Como aparece metástase na cintilografia?

Perguntado por: rgentil9 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Áreas de concentração aumentada do radiotraçador na cintilografia óssea são consideradas metástases; se existirem dúvidas acerca desta concentração anormal do radiofármaco, exames radiológicos complementares são realizados para afastar doenças benignas(2).

Diagnóstico de metástase
Os exames que a detectam na maioria das vezes são os de imagem, como raio X, tomografia computadorizada, ressonância magnética e PET Scan.

Entendendo os resultados: quando a Cintilografia é normal? O resultado do exame de Cintilografia Óssea é considerado normal quando a substância radioativa injetada no paciente se distribui uniformemente pelo organismo ou pela região avaliada.

A ideia deste exame é detectar doenças arteriais coronarianas através do teste ergométrico além de outros fatores a serem analisados. Os pacientes que foram observados com cintilografia positiva foram acompanhados mais de perto.

Áreas de aumento de concentração do radiofármaco indica aumento das trocas ósseas. Num estudo normal, as áreas de maior concentração são áreas de maior atividade osteoblástica, como regiões de estresse ósseo e de crescimento ativo, comum nas articulações.

Quando esta célula atinge os ossos e se prolifera, ela forma a metástase óssea. A metástase, seja ela qual for, é considerada a complicação do câncer mais perigosa, pois ela caracteriza a propagação do câncer em outros locais do corpo, sendo assim mais difícil curar o câncer nesse estágio. Metástase óssea tem cura?

O tempo varia de acordo com a agressividade do tumor. No caso das doenças mais agressivas, pode levar poucas semanas, nas mais indolentes pode demorar muitos meses. Isso vale para os cânceres sólidos, bem como para os hematológicos.

Parte do corpo mais atingidas pela metástase
Os locais mais comuns a serem afetados pela metástase à distância são os pulmões, fígados, ossos, e o cérebro.

Geralmente, o aumento de tamanho dos linfonodos é o critério para determinar se ele contém metástases, com melhor especificidade se for possível identificar imagens de necrose e/ou extravasamento extracapsular.

Entre os principais marcadores tumorais estão: AFP (alfafetoproteína); MCA (antígeno mucóide associado ao carcinoma); Cromogranina A; BTA (antígeno tumoral da bexiga); Telomerase; NMP22 (proteína da matriz nuclear); Cyfra 21.1; PAP (Fosfatase Ácida Prostática); CA 72.4; ß-HCG (gonadotrofina coriônica humana); CA 125; ...

O câncer avançado é caracterizado por um dos seguintes aspectos: Dor, sintomas constitucionais, problemas psicológicos, obstrução, sangramento e/ou compressão.

Como é o resultado da cintilografia óssea? De acordo com o Dr. Heitor Naoki Sado, “o resultado do exame é baseado na análise visual das imagens realizadas por médico especialista em medicina nuclear, que, por sua vez, gerará um relatório ou laudo médico que será fornecido junto com as imagens do exame".

A cintilografia óssea pode ser indicada para detectar diversos tipos de câncer, processos inflamatórios e doenças metabólicas. Já a cintilografia renal serve para estudar a função dos rins e a excreção da urina para a bexiga, detectando infecções ou malformações no trato urinário.

As metástases ósseas são tipos de câncer que acometem os ossos e que se originaram em outros locais do organismo, ou seja, as células cancerígenas se espalham de seu local original e atingem o osso. Elas são chamadas de lesões secundárias , e o câncer que originou estas metástases é chamado de tumor primário.

A isquemia silenciosa ou isquemia do miocárdio é uma doença caracterizada pela diminuição da passagem de sangue nas artérias do coração. Em alguns casos, essa condição é fatal. Por isso, a cintilografia miocárdica é um exame de extrema importância.

Quando detectadas anormalidades, como sinais de isquemia miocárdica, o paciente pode ser encaminhado para o exame de cintilografia, que vai avaliar o estado do órgão e definir a conduta terapêutica.

A somatória dos Scores na imagem de repouso é chamada de SRS (Summed Rest Score), enquanto a somatória na fase de stress é chamada de SSS (Summed Stres Score).

Geralmente os radiofármacos se eliminam em poucas horas do seu organismo, através dos rins ou do intestino. Também a radioatividade vai diminuindo com o passar do tempo (diz-se que ela decai).