Como ampliar o meu gosto musical?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Para se formar um bom gosto musical, eu recomendo, inicialmente, fazer uma hora de escuta diária de boas músicas. Sugiro, ainda, para estas escutas iniciais, músicas de três períodos da História da Música: Renascentista, Barroco e Clássico.

Michael Bonshor, especialista em psicologia musical, disse ao Independent: “A primeira razão é a exposição excessiva à música. Experiências demonstraram que ouvir muitas vezes a mesma música esgota o critério de novidade, o que vai tornar a música aborrecida.”

Pesquisa do IBOPE mostra que mais ricos preferem rock e MPB, enquanto classes C, D e E escutam funk e gospel. O estudo Tribos Musicais, divulgado pelo IBOPE na segunda-feira, faz um levantamento sobre os gêneros musicais mais ouvidos no rádio e o perfil de seus ouvintes.

5 maneiras de fazer seu número de fãs crescer ativamente

  1. Coloque sua música na frente de influenciadores relevantes. ...
  2. Receba de feedback de profissionais com experiência. ...
  3. Leve sua música para uma audiência relevante. ...
  4. Controle o poder de uma recomendação confiável. ...
  5. Use suas conexões para conseguir grandes oportunidades.

O ato de acompanhar uma música é capaz de ativar o hipocampo (responsável pelas memórias) e o córtex frontal inferior. Já para a execução de músicas, são acionados os lobos frontais - o córtex motor e sensorial.

Além de ser apaixonado por música, o músico precisa ter bom ouvido, habilidade manual, ser perfeccionista, gostar de pesquisar e trabalhar em equipe, e ter disposição para estudar e praticar bastante. Para seguir carreira, não é necessário ter diploma.

O salário médio de um Músico no Brasil é de R$ 4.446,33. As especialidades com os melhores salários são Musico Interprete Cantor e Musico Interprete Instrumentista. Essas informações são baseadas nas 502 contratações que aconteceram no último ano, em todo o Brasil. Estude Música pagando menos!

Amigos, e amigas, caros leitores, e leitoras, sim, é possível viver de música no Brasil. Atualmente a remuneração média do brasileiro está na casa dos dois mil reais. E mesmo estando em um momento de altas taxas de desemprego, viver de música ainda tem ocorrido com certo grau de segurança.

Se posicione como um Cantor Profissional

  1. Passo 1: Registre um endereço próprio na internet.
  2. Passo 2: Tenha um material básico de apresentação.
  3. Passo 3: Tenha um espaço básico na internet para chamar de seu.
  4. Passo 4: Faça algumas fotos profissionais.
  5. Passo 5: Comece pelo Básico.

Uma das formas de identificar os gêneros musicais é pela audição e pela experiência, capazes de reconhecer cada estilo quando uma música começa a tocar. Porém, há também outras formas mais técnicas de avaliá-los, como pela quantidade de batidas por minuto (bpm), que mede a velocidade rítmica das batidas.

A música é capaz de estimular a liberação de dopamina e causa a sensação de bem-estar. Não à toa ela vem sendo bastante utilizada por médicos, terapeutas e preparadores físicos como tratamento de diversos problemas. E os resultados têm sido cada vez melhores.

O ato de ouvir e aprender música desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, gera a sensação de bem-estar, facilita a concentração e o raciocínio, fortalece a memória, além de aperfeiçoar nossa noção de tempo e espaço.

Após entrevista com 50 participantes, foi possível confirmar que a maioria dos indivíduos com QI alto preferem o rock como estilo musical e para se concentrar nos estudos a música clássica ou instrumental.

E para a surpresa de muitos, a banda gaúcha Engenheiros do Hawaii classificou-se em 1º lugar com as letras mais profundas e inteligentes do mundo.