Como amolecer fezes urgente?

Perguntado por: sdomingues . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Para amolecer as fezes e soltar o intestino, você pode utilizar alimentos ou medicamentos que ajudem o funcionamento do trato intestinal, além de beber bastante água e caminhar . Alimentos: feijão, grãos integrais, farelo de cereais, frutas frescas e vegetais. Medicamentos: laxantes e óleo mineral.

Dulcolax é um laxante de ação rápida que proporciona.

Óleo mineral

O Óleo mineral 100% União Química é indicado como laxante no tratamento de prisão do ventre funcional, ou como terapia em uso tópico para pele ressecada e áspera. Ele auxilia principalmente no tratamento da prisão de ventre, e pode ser utilizado no pré operatório e no esvaziamento do cólon para a realização de exames.

Confira 5 exemplos a seguir:

  1. Suco de mamão com laranja. Conhecido como um ótimo remédio natural para tratar a prisão de ventre, o suco de laranja e mamão é uma excelente fonte de fibras. ...
  2. Água com psyllium. ...
  3. Chá de ameixa seca. ...
  4. Ágar ágar em cápsulas. ...
  5. Vitamina de banana com aveia.

Muvinlax®, laxante do tipo osmótico, estimula o aumento do volume e frequência das evacuações sem causar irritação no intestino.

Chia e linhaça
Por serem fibrosas, elas produzem um gel no intestino que dá maior consistência ao bolo fecal, o que permite um melhor trânsito intestinal.

01 - Não causam dependência: apesar de ser um temor comum, é importante saber que laxantes como Dulcolax não provocam dependência, ou seja, não viciam e não causam abstinência após a interrupção da dose4.

Os óleos ajudam a lubrificar as vias intestinais, facilitando a expulsão das fezes. Basta ingerir uma colher de chá de azeite de oliva, por exemplo. Mas nada de exageros. Óleo em demasia pode deflagrar, entre outras encrencas, uma diarréia daquelas!

7 alimentos que soltam o intestino

  1. 1 – Aveia. A aveia é rica em fibras solúveis e insolúveis que podem auxiliar para um bom funcionamento intestinal. ...
  2. 2 – Ameixa. Além de rica em fibras, a ameixa também é rica em água. ...
  3. 3 – Abóbora. ...
  4. 4 – Iogurte natural. ...
  5. 5 – Laranja. ...
  6. 6 – Mamão. ...
  7. 7 – Sementes.

Dulcosoft contém Macrogol 4000, que tem uma elevada capacidade de se ligar à água. Atua retendo líquidos (água) e atrasando a absorção de água no intestino, aumentando a quantidade de água no cólon. Assim, as fezes duras são amolecidas e o volume fecal aumenta.

Frutas – de preferência, com casca e/ou bagaço
Além dela, o mamão e a ameixa são grandes conhecidos por terem um bom desempenho na hora de “soltar” o intestino. Ainda, figo, kiwi, uva, manga, abacaxi também podem ajudar. Lembre-se de consumir a casca daquelas em que é possível fazer isso, – como a uva, por exemplo.

Uma ótima alternativa de laxante é a combinação de vitamina de ameixa seca e aveia. A ameixa seca e a aveia são fontes abundantes de fibras, o que auxilia na regulação do funcionamento intestinal e alivia a constipação. Além disso, a ameixa seca contém sorbitol, um laxante natural que estimula a eliminação das fezes.

CHÁS PARA GASES INTESTINAIS:
A espécie da planta medicinal da erva-doce se chama Pimpinella anisum, capaz de reduzir quantidade de gases intestinais. Por conta do seu ótimo efeito no funcionamento da via intestinal, esse chá para gases também evita cólicas abdominais e alivia dores no estômago.

A pessoa passa a ter que tomar doses cada vez maiores, o que pode levar a problemas cardíacos ou renais devido à eliminação de eletrólitos importantes, como o cálcio, além de vitaminas e nutrientes. Essa dependência ocorre porque o laxante irrita a mucosa intestinal.

Precauções e Advertências de Dulcolax
O uso por longo tempo pode provocar a perda de líquidos, sais minerais e a diminuição de potássio no sangue. A perda de líquidos pelo intestino pode levar a desidratação, tendo como sintomas sede e baixa produção de urina.

O docusato de sódio, medicamento da classe dos laxantes catárticos, é velho conhecido (e temido) dos gastroenterologistas. Se usado de forma crônica para tratar a constipação — e sem orientação de um especialista –, o laxante pode levar a uma ineficiência da evacuação.

Minilax

Minilax é um medicamento indicado para o tratamento da constipação intestinal, pois atua como laxante. O medicamento ajuda na normalização do intestino após procedimentos operatórios e no pós- parto. Também é utilizado para promover limpeza intestinal completa antes de exames clínicos.

As frutas, como mamão, laranja e ameixa, são ótimas opções que ajudam a soltar o intestino, combatendo a prisão de ventre. Essas frutas contêm fibras que estimulam os movimentos naturais do intestino e favorecem a formação das fezes.

Beber muita água e manter-se hidratado é uma ótima maneira de regular a digestão. Durante a lavagem intestinal, é necessário tomar de seis a oito copos de água morna por dia. Além disso, incluir alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais, também ajuda a limpar o intestino.

Dicas para soltar o intestino

  1. Beber água morna com limão ao acordar. ...
  2. Mastigar bem os alimentos. ...
  3. Beber chás laxantes. ...
  4. Manter uma alimentação saudável e variada. ...
  5. Fazer massagens na barriga. ...
  6. Praticar exercícios físicos regularmente. ...
  7. Estabelecer um horário. ...
  8. Consultar o gastroenterologista.