Como amenizar a dor da abdominoplastia?

Perguntado por: tsalgueiro . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Após a cirurgia é fundamental dormir de barriga para cima, recostado e com as pernas dobradas, evitando dormir de lado ou de barriga para baixo, para não pressionar o abdômen nem machucar a cicatriz. Estas medidas facilitam para uma recuperação mais rápida e com menos dor.

Em curto prazo, todas as pacientes de Abdominoplastia têm pontos inflamados. Isso faz parte do processo de cicatrização e melhora em 2 ou, no máximo, 3 semanas. Porém, caso isso não aconteça e o ponto inflamado fique escuro, você deve procurar a orientação do seu cirurgião plástico.

Como é a dor na abdominoplastia
A cirurgia plástica de abdômen trabalha uma região central do nosso corpo, envolvida nos mais diversos movimentos, desde levantar, sentar e deitar até dar risada ou tossir. Por isso, é natural que você sinta desconfortos nessa área nos dias seguintes ao procedimento.

Por este motivo, na recuperação de abdominoplastia é importante seguir alguns cuidados básicos já mencionados, como:

  1. Deitar com as pernas elevadas, apoiadas sobre travesseiros.
  2. Não ficar longo períodos na mesma posição.
  3. Fazer pequenas caminhadas para ativar a circulação.
  4. Beber bastante líquido.

Cuidados com a cicatriz da abdominoplastia

  1. Evite esforço físico nos primeiros 30 dias. ...
  2. Use a cinta modeladora. ...
  3. Faça drenagem linfática. ...
  4. Evite exposição solar na cicatriz da abdominoplastia. ...
  5. Não fume durante a cicatrização da abdominoplastia.

Logo após cirurgia, solicite auxílio para levantar-se de uma posição reclinada ou deitada. Ao sentar-se, opte por cadeiras, apoiando os pés no chão e encostando-se totalmente. Para andar, dobrar o tronco, curvando as costas e apoiando as mãos na barriga, pois essa posição oferece mais conforto e ameniza a dor.

A paciente, ao levantar-se da cama ou durante o banho, poderá apresentar tontura e até desmaio. Neste caso não é aconselhável levantar-se ou tomar banho sozinha nos 2 primeiros dias.

Após a cirurgia deve manter repouso de três semanas, dependendo do seu quadro clínico. Mas, logo nos primeiros dias é necessário que se faça curtas caminhadas três ou quatro vezes por dia. Porém você provavelmente não conseguirá manter-se completamente na postura correta, caminhando um pouco curvada por alguns dias.

Tipo de anestesia utilizada. Tipo e porte do procedimento: cirurgias mais extensas, como lipoaspiração e mamoplastia, tendem a ser mais doloridas.

Você deve andar curvada nos primeiros 14 a 21 dias após a abdominoplastia. O tempo pode ser maior ou menor dependendo da evolução do seu caso, de procedimentos associados (por exemplo lipoaspiração) e das sessões de drenagem linfática que você está fazendo, que ajudam muito no processo de recuperação.

Os maiores desconfortos do pós-cirúrgico da abdominoplastia acontecem nos 3 primeiros dias, e as recomendações médicas para este período são evitar esforços durante o primeiro mês e utilizar uma cinta modeladora durante esse período.

Na primeira semana a paciente se sentirá mais inchada, porém, em torno de 30 dias esse inchaço já se reduz em, pelo menos, 80%. É normal sentir inchaço, mas ele reduz com o passar das semanas. Na segunda semana, ainda haverá inchaço pós-cirurgia de abdominoplastia, mas os hematomas devem desaparecer com o tempo.

Manter-se encurvada nos primeiros dias de pós-operatório de abdominoplastia; Evitar exposição ao sol; Ficar de repouso; Não carregar peso.

Abdominoplastia não retira estrias
É possível atenuá-las ou removê-las pela abdominoplastia apenas quando se encontram localizadas nas áreas onde a pele em excesso será removida, especialmente abaixo do umbigo. Já as que se encontram acima dessa região, ou em outros locais, não podem ser retiradas por meio da cirurgia.