Como amolecer a cera do ouvido mais rápido?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Se você estiver com a sensação de que há acúmulo de cera no canal auditivo, pingue 2 gotinhas de óleo Johnson ou óleo de amêndoas no ouvido. Em seguida, com a ajuda de uma seringa, coloque um pouquinho de soro fisiológico dentro da orelha e vire a cabeça lentamente para que o líquido saia totalmente do ouvido.

Portanto, tentar limpar totalmente o ouvido, faz mal à saúde, pois você retira a sua proteção natural. Eliminar a cera localizada na parte interna do ouvido deixa a região desprotegida contra corpos estranhos, poeira, bactérias e fungos.

E quando ocorre a cera endurece e entope os ouvidos? O cerume impactado (ou rolha de cera) acontece quando há excesso de produção de cera ou quando um cotonete empurra a cera para dentro, impedindo sua saída natural.

Uma compressa quente e húmida pode produzir o mesmo efeito. Além disso, se estiver a sentir dor, colocar um pano morno ou uma almofada térmica sobre o ouvido pode ajudar. Ambos aliviam a dor generalizada no maxilar e na cabeça. Basta deitar água quente sobre um pano limpo, espremê-lo e segurá-lo sobre o ouvido afetado.

O Cerumin é um remédio à base de hidroxiquinolina e trolamina, substâncias que ajudam a remover a secreção em excesso do ouvido. A solução deve ser utilizada exclusivamente nos ouvidos, pois o contato com os olhos e a pele pode causar irritações.

Sempre que possível, peça a seu médico para remover a cera para você. Irrigue o canal auditivo com água morna (não quente). Limpe suavemente as bordas externas do seu ouvido com um pano úmido. Certifique-se de não inserir um cotonete dentro do canal auditivo.

Aplique Cerumin com a pessoa deitada e com o ouvido afetado virado para cima. Após a aplicação, o paciente deve ficar deitado e sem se mover por 5 minutos para garantir a penetração da solução. É totalmente normal que o medicamento volte a sair através da orelha após a aplicação.

Ouvidos entupidos de uma infecção leve geralmente duram uma ou duas semanas. Se os problemas estiverem no ouvido interno, isso pode durar mais tempo. Infecções leves de ouvido desaparecem sozinhas, e você pode aliviar a dor com analgésicos ou simplesmente aplicando um pano quente no ouvido.

Utilize apenas, se for limpar as bordas ou a parte externa da orelha, mas nunca seu interior. Unhas ou dedos: além de poder levar bactérias ou fungos para dentro do ouvido, pode arranhar a pele delicada da parte interna da orelha e empurrar o cerúmen para dentro.

Simples: não tire. A cera sai sozinha. Basta passar o dedo no ouvido para tirar a cera que já saiu. Por outro lado, quando a pessoa já está com o ouvido entupido, a cera não sai sozinha: é preciso fazer uma lavagem de ouvido.

A Dipirona certamente, se o paciente não tem nenhum histórico de alergia a medicação, a Dipirona pode ser usada para alívio da dor de ouvido. Mas não recomenda-se usar nada diretamente no ouvido. Azeite quente, álcool, óleo de bebê, nada deve-se pingar diretamente no ouvido. Primeiro, pelo risco de lesão.

A consistência do azeite ajuda a amolecer a cera, facilitando a sua retirada e diminuindo a sensação de ouvido tapado. A indicação é inclinar a cabeça e pingar o óleo levemente. Pode-se fazer isso por até três dias seguidos. Outra forma de limpar os ouvidos e fazendo a técnica da irrigação.

Cerumin deixa surdo? Por sua ação de amolecer a cera do ouvido e a mesma encostar no tímpano, é comum a sensação de surdez.

A retirada do cerume pode ser feito através de lavagem, aspiração, ou por meio de pinças por um médico otorrino, a fim de não trazer traumas e lesões ao ouvido.

Normalmente, a lavagem de ouvido é feita em consulta com um otorrinolaringologista, e custa em média, R$100,00 (cem reais).