Como analisar um lipidograma?

Perguntado por: zcrespo . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Indicadores do lipidograma

  1. Triglicérides: menos de 150 mg/dL;
  2. Colesterol total: menor que 200 mg/dL;
  3. HDL (colesterol “bom”): ideal 60 mg/dL ou acima;
  4. LDL (colesterol “ruim”): abaixo de 100 mg/dL é considerado ideal; se o indivíduo estiver com os níveis entre 100 mg/dL e 129 mg/dL, é igualmente saudável.

Os valores de referência do colesterol bom e ruim são:

  1. Colesterol bom (HDL): o ideal é que esteja acima de 60 mg/dL, no entanto valores acima de 40 mg/dL já são considerados bons;
  2. Colesterol ruim (LDL): o ideal é que esteja abaixo de 130 mg/dL.

Quando está alto, aumenta o risco de doenças como infarto, AVC, angina ou pancreatite, por exemplo. Entretanto, deve-se ter em consideração que, se o colesterol bom (HDL) estiver muito alto, pode aumentar o valor do colesterol total, por isso, é sempre importante comparar os valores do perfil lipídico completo.

A concentração sérica de triglicerídeos pode ser estratificada em termos de percentis da população e / ou risco coronariano: Normal – <150 mg / dL (1,7 mmol / L) (3).

Valores de colesterol HDL e LDL
Menor que 100 mg/dL: ótimo. Entre 101 e 130 mg/dL: normal. Entre 131 e 160 mg/dL: normal/alto. Entre 161 e 190 mg/dL: alto.

“Geralmente, para as pessoas sem antecedentes e sem fatores de risco, objetiva-se níveis de LDL < 130 mg/dL. Para pacientes com risco intermediário de infarto e AVC, os níveis ideais são LDL < 100 mg/Dl.

Valores normais para adultos > 20 anos (mg/dL)

  • Colesterol LDL: <130 a <50*;
  • Colesterol HDL: >40.
  • Colesterol Total: <190.
  • Colesterol não-HDL: <160 a <80*

Os níveis adequados do colesterol LDL em pessoas saudáveis deverão estar abaixo dos 130 mg/dL sangue e para as pessoas que apresentam algum quadro de risco os níveis não deverão ultrapassar os 70 mg/dL.

Quanto mais elevados os níveis de HDL, menores são os riscos de desenvolver uma doença cardíaca. O ideal é que a taxa de HDL seja superior a 40 mg/dl.

VLDL baixo é ruim? Ter níveis baixos de VLDL não traz riscos à saúde, pois isso significa que os níveis de triglicerídeos e gordura estão baixos, o que favorece a saúde do coração e dos vasos sanguíneos.

Dislipidemia, também chamada de hiperlipidemia, refere-se ao aumento dos lipídios (gordura) no sangue, principalmente do colesterol e dos triglicerídeos. Como o colesterol é insolúvel na água, utiliza-se para seu transporte de uma molécula de gordura e proteína = lipoproteína.

Em adultos, os resultados de triglicerídeos são classificados como:

  1. Desejável: menos de 150 mg/dL.
  2. Limítrofe: 150-199 mg/dL.
  3. Alto: 200-499 mg/dL.
  4. Muito alto: acima de 500 mg/dL.

O LDL transporta colesterol e um pouco de triglicerídeos do sangue para os tecidos. O VLDL transporta triglicerídeos e um pouco de colesterol. O HDL é um transportador diferente, ele faz o caminho inverso, tira colesterol dos tecidos e devolve para o fígado que vai excretá-lo nos intestinos.

Níveis elevados de HDL costumam estar relacionados a menor risco cardiovascular; contudo, altos níveis de HDL colesterol decorrentes de algumas doenças genéticas podem não proteger de doença cardiovascular, provavelmente em razão das alterações metabólicas e lipídicas concomitantes.

A sigla HDL significa High Density Lipoproteins. Traduzindo: lipoproteínas de alta densidade. O HDL tem como principal função a absorção dos cristais do colesterol depositados nas artérias. Ao fazer isso, a lipoproteína leva a gordura de volta ao fígado, onde será eliminada.

Todos nós possuímos triglicerídeos e isso é normal. É muito importante se atentar aos níveis elevados, quando estão acima do valor de referência de 150ml/dL em jejum, uma vez que isto está diretamente relacionado à formação da placa de gordura nos vasos do coração, algo que pode resultar em doenças cardiovasculares.

G1 - Triglicérides pode ser mais perigoso que colesterol para AVC, diz estudo - notícias em Ciência e Saúde.