Como analisar o desenho de uma árvore?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

Se os galhos forem muito pontudos ou com linhas muito retas, é provável que oculte uma tendência a ser agressivo e / ou impulsivo. Quando a copa é muito pequena, pode indicar timidez, introversão e retraimento. Se a criança acrescenta frutos à árvore, geralmente indica uma personalidade sociável e generosa.

Através da psicologia se faz o estudo dos desenhos, e com ele se pode compreender melhor a criança, porque ao desenhar, a criança passa para o papel, o que ela pensa e sente sobre as pessoas, o ambiente ao seu redor, suas experiências, e também um pouco das suas características como pessoa.

O Teste da Árvore é um dos instrumentos que pode ser utilizado no psicodiagnóstico. Trata-se de um teste projetivo, onde traços de personalidade são transformados em desenho pelo paciente. A sua análise correta só poderá ser feita por um psicólogo capacitado. O HTP pode ser utilizado na investigação da personalidade.

Cada parte desempenha uma função importante para o vegetal, assim como os órgãos do corpo humano. Em resumo, as folhas fazem a respiração e a fotossíntese; as raízes absorvem substâncias do solo; o caule sustenta o vegetal; e as flores e frutos estão relacionados com a reprodução.

A Árvore da Vida também conhecida como Árvore da Família, é repleta de significados. Esta presente em diversas culturas e a muito tempo.

Através do desenho, o psicólogo consegue obter informação acerca do funcionamento da criança, do seu modo de estar perante os outros, do modo como projeta através dos elementos que desenha, o seu temperamento, as suas áreas de conflito, etc.

Simbologia da Árvore da Vida
Ela representa a diversidade e a ancestralidade comum de todas as espécies. Cada parte da árvore – raízes, tronco e ramos – representa uma dimensão ou plano de existência. As raízes estão conectadas à terra, representando o mundo material e físico.

Independente de qual seja a cultura: celta, grega, romana, chinesa ou japonesa, o significado da árvore da vida é o mesmo, ou seja, ela representa a capacidade de vencer desafios, além de significar vitalidade e força.

As interpretações de um desenho devem ser feitas com cautela, há muitas interpretações para um único elemento, tamanho, posicionamento na folha, pressão do lápis, cor escolhida, entre tantos outros. O psicopedagogo tem que estar atento a todos esses elementos, conhecer a fundo as várias interpretações de um desenho.

Pontos de fuga, textura, luz e sombra são formas de se obter profundidade no desenho. Lembre-se de que objetos idênticos parecem diminuir de tamanho à medida que se afastam do seu olho de observador.

O desenho comunica e atribui sentido a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por meio de linhas, formas, traçados e cores. Retrata a realidade e o imaginário onde a criança expressa os seus sentimentos e sua compreensão de mundo. Cada traço diz muitas vezes mais do que palavras.

Lista de Verificação de Risco de Árvores
Há galhos quebrados e dependurados na copa da árvore? A árvore apresenta cavidades ou madeira apodrecida ao longo do tronco ou nos galhos maiores? Há fungos (orelha de pau) na base da árvore? Há rachaduras ou partes quebradas no tronco ou no ponto de inserção de galhos?

Lembre-se que as árvores vivas têm galhos verdes e flexíveis. Passo 2: Realize uma pequena raspagem na casca da árvore utilizando uma faca ou até mesmo a unha e procure por uma camada verde de baixo da casca que esteja úmida ao toque. Caso essa camada esteja marrom e seca significa que o galho está morto.

Quanto à interpretação, o HTP propõe avaliar o desenho a partir dos seguintes aspectos: proporção, perspectiva, detalhes, qualidade da linha e uso adequado de cores, no caso dos desenhos cromáticos (Buck, 2003).

As árvores caracterizam-se por serem plantas lenhosas de grande porte que apresentam um caule do tipo tronco. O tronco das árvores não possui ramificações na parte inferior, a parte superior é folhosa e forma a chamada copa.

substantivo feminino Planta lenhosa com caule ou tronco fixado no solo com raízes, despido na base e carregado de galhos e folhas na parte superior.

A árvore é composta por um elemento principal chamado raiz, que possui ligações para outros elementos, que são denominados de galhos ou filhos. Estes galhos levam a outros elementos que também possuem outros galhos. O elemento que não possui galhos é conhecido como folha ou nó terminal.

o carvalho

Tradicionalmente, o carvalho é um símbolo de força e resistência, pois é uma árvore imponente e de grande longevidade.

romãzeira

A romãzeira é uma árvore milenar, e aparece em textos bíblicos associada às PAIXÕES e à FECUNDIDADE. Foi cultivada na antiguidade pelos fenícios, gregos e egípcios. Os gregos a consideravam como símbolo do AMOR e da FECUNDIDADE, pois se acreditava em seus poderes afrodisíacos.

Jacarandá

Jacarandá: a árvore da sabedoria e do lucro.