, o bezerro pode tomar de 5 a 8 litros de leite por dia e deve ser oferecido durante a manhã e à tarde. Desse modo, vale ressaltar que esse valor é o equivalente a 10% do seu peso. No entanto, a partir do 10º dia de vida do bezerro, pode começar a ser inserido na alimentação a ração, porém em pequenas porções.

Modo de uso e dosagem
Aplicar apenas pela via intramuscular (profunda) na dose de 1 mL para cada 8 kg de peso vivo.

Para bezerros de corte a aplicação pode ser feita logo ao nascer. Nesse caso indicamos a quantidade de 5 ml e 10 ml após o período de desmame, amenizando o estresse e evitando a perda de peso do animal.

A primeira atitude é isolar o bezerro dos demais. A causa pode ser contagiosa. Feito isso, o oferecimento e um soro para que o animal reponha os nutrientes necessários para que o organismo atua de forma ideal é o indicado.