Como amolecer um abcesso?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.4 / 5 2 votos

Mergulhe um curativo ou pano macio em água e deixe-a sobre o abcesso e a pele em volta; as compressas (sejam frias ou quentes) ajuda a desinflamá-los e a melhorar o desconforto e a dor. Coloque a compressa várias vezes por dia.

Fazer uma incisão linear ao longo de todo o comprimento do abscesso usando um bisturi nº 11, se possível, seguindo as pregas cutâneas. Comprimir delicadamente a ferida para espremer o pus.

A drenagem de abscesso é feita por meio de um corte no forro fornecendo uma rota de fuga para o pus, quer através de um tubo de drenagem, ou deixando a cavidade aberta para a pele. A área em redor do abscesso será anestesiada antes de se fazer a drenagem.

Compressas de água quente. Se não drenar sozinho, tem que procurar um médico para ele fazer um pequeno corte para ajudar a sair o pus.

7 chás anti-inflamatórios poderosos no combate às inflamações

  1. Chá de hortelã ...
  2. Chá de dente-de-leão. ...
  3. Chá de cravo da índia e gengibre. ...
  4. Chá de cúrcuma. ...
  5. Chá de agrião. ...
  6. Chá de macela. ...
  7. Chá de erva-doce.

A pomada de Belladona, remédio antigo e poderoso no tratamento de furúnculo, neste caso o faz a vir a furo (expelir o pus) em geral no mesmo dia da aplicação, aliviando completamente a dor que esse tipo de abscesso causa. Não se deve passá-la na região dos olhos, na boca ou mucosas.

Os abscessos "maduros" têm flutuação à palpação e a pele que os reveste torna-se mais fina. Têm ocorrência mais comum na pele, mas podem atingir qualquer tecido. Dificilmente há remissão espontânea, com a reabsorção (se pequenos) ou fistulização.

Se você está com uma bartholinite e um abscesso na glândula de Bartholin, o abscesso tem ser drenado. A punção com agulha alivia momentaneamente o problema. O orificio da punção com a agulha irá fechar, a secreção purulenta voltará a se acumular e o inchaço irá retornar.

Nunca se deve espremer um furúnculo. Na maioria dos casos, ele se rompe espontaneamente e não há necessidade de drenagem cirúrgica. A aplicação de calor úmido no local acelera o processo de drenagem espontânea. Há casos, porém, em que se torna necessária a administração de antibióticos de uso tópico ou por via oral.

O abcesso pode levar de 2 dias a 3 semanas para se desenvolver. Nem todo abcesso precisa de intervenção médica. Alguns acabam tendo uma drenagem espontânea e se cicatrizando. Mas, quando o problema persiste, o ideal é buscar ajuda médica para realizar uma drenagem cirúrgica, que permite retirar toda a secreção.

O que pode acontecer se um abscesso perianal não for drenado? Pode se tornar uma infecção grave com necrose da pele, tecido gorduroso podendo chegar até ao musculo. Procure uma emergencia com cirurgião ou proctologista.

A coleção de pus, se não tratada, evolui para necrose tecidual e pode acarretar diversas complicações e atingir outras estruturas vizinhas! Toda infecção que nos atinge, desde leve ou gravíssima, circula em nossa corrente sanguínea. Por isso o tratamento e eliminação da causa da infecção é de caráter urgente.

Tratamento. Tomar paracetamol ou ibuprofeno pode ajudar a amenizar a dor de um abscesso dental.

O melhor indicativo da boa evolução é a melhora da dor que havia antes da drenagem. O ardor provavelmente é causado pela ferida em cicatrização. É importante observar que se a dor começar a aumentar, apresentar inchaço, vermelhidão e calor pode ser sinal de que está recolecionando (formando novo abscesso).

A penicilina V tem indicação em casos de infecção inicial ou moderada, mas nos casos de disseminação sistêmica rápida ou administração para imunodeprimidos deve-se optar pela amoxicilina. Caso haja história de alergia, deve-se optar pela eritromicina, clindamicina ou azitromicina.