Como amolecer as unhas dos pés para cortar?

Perguntado por: lalmada9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Em caso de unhas muito grossas, duras e quebradiças, o cuidador deverá colocá-las de molho por 10 minutos, imersas em uma solução de água bicarbonatada ou água morna com sabão neutro. Este procedimento facilitará o corte.

Dicas para evitar a unha encravada

  1. Cortar as unhas dos pés de maneira correta, respeitando a linha de crescimento. Ou seja, nem totalmente quadrada e nem 100% arredondada. ...
  2. Não use cortadores de unhas. Prefira alicates de corte, que facilitam acompanhar o formato. ...
  3. Evite calçados apertados e de bicos finos.

causa das unhas ficarem grossas deve-se à danificação de uma parte chamada matriz ungueal. Quando a matriz ungueal é danificada, leva ao crescimento desproporcionado da unha. Este comportamento é um mecanismo natural para evitar futuras lesões.

Ácido Tricloroacético, Onicomicose, Podologia.

O Micositan Phytomedicinal para Unhas Encravadas é um dermocosmético com ação antisséptica, desenvolvido para amolecer as peles em excesso ao redor das unhas dos pés, para facilitar a remoção da unha encravada, aliviando a dor e o desconforto. A embalagem contém 30ml.

Para isso, coloque o bisturi no meio da unha e empurre a pele até a extremidade, usando a ponta do objeto para soltar a pele do dedo. Excessos grandes devem ser cortados com alicate para não machucar a região, que é sensível. Depois de limpar uma extremidade, passe para a outra.

A melhor forma de cortar as unhas dos pés é com o alicate, portanto nem pensar em tesouras. Evite cortar as laterais, pois o corte da lateral das unhas pode trazer infecções e encravamento, já que a pele que cresce na região acaba sendo pressionada pelas unhas que nascem. Para finalizar, use uma lixa de unha.

Se quiser uma opção natural, acrescente 1 xícara (240 g) de sulfato de magnésio, de vinagre ou de bicarbonato. Misture bem o produto na água antes de colocar os pés. Caso você decida usar sabonete, xampu ou gel de banho, coloque cerca de 2 ou 3 colheres de sopa (30 a 45 ml).

Misture bicarbonato de sódio e água até que forme uma pasta. Utilize um algodão para aplicar sobre toda a unha e embaixo também (para que a mistura entre em contato com a pele). Deixe agir por alguns minutos e, em seguida, seque bem.

Tratamento médico
A cirurgia para unha encravada é muito simples e pode ser feita em alguns minutos no próprio consultório. No pós-operatório, aconselha-se o paciente a usar pomadas com antibióticos, geralmente à base de mupirocina.

As complicações de uma unha encravada não tratada a tempo acarretam em consequências para a saúde e o bem-estar dos seus pé como infecções. Unha com pus, unha com carne esponjosa, unha com vermelhidão e unha doendo são os principais sintomas de uma unha encravada com infecção.

OS SEUS PÉS SÃO OS INDICADORES DA SUA SAÚDE
Por exemplo, as unhas que se apresentam côncavas em vez de arredondadas sobre o leito ungueal, podem indicar falta de ferro ou anemia (diminuição de glóbulos vermelhos).

As unhas duras e grossas podem ser complicações causadas também por fungos, indicar distúrbios circulatórios ou simplesmente traumas como o uso em excesso de calçados fechados. Departamento de Unhas e Cabelos da Sociedade Brasileira de Dermatologia Tatiana Gabbi reforça a recomendação.

Como amolecer as cutículas: 3 truques caseiros para facilitar a manicure

  1. Esfregar as unhas com uma esponjinha macia. ...
  2. Esfoliar os dedos com misturinha de mel e açúcar. ...
  3. Embrulhar as mãos com toalha morna + hidratante.

Coloque algodão ou fio dental sob a unha afetada.
Tente colocar algodão entre a unha e a pele durante uma semana até que a unha cresça o suficiente para poder cortar sem criar mais mazelas – durante este período substitua o algodão uma vez por dia.

De maneira geral, os procedimentos cirúrgicos para unhas encravadas são realizados sob anestesia local. O bloqueio digital, costuma ser o mais utilizado, através da infiltração de lidocaína ou bupivacaína em torno do dedo afetado.

Em um recipiente, coloque uma quantidade suficiente de acetona; Deixe as unhas dentro do recipiente durante 15 a 30 minutos; Com a ajuda de uma espátula, vá retirando a unha; Repita o processo quantas vezes achar necessário.

O tratamento da unha encravada pode ser feito sem cirurgia, caso o problema esteja no início. Nos casos mais simples, a aplicação de órteses (aparelho provisório) ou chumaços de algodão para separar a ponta de unha da pele ao redor, podem resolver o problema.

Como saber se a unha desencravou? A melhora da dor local e do processo inflamatório (calor, vermelhidão e inchaço) são os principais indicativos que o tratamento está evoluindo bem. No entanto o indivíduo deve estar atento às recorrências.

O bisturi goiva é ideal para retirar unhas encravadas.

Tente “levantar” a unha que está encravada e inserir um algodão embaixo (fazendo uma espécie de alavanca), minimizando assim o atrito entre a pele e a unha e aliviando o incomodo nos cantos. Esse procedimento deve ser feito logo após a imersão do pé na água morna, pois a região estará mais maleável.