Como antecipar a floração do abacaxi?

Perguntado por: acaldeira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

A solução é preparada do seguinte modo: num pulverizador costal, colocam-se 20 litros de água, mais 10 a 20 mL) do produto comercial Ethrel (24% ingrediente ativo) e acrescentam-se 400 gramas de uréia e sete gramas de cal de pintura. Depois de preparada, aplicam-se de 30 a 50mL da solução por planta.

O ethephon tem sido o produto mais utilizado para a indução floral do abacaxi, principalmente por sua praticidade. O período de colheita pode estender-se por mais de 60 dias quando não é feita a indução artificial do florescimento, e é de aproximadamente 15 dias quando essa prática é adotada (Cunha, 1999).

Esterco de aves e torta de mamona são outras opções. Também introduza diretamente na cova, ou no sulco de plantio, uma fonte de fósforo, como 10 a 14 gramas de superfosfato simples por planta. Quando há disponibilidade de adubos orgânicos, pode ser aplicado de 0,5 a 1,0 l de esterco bovino curtido por planta.

A indução artificial da floração na cultura do abacaxi por meio de reguladores de crescimento vegetal tem sido amplamente empregada há bastante tempo, com a finalidade de antecipar e uniformizar a colheita.

O ciclo do abacaxi depende da idade da planta na qual é realizada a indução floral. Para os plantios tradicionais de sequeiro, o ciclo do abacaxi é de aproximadamente 18 meses, ao passo que nos plantios irrigados esse ciclo pode ser reduzido para 14 a 15 meses.

Em linhas gerais, para a adubação NPK do abacaxizeiro, é recomendada a aplicação de 6 a 10 g de N, 1 a 4 g de P2O5 e 4 a 15 g de K2O por planta.

Dentro do período em que é possível plantá-lo, março é a melhor época: há muda disponível e a temperatura e umidade do solo facilitam seu estabelecimento e a produção de frutos de boa qualidade e valor comercial, em época favorável a comercialização (nov./dez.), em ciclo relativamente curto (20-21 meses).

formulações ricas em fósforo (NPK 4-14-8 e NPK 10-14-10) são as mais indicadas para plantas floríferas, pois este elemento favorece a floração e a frutificação. O nitrogênio, por sua vez, estimula o crescimento dos brotos e das folhas, e o potássio fortalece os tecidos vegetais.

A maneira de fazer esse adubo caseiro é muito simples. Basta misturar três colheres de sopa de borra de café em um litro d'água e deixar essa mistura descansar por uma semana. Após isso, coloque a solução em um borrifador e aplique sobre as folhas e na terra.

O segredo do sabor adocicado do abacaxi da espécie Pérola, o produzido na região, está ligada í época do plantio da muda e ao cuidado permanente durante o período de maturação, que depende por sua vez das condiçíµes climáticas e da quantidade exata de sol que o fruto recebe.

Abacaxi: Recomenda-se duas aplicações em jato dirigido aos frutos. A primeira aplicação deve ser realizada no estágio de flor seca, seguida da segunda aplicação 10 dias após a primeira. ARROZ, MILHO e TRIGO (tratamento de sementes): Fazer uma única aplicação no tratamento das sementes.

Polvilhe ou regue as fatias de abacaxi com o adoçante de sua escolha. Use cerca de duas colheres de sopa de açúcar granulado, mel ou xarope de bordo e polvilhe ou regue o adoçante uniformemente sobre as fatias dispostas no prato. Faça as salpicadas ou chuviscos atraentes sobre as fatias de abacaxi.

Apesar do ciclo de vida do abacaxi ser longo, cada pé dá apenas um fruto. Por isso, é necessário após a colheita, retirar algumas mudas e refazer a plantação.

O calcário deve ser aplicado e incorporado ao solo entre 60 e 90 dias antes do plantio do abacaxi, para que o seu resultado seja mais satisfatório.

Os herbicidas Ametrina, Diuron e Diuron+Bromacil podem ser usados em condição de campo em lavouras de abacaxi com plantas de micropropagação.

Vejamos: é na lua cheia que se podem colher frutos que estarão no seu máximo de sabor, cheios de suculência, como por exemplo o abacaxi, o tomate.