Como anexar certificados no Currículo Lattes?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Como colocar cursos e certificados no currículo

  1. Cria uma nova seção no seu currículo;
  2. Chame-a de "Educação complementar;"
  3. Informe o nome do curso;
  4. Coloque o nome da instituição;
  5. Inclua a data de formatura;
  6. Use 5 ou 6 bullet points para destacar o que você aprendeu.

Ao invés de clicar em “imprimir”, mude a configuração para “Salvar em PDF”. Quem baixou o currículo Lattes para abrir no Word também pode converter o arquivo em PDF. Basta abrir o documento no editor de texto, clicar em “Salvar como” e definir o formato de arquivo desejado.

Incluir os cursos e certificados em um curriculum vitae é ideal para discutir as habilidades profissionais que você adquiriu e como elas se relacionam com a posição. Se você está enviando seu currículo eletronicamente, pode até mesmo anexar as certificações no e-mail ou site da empresa.

Os documentos comprobatórios válidos são certificado/declaração emitidos pela instituição/orientador, comprovante de bolsa de instituição de pesquisa, carteira/contrato de trabalho/documento equivalente. Neste item são concedidos 0,03 pontos por mês.

O currículo Lattes é o cartão de visitas do profissional para o mercado acadêmico. Sempre que houver um processo seletivo em áreas como pesquisa ou docência, por exemplo, é este documento que será buscado – e exigido – para que ele possa ser convocado para a vaga.

Para enviar o Currículo Lattes ao CNPq, acesse a Plataforma Carlos Chagas (clique aqui) e clique em SEU CURRÍCULO LATTES / ATUALIZAÇÃO: Note que o sistema pode trazer avisos de pendências. Não se esqueça de efetivá-las antes de enviar o currículo.

Para anexar seu CV em Word ou PDF, acesse a sua Área de candidato e selecione a aba Currículo. Clique em "Anexar CV agora", escolha o arquivo clique em "anexar". Na hora de anexar o seu CV em Word ou PDF, certifique-se de que o documento não esteja aberto ou em uso.

Como colocar cursos e certificados no currículo

  1. Cria uma nova seção no seu currículo;
  2. Chame-a de "Educação complementar;"
  3. Informe o nome do curso;
  4. Coloque o nome da instituição;
  5. Inclua a data de formatura;
  6. Use 5 ou 6 bullet points para destacar o que você aprendeu.

Os seus cursos devem estar em uma seção separada do currículo. Você pode nomeá-la, por exemplo, como “Educação complementar”. Nela, você irá listar o nome do curso, a instituição e a data de conclusão.

O que devo preencher no campo de conquistas e certificações

  • Certificados obtidos;
  • Cursos realizados;
  • Reconhecimentos profissionais;
  • Trabalhos voluntários;

Acesse o sistema e-Defesa e digite o número da intimação e o CPF para iniciar. No formulário, informe os documentos que serão enviados à Receita Federal. Após o preenchimento, será gerado o Termo de Atendimento da Intimação, que deverá ser enviado à Receita Federal, com os documentos solicitados na intimação.

Vá em “Dados gerais” e depois em “Outras informações relevantes”. Na janela que abrir, apague texto existente se houver, cole o código que você gerou no passo anterior e clique em salvar. Agora só atualizar normalmente seu CV Lattes e aguardar. O mapa de acessos irá aparecer automaticamente.

24 horas

Em média, o processo para publicação do currículo Lattes demora pelo menos 24 horas.

3: Colocar símbolos desnecessários – Não é necessário colocar aspas nos títulos dos trabalhos, nem travessão. As aspas, dependendo do local que foram inseridas, podem aparecer como interrogação no lattes. 4: Escrever palavras desnecessárias – “Participou” da I Jornada de… apenas o nome do evento.

As informações de um currículo lattes são divididas em cinco etapas: a apresentação, formação acadêmica, experiência profissional, linha de pesquisa e premiações.

  1. Apresentação. Esse é o texto inicial de seu currículo. ...
  2. Formação acadêmica. ...
  3. Experiência profissional. ...
  4. Linha de pesquisa. ...
  5. Prêmios e títulos.

Assim sendo, o Currículo Lattes é uma das ferramentas mais importantes do mundo acadêmico. É por meio dele que os profissionais podem relatar suas experiências, entrar em contato com outros profissionais de diferentes áreas e ter acesso a documentos e materiais de estudo de forma prática.

Enviar currículo por e-mail pelo celular é possível com o aplicativo do Gmail, que permite mandar arquivos em formato PDF pelo smartphone. A função é útil para quem está à procura de um emprego e deseja encaminhar o seu currículo anexo à mensagem de apresentação, por exemplo.

[Informática] Inserir um arquivo (texto, imagem, áudio etc.) a uma página eletrônica, e-mail, site: anexar um currículo ao e-mail. Adicionar algo a; juntar: anexar atestados a um processo.