Como amolecer fibrose?

Perguntado por: imorgado7 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Os tratamentos usados pela fisioterapia podem envolver aparelhos como laser e ultrassom, além de técnicas de liberação cicatricial manual. Também tecnologias como a radiofrequência e o ultrassom melhoram a mobilidade do tecido da cicatriz, diminuindo ondulações.

Conheça algumas das orientações médicas mais comuns para evitar a fibrose:

  1. Evitar esforço físico. Além de evitar dores e lesões, fazer repouso depois de uma cirurgia também tem como objetivo evitar a formação de fibroses. ...
  2. Usar a cinca conforme orientação médica. ...
  3. Fazer drenagem linfática. ...
  4. Fazer sessões de endermologia.

Quais cuidados tomar para prevenir a fibrose

  1. Permaneça em repouso.
  2. Use a malha compressiva.
  3. Massageie a região após a cirurgia plástica.
  4. Alimente-se de forma adequada.
  5. Evite exposição solar.
  6. Não fume no pós-operatório.
  7. Evite consumir bebidas alcoólicas.

Nas primeiras 24 a 48 horas recomenda-se o uso de gelo sobre a ferida operatória pois isso evita os hematomas e diminui o edema, após sugere-se usar bolsa de água morna pois agem como um anti-inflamatório aliviando a dor.

Fibrose tem tratamento, independentemente do tempo. No entanto, quanto antes ela for tratada, mais fácil será o processo. Os tratamentos usados pela fisioterapia podem envolver aparelhos como laser e ultrassom, além de técnicas de liberação cicatricial manual.

Um extrato de chá verde mostrou indícios promissores contra uma forma grave e progressiva de doença pulmonar, dizem os pesquisadores. A doença é chamada fibrose pulmonar, onde o tecido cicatricial se acumula nos pulmões ao longo do tempo, limitando a quantidade de oxigênio que o corpo recebe.

A radiofrequência é eficiente no tratamento da fibrose porque age na regeneração da nossa pele. No procedimento, são emitidas ondas eletromagnéticas através de um aparelho moderno não invasivo, que aquecem a derme e a hipoderme, promovendo a contração das fibras de colágeno e estimulando sua produção.

O endurecimento ao redor de uma ferida cirúrgica pode ser normal ou pode sinalizar alguma complicação local, atrasando a cicatrização. Essa região precisa ser examinada por um cirurgião para ver se é necessário algum tratamento ou exame específicos.

O que se pode fazer em casa para soltar a aderência da cicatriz é massagear a região com um pouquinho de óleo de amêndoa ou rosa de mosqueta, por exemplo, com movimentos circulares, de um lado para o outro, para cima e para baixo, pressionando a pele na direção oposta e também na mesma direção.

A fibrose pode se desfazer com o tempo, caso contrário podemos recorrer a tratamento especializado. Entre outros procedimentos, os corticosteróides injetáveis localmente ajudam a melhorar a fibrose localizada. Este tratamento é realizado pelo cirurgião plástico.

A dieta para fibrose cística deve ser rica em calorias, proteínas e carboidratos, para favorecer o ganho de peso. Além disso, também deve conter boas quantidades de nutrientes anti-inflamatórios, como mostrado a seguir: Proteínas: carnes, frango, peixes, ovos e queijos.

Pode-se iniciar o tratamento com sessões de terapia manual e drenagem no dia seguinte ao procedimento cirúrgico. A terapia manual e a drenagem auxiliam minimizando lesões, melhorando o processo de cicatrização, e com isso, evitando ou tratando fibroses excessivas.

A fibrose cística pode ser identificada através do Teste do Pezinho e diagnosticada através de exames genéticos. O teste deve ser realizado em amostras colhidas em até 30 dias de vida do recém-nascido. O exame confirmatório dos casos suspeitos é a dosagem de cloretos no suor “Teste de Suor”.

Fibrase® (fibrinolisina, desoxirribonuclease e cloranfenicol) pomada é indicada no tratamento de lesões cutâneas infectadas (lesões na pele com infecção) tais como queimaduras, úlceras (lesões superficiais da pele) e feridas.

A fibrose começa a se manifestar sete dias após o procedimento cirúrgico e diminui bastante depois de cerca de seis meses.

Pode fazer quanto tempo de compressa te for confortável. Só gostaria de lembrar aqui, que após a cirurgia, como o intuito é desinflamar, o melhor seria o uso de compressas frias.

A Fibrose Cística é uma doença genética que não tem cura. Ela se manifesta, principalmente, no aparelho respiratório e no pâncreas.

A infusão de ozônio (ozonioterapia) e gás carbônico (Carboxiterapia) em fibroses abaixo da pele, ajuda na recuperação por melhorar a circulação e estirar a fibrose. A técnica fisioterapêutica chamada liberação funcional Tecidual (LTF) pode ser indicado para melhorar a fibrose.

Quando a fibrose é uma complicação
Isso acontece porque a cirurgia causa lesões às células, provocando uma reação inflamatória, inchaço e equimose (extravasamento de sangue e manchas arroxeadas).

A fibrose é a formação de excesso de tecido conjuntivo fibroso em um órgão ou tecido, ela ocorre através de um processo reparador ou reativo, ocasionado geralmente após um trauma, cirurgia ou esforço repetitivo com impacto. Este estado reativo pode ser benigno, ou patológico.

Para que serve a carboxiterapia
O gás carbônico atua dilatando os vasos sanguíneos e estimulando a formação de novos vasos sanguíneos, promovendo melhor irrigação de sangue nos tecidos e, consequentemente, melhor oxigenação da região tratada. O gás carbônico atua também no rompimento de fibroses do tecido subcutâneo.