Como apagar o fogo azul?

Perguntado por: lzagalo6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Só pode ser apagado por sangue.

Os agentes mais empregados na extinção de incêndios e que possivelmente teremos que utilizar em caso de incêndios são: água, espuma(química e mecânica), gás carbônico e pó químico seco, agentes alogenados (Halon), agentes improvisados como areia, cobertor, tampa de vasilhame, etc, que normalmente extinguem o incêndio ...

Em caso de fogo numa panela de óleo, siga as seguintes orientações: 1- Desligue o registro do fogão e feche o registro do botijão de gás. 2- Molhe um pano e torça para retirar o excesso de água e coloque o pano sobre a panela e espere até que ela resfrie. Ou ponha a tampa e aguarde a panela esfriar!

Sem as cores comuns, como o amarelo e o vermelho dos tornados tradicionais, o "novo" fogo possui as flamas na cor azul e foi batizado de "blue whirl", algo como "redemoinho azul".

Para dar às chamas tons de azul, use cloreto de cobre ou cálcio. Para tons de turquesa, use sulfato de cobre. Para tons de vermelho, use cloreto de estrôncio. Para tons de cor-de-rosa, use cloreto de lítio.

Roxo: a mistura de Estrôncio e Cobre dá origem ao azul mais fechado (roxo). Vermelho: a cor rubra surge da queima de sais de Estrôncio e de Lítio.

Segundo a Agência Brasil, um dos maiores problemas da queimação por álcool gel é que ela não faz chamas visíveis, de modo que pode começar a queimar e se alastrar rapidamente antes mesmo de ser percebida pelas vítimas. É o que as autoridades estão chamando de “fogo invisível”.

Ao contrário das chamas laranja ou azul, o fogo branco emite luz em todas as frequências. Isso faz com que as chamas apareçam brancas. A cor também pode ser da queima de certos produtos químicos ou outros métodos.

Com a retirada de um dos elementos do fogo, temos os seguintes métodos de extinção: extinção por retirada do material, por abafamento, por resfriamento e extinção química.

Existem cinco classes de incêndio: A, B, C, D e K. O objetivo dessa classificação é proporcionar o combate seguro às chamas de forma eficiente, já que, de acordo com o material que está sendo queimado, é preciso saber qual tipo de extintor usar.

Nas palavras dele, "a água apaga o fogo porque é ótima para absorver calor e, quando evapora, na maioria dos casos, abafa a chama.". Furukawa faz a ressalva de que jamais devemos jogar água em combustíveis líquidos, como, por exemplo, óleo em uma panela em chamas.

e, quando evapora, na maioria dos casos, abafa a. chama.

A expressão “apagar incêndio” é muito utilizada para resolver problemas, ou um momento crítico, seja na sua vida pessoal ou até mesmo na empresa. Quando um problema acontece ou venha a acontecer uma ação imediata deve ser tomada para solucioná-lo.

O óleo ejetado vai queimar a pele exposta e pode rapidamente causar cegueira se o contato é feito com os olhos.

Uma chama azul indica que a combustão foi total (onde todas as moléculas constituintes entraram em combustão) e que o calor dessa reação atingiu valores altos.

A cor depende, basicamente, do elemento químico em maior abundância no material que está sendo queimado. A mais comum, vista em incêndios e em velas, é a chama amarelada, resultado da combustão do sódio (Z=11) que emite luz amarela quando aquecido a altas temperaturas.

E se você estiver em um local que é iluminado por uma lâmpada de vapor de sódio – que é muito comum em iluminação pública – a sua visão será de uma 'chama escura'. Uma parte da luz da lâmpada, emitida em um comprimento de onda bem estreito, é absorvida pelos átomos de sódio na chama fazendo ela parecer mais escura.

Quando o sal de cozinha (NaCl – cloreto de sódio) entra em contato com a chama da boca do fogão ocorre a absorção de energia pelos elétrons presentes no sal, passando para um estado superior de energia. Por não ser seu estado natural, ele retorna para o estado inicial emitindo a cor alaranjada.