Como apagar da memória lembranças ruins?

Perguntado por: amesquita . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 2 votos

Para se livrar das memórias ruins, você precisa passar pelos processos de aceitação, aprendizado e perdão. Fazer isso e ter boas noites de sono, podem te ajudar a apertar o delete e eliminar as recordações ruins que tanto te prejudicam na sua vida.

Até onde sabemos, os pesquisadores ainda não tentaram oficialmente deletar uma memória completamente em humanos, especialmente por conta das implicações éticas disso. Mas é algo realmente possível, com uma combinação correta de drogas e exercícios de memória, de acordo com o ScienceAlert.

Conheça seis maneiras de “reiniciar seu cérebro” para começar...

  1. 1 – Seja gentil e prestativo. Bondade, altruísmo e empatia podem afetar o cérebro. ...
  2. 2 – Faça exercícios físicos. Se exercitar ajuda a melhorar a saúde física e mental. ...
  3. 3 – Coma bem. ...
  4. 4 – Mantenha-se socialmente conectado. ...
  5. 5 – Aprenda algo novo. ...
  6. 6 – Durma bem.

Escreva

  1. Ser consistente. Dedique pelo menos 15 minutos para escrever a cada dia. ...
  2. Vá com o fluxo. Escreva sobre qualquer coisa que vier à mente. ...
  3. Tenha-o perto de você. Mantenha seu diário ao seu lado para estar atento a quaisquer pensamentos difíceis ou recorrentes que surjam durante o dia.
  4. Tire um tempo para refletir.

Segundo pesquisadores, a chave para entender essa intricada lógica está na psicologia: memórias positivas permanecem por mais tempo guardadas no cérebro do que as negativas, ajudando-nos a lidar com frustrações e outros eventos ruins.

Embora reconheçam que os traumas são às vezes bastante memoráveis por muitas pessoas, especialistas afirmam que o estado conhecido como amnésia traumática dissociativa torna uma minoria especial de vítimas incapazes de se lembrar de seus traumas precisamente por serem tão esmagadoramente aterrorizantes.

Pode parecer difícil distinguir essas duas, mas na realidade é bem fácil: na memória falsa, há plena convicção de que o evento ocorreu da forma em que ele é recordado. Não há dúvidas, como no caso de uma simples confusão de informações. A pessoa recorda claramente o que aconteceu, mas o conteúdo da recordação é falso.

Como explicamos acima, o nosso cérebro tende a desfazer-se das informações na memória que julga “inúteis”. Primeiro, desfazendo-se de 50% delas em apenas 24 horas, e eliminando o restante gradualmente ao longo dos dias.

Remova pertences desnecessários. O jeito minimalista força você a viver no presente. Remover itens associados a memórias passadas liberando-o e permitindo-o que pare de viver no passado. Quando o passado não tiver mais força, você pode começar a viver no momento presente.

A hipnose não faz você esquecer nada, porém a hipnoterapia (terapia a base de hipnose) pode tratar essa ferida que está aberta e assim você assumirá a sua vida e vai aprender a não deixar emoções ruins ser instaladas em sua mente de novo.

Elas têm a síndrome de hipertimesia. Se fornecidas uma data, elas são capazes de nos contar onde e o quê estavam fazendo naquele dia em particular. Embora possa parecer um dom para muitos, as pessoas com esta rara condição consideram esta habilidade incomum um fardo.

Pra resumir, os autores afirmam que “coisas ruins tendem a acontecer” justamente em pessoas com níveis de neuroticismo elevado. Uma possível explicação para isso é que, de alguma forma, essas pessoas criam ativamente problemas para elas mesmas.

Trata-se de transtorno neurológico descoberto apenas no ano 2000 e que faz o portador recordar, sem esforço e de forma imediata, informações e acontecimentos com precisão, como se fosse um filme. A condição poderia até ser considerada uma vantagem, mas ocorre que coisas ruins também são lembradas detalhadamente.

Meditar e fazer exercícios de respiração
É difícil não se engajar em preocupações, medos, planos e tudo mais; mas é possível. Então, técnicas de atenção plena, meditação e respiração profunda podem fazer toda a diferença! São momentos que tiramos para focar em nós mesmos, no nosso corpo, no presente e na nossa mente.

Para acalmar a mente agitada, existem várias técnicas de relaxamento como fazer meditação, praticar regularmente exercício físico, fazer uma alimentação saudável, ouvir música relaxante ou mesmo usar remédios naturais, que podem também ajudar a dormir melhor.

Como acalmar a mente para dormir e ter um sono profundo?

  1. Tenha uma rotina de sono.
  2. Tome um banho quente e relaxante.
  3. Respire profundamente.
  4. Medite antes de dormir.
  5. Anote as tarefas do dia seguinte.
  6. Escreva as preocupações.

Quando apareçam maus pensamentos, leia o Salmo 139
Se não reagirmos contra maus pensamentos, estaremos sujeitos ao nosso humor e correremos o risco de poluir todo o ambiente. Somos chamados à estabilidade afetiva, a ser como Jesus Cristo, pedras que o mau tempo não treme.

Faça exercícios de respiração, crie mantras de frases positivas, assista filmes, documentários com conteúdo que alimente positivamente sua cabeça e comece a direcionar todos seus esforços para causar bons impactos.

Pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) comprova que pacientes que sofrem de transtorno do stress pós-traumático apresentam uma redução de 8% a 10% em duas regiões do cérebro - córtex pré-frontal e hipocampo -, o que compromete a capacidade de concentração, raciocínio e memória.