Como analisar o edital?

Perguntado por: ualbuquerque . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

Como interpretar um edital de Concurso

  1. 1 – Se adiante e busque ler o edital anterior. Comece lendo o edital do último concurso realizado pela instituição que você tem interesse. ...
  2. 2 – Leitura clara nos detalhes. ...
  3. 3 – Foco nos pré-requisitos. ...
  4. 4 – Faça um resumo do que você entendeu.

Edital é um ato escrito em que são apresentadas determinações, avisos, citações e demais comunicados de ordem oficial. Normalmente, os editais são afixados em lugares públicos ou anunciados através da imprensa oficial, geralmente em jornais de grande circulação, para conhecimento geral ou de alguns interessados.

No edital, devem ser incluídas as regras e exceções do concurso. Também tem as informações sobre vagas, cadastro de reserva, qualificação técnica, cargos, data das inscrições, datas de provas, conteúdo das provas e o método de correção.

Ler e compreender o edital de um concurso público é uma atitude absolutamente necessária para o candidato que deseje se submeter a tal concurso, além de lhe permitir conhecer claramente as regras que serão utilizadas na avaliação, os critérios de classificação e eliminação e outras características necessárias à ...

A seção mais básica de um edital é a das disposições preliminares, que apresenta a banca organizadora, o regime jurídico dos cargos oferecidos (estatutário, celetista etc), o local das vagas e outras informações necessárias. Em seguida, costumam vir a relação de vagas oferecidas e as exigências para se candidatar.

Confira abaixo quais são os tipos de editais e as características de cada um:

  • Edital de convocação. ...
  • Edital de licitação. ...
  • Edital de concurso público. ...
  • Edital de citação. ...
  • Edital de contrato. ...
  • Edital de proclamas.

Caso esteja estudando para um grande concurso, é muito provável que o órgão já tenha realizado diversos certames anteriores para o cargo que você deseja. Por esse motivo, conhecer os editais anteriores te ajudará a entender quais disciplinas aparecem com frequência nas provas.

5- Injunção
Como exemplos dessa tipologia textual, temos as bulas de remédios, receitas culinárias, e até mesmo os editais de concursos públicos.

Quem é responsável por elaborar o edital de licitação? A Lei nº 8.666/1993, em seu art. 40, §1º, afirma que a autoridade competente deverá assinar o edital, ato, que por si só, implica responsabilização deste pelas cláusulas nele incluídas, ainda que esta não o tenha redigido.

O edital de um concurso público é um documento oficial que contém as regras e informações específicas de um certame, incluindo os objetivos, conteúdos, formas de inscrição, critérios de seleção, data e local das provas, e outras diretrizes.

Os classificados são os candidatos com a pontuação mínima e que também estão dentro do número de vagas. Para os classificados, vem a etapa da nomeação, que é o ato oficial do órgão, que diz respeito ao chamamento dos aprovados dentro do número de vagas no concurso.

Dicas de como interpretar as perguntas de concurso público

  1. Exercite a leitura. ...
  2. Coloque-se no lugar do examinador. ...
  3. Não pare a leitura por uma palavra desconhecida. ...
  4. Pratique diferentes estilos de leitura na prova. ...
  5. Tenha uma atitude positiva. ...
  6. Cuidado com algumas palavras.

Não basta estudar uma ou duas horas por dia para garantir a aprovação! Passar em concurso público exige estudo constante e disciplina. Monte um cronograma de estudos, defina uma meta de horas diárias e/ou semanais e avalie constantemente se você está conseguindo cumprir com o planejado.

Saiba mais sobre os tipos de concursos públicos e escolha o melhor para você!

  1. Verifique todas as matérias que vão cair na prova.
  2. Prepare pequenas metas diárias.
  3. Evite distrações.
  4. Diversifique seus estudos.
  5. Crie o hábito de revisar.
  6. Mantenha perto tudo que for usar.
  7. Use ferramentas online com sabedoria.

40 da Lei 8666/93, que define o conteúdo do Edital, no preâmbulo deverá conter: - o número e ordem (da licitação) em série anual; - o nome da repartição interessada e seu setor; - a modalidade; - o regime de execução; - o tipo da licitação; - a menção de que o ato será regido pela Lei 8.666/93 e pela Lei 10.520/02, ...

Os anexos dos editais de licitação
Entre esses anexos, a depender da licitação, estarão documentos como o termo de referência ou o projeto básico, o projeto executivo, a minuta do contrato, os modelos de declarações, o modelo de proposta comercial, dentre outros.

O edital se configura como a lei dos concursos públicos, ou seja, um ato escrito em que se organiza todo o certame e apresenta todas as informações necessárias aos candidatos que desejam realizar uma excelente prova.

1. Entre na URL do Portal de Transparência para abrir a tela 'Consulta de Editais'. Quanto mais parâmetros forem informados, mais refinado será o resultado da consulta. a situação em que se encontra a licitação a ser consultada: 'Licitações agendada', 'Licitações em andamento', 'Licitações finalizadas' ou 'Todas'.

O edital é a lei dos concursos públicos. Por isso, não deixe de conhecer a fundo o edital. É nele que constará todas as informações necessárias a quem deseja realizar uma boa prova.

3- Mais tempo para estudar
Na maioria dos casos, a publicação do edital é feita poucos meses antes da realização da prova e, nesse período, é impossível se dedicar a todo o conteúdo exigido com afinco. Então, se você iniciar seus estudos antes, você terá mais tempo para se preparar do que a maioria dos candidatos.

Além disso, costumes que são conhecidos também são incentivados, como estudar antes de sair o edital, porque depois o prazo fica apertado. Sobre o tempo de dedicação, Beto diz que é necessário que sejam separadas, por dia, no mínimo três horas de estudo, mas o ideal seria entre quatro e cinco horas.