Como apagar luz do ABS?

Perguntado por: lfreitas6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Então, quando a luz do ABS se acende, pode ser um problema no circuito elétrico que acionou o alerta. Muitas vezes, basta desligar e ligar novamente o carro para que ela se apague.

Veja alguns sinais:

  1. Barulhos na Frenagem. Quando estão em perfeita condições de funcionamento, os freios ABS causam apenas ruídos tradicionais de destravamento da roda em freadas mais agressivas. ...
  2. Trepidações ao Frear. O pedal está tremendo quando o freio é acionado? ...
  3. Problemas Eletroeletrônicos. ...
  4. Defeito nos sensores.

Em casos de frenagem brusca, isso pode trazer sérios problemas, colocando em risco a segurança do motorista e dos passageiros. Diferente do que muitas pessoas pensam, o principal objetivo do ABS não é diminuir a distância de parada do veículo. O freio ABS é muito importante para a dirigibilidade do carro.

É perigoso andar com a luz da injeção acesa? Sim. Quando a luz da injeção eletrônica não apaga significa que há um problema no componente da injeção eletrônica. Portanto, você deve levar o automóvel à uma oficina mecânica mais próxima, porque o carro pode correr o risco de uma pane elétrica.

Em um veículo equipado com ABS, a engenheira explica que basta pisar no pedal com toda a força, independentemente de ocorrerem trepidações. O sistema vai evitar o travamento das rodas e, consequentemente, o motorista não perderá o controle, mesmo se a pista estiver molhada.

Sim, você pode dirigir.
A luz do ABS acesa no painel significa que existe um problema com o sistema que evita o travamento das rodas em uma frenagem brusca, e não um defeito com o conjunto de freios do carro.

A frequência desse sinal é determinada pela rotação da roda fônica (velocidade da roda do veículo). Os sensores ABS, geralmente estão localizados na manga de eixo do veículo (rodas dianteiras) e no eixo (rodas traseiras).

A manutenção desses freios deve ser realizada com maior frequência, sendo indicada a cada 12 meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados, isso porque os freios ABS são mais suscetíveis ao entupimento em suas unidades hidráulicas.

Mas afinal, o que isso significa? Quando a luz do ABS está acesa no painel, há um problema no sistema (do próprio ABS) que está atrapalhando o travamento das rodas em frenagens bruscas. Então, ao contrário do que muitos motoristas pensam, o problema não está diretamente acontecendo no conjunto de freios do veículo.

Por isso, as motos da BMW, uma das primeiras a adotar o sistema antitravamento, têm um botão para desligar o ABS na terra. "Se o piloto souber frear sem o ABS, reduzirá a distância de frenagem em pisos com menos aderência", explica Maurício Fernandes, instrutor do curso BMW Rider Training.

Passar scanner + Hora de serviço, preço para Oficina particular de médio porte , cobre R$ 120,00 no mínimo.

O serviço de inspeção e limpeza de injeção custa entre R$ 100 e R$ 190, dependendo do tipo de equipamento utilizado para a retirada das impurezas do bico (descarbonização ou ultrassom, que é mais caro).

Atualmente, equipamento é opcional e custa de R$ 1,5 mil a R$ 3 mil a mais.

Os freios ABS são mais eficientes que os convencionais, pois não geram travamento das rodas, mas trabalham com a redução da rotação, evitando deslizamento.

O correto é primeiro pisar no freio e depois na embreagem, quando a velocidade já estiver menor.

NCM 90328921 - De sistemas antibloqueantes de freio (ABS)

É necessário ir em uma oficina especializada para que esse problema o sistema de freios seja devidamente avaliado e você tenha a segurança necessária para confiar a sua integridade e a do seu veículo.

A exemplo, o EBD é capaz de identificar quando uma das rodas do veículo não está em contato com o solo ou está com pouca aderência. Assim, o módulo consegue corrigir essa situação. Isso evita, por exemplo, que o carro saia da trajetória reta quando o freio é acionado.

Como funciona o freio ABS
“Para evitar que isso ocorra, os veículos atuais possuem um sensor de velocidade em cada uma das rodas, que enviam sinais o tempo todo para o módulo do ABS”, diz. “Quando essa central detecta que uma das rodas está na iminência de travar, o sistema alivia a pressão de frenagem naquela roda.”