Como apagar fogo Classe K?

Perguntado por: lpilar . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 2 votos

Saiba como combater incêndios de classe K

  1. Alguns extintores possuem um pino na parte superior. ...
  2. Mire o extintor na base do fogo e aperte a alavanca lentamente, se for necessário, movimente-o de um lado para o outro para sanar o fogo;

No caso do extintor de incêndio classe K, o agente extintor é feito de base alcalina que, quando em contato com altas temperaturas, provoca uma reação chamada de saponificação, criando uma espuma altamente eficiente, capaz de formar uma camada protetora.

Os extintores de agente úmido Classe K, contém uma solução especial de Acetato de Potássio, diluída em água, que quando acionado, é descarregada com um jato tipo neblina (pulverização) como em um sistema fixo. O fogo é extinto por resfriamento e pelo efeito asfixiante da espuma (saponificação).

Um dos métodos mais utilizados para apagar fogo é o do resfriamento, que consiste em reduzir a temperatura de um combustível abaixo da temperatura de ignição. A água é o agente universal usado para apagar o fogo com o método de resfriamento.

Classe de incêndio “K”
Fazem menção aos incêndios em cozinhas industriais e comerciais, que envolvem produtos e meios de cozinhar, como banha, gordura e óleo.

Tipos de extintor de incêndio
Água (H2O) – Age por resfriamento e, em alguns casos, por abafamento devido à sua capacidade de se transformar em vapor. É indicado para combate de fogo classe A.

Agente Extintor Indicação Água (H2O) É indicado para incêndios da classe A. Seu princípio de extinção é por resfriamento e age em materiais como madeiras, tecidos, papéis, borrachas, plásticos e fibras orgânicas.

Os metais ou materiais pirofóricos, são aqueles mais propensos a um início de combustão espontânea, quando fundidos em contato com água. Acontece também se relacionado com bastante umidade — até com o ar — e se a temperatura de ambos estiverem menor que a temperatura ambiente, causam fogo.

Saiba qual é o tipo de extintor para cozinha mais indicado
O extintor mais adequado é o da classe K, pois é necessário que as chamas sejam contidas com muita rapidez — isso evita que o incêndio aumente, tomando outras proporções irreversíveis. Ele contém uma solução especial feita de Acetato de Potássio.

A partir disso, podemos definir as 3 formas de eliminar o fogo: a) Resfriamento: Quando se retira o calor; b) Abafamento: Quando se retira o comburente; c) Isolamento: Quando se retira o combustível.

Assim, tem-se os seguintes pontos de temperatura: Ponto de fulgor; • Ponto de combustão; • Ponto de ignição.

Os elementos que compõem o fogo são 4:

  • Combustível;
  • Comburente;
  • Calor; e.
  • Reação em Cadeia.

CO²

O CO² é o mais pesado. Ele é mais pesado por que tem um cilindro mais grosso para suportar a pressão interna que é muito grande.

Como pontuado, o extintor CO2 não é recomendado em incêndios de grandes portes. O motivo é a alta pressão que o gás sai do cilindro. Se houver chamas espalhadas, em vez de abafar acontecerá o contrário, espalhará ainda mais o fogo pelo local.

Por fim, no incêndio de classe C a água não pode ser usada enquanto houver energia. Como ele acontece em equipamentos elétricos, ela se torna uma condutora de eletricidade. Dessa forma, precisa ser apagado com pó químico.

Use o extintor na vertical; nunca "deitado" ou "de cabeça para baixo". Através de uma pequena abertura no capô do motor, aplique parte do agente extintor provocando o abafamento do fogo.