Como alterar número do PIS no eSocial?

Perguntado por: emeireles . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Informe a empresa e o selecione o funcionário que deseja realizar a alteração; Clique na aba Documentos, sub-aba Básico; No campo PIS/PASEP informe o novo número de PIS, a data de alteração e motivo; Após realizar o preenchimento das informações, clique em Gravar.

Acesse o menu Colaboradores / Ficha Cadastral/ Empregados e efetue o ajuste no campo PIS: 2. Clique em Alterar para gravar o ajuste.

Erro no número do Pis/Pasep
Se isso acontecer, ele não conseguirá ter acesso a informações sobre o abono salarial. Para saber se o número está correto, o trabalhador deve acessar a carteira de trabalho digital e verificar o número do Pis/Pasep que consta nos contratos.

Para regularizar essa duplicidade em seus números de PIS é necessário fazer um agendamento de atualização cadastral no INSS pelo site ou pelo fone 135 e no atendimento pedir o agrupamento de NIT/PIS e assim ter todas as informações compiladas em um mesmo cadastro.

Acesse o gerente eSocial no menu "Meu gerente / eSocial". Localize a pendência: "PIS, PASEP ou NIT inválido" e clique em "Corrigir". O sistema abrirá a tela para correção. Após realizar o ajuste, clique em "Gravar".

Você pode atualizar o seu CNIS no próprio site Meu INSS. A primeira coisa a se fazer é pegar seus documentos e conferir todos os dados que estão neles. Veja também se os períodos das contribuições e vínculos trabalhistas e analise estão corretos.

S-2205 - Alteração de Dados Cadastrais do Trabalhador.

COMO RESOLVER PROBLEMA DE IMPEDIMENTO ELOS PIS PASEP
Se em até três dias a situação com os elos PIS PASEP não mudarem, será necessário ligar para a central de atendimento do Ministério do Trabalho, o "Alô Trabalhador" pelo número 158.

Outro problema é o número do PIS não estar informado na Carteira de Trabalho Digital. Tanto no caso de erro quanto da falta do número do documento na Carteira de Trabalho Digital, o trabalhador deve entrar em contato com o empregador para pedir a correção ou inclusão da numeração do PIS/Pasep.

É um projeto do Governo Federal que unifica o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados, cumprindo a prestação de informações relativas às suas obrigações fiscais, trabalhistas, previdenciárias e ao FGTS, de forma unificada.

A primeira é pelo Aplicativo Caixa Trabalhador, dispna página do PIS no site da Caixa. Nele, basta escolher as abas "Você", "Serviços Sociais", "PIS", "Consulta o Pagamento" para verificar os dados. A outra forma de verificar o cadastro é pelo Atendimento CAIXA ao Cidadão: 0800 726 0207.

Como funciona o cadastro no PIS para empregados domésticos? O cadastro no PIS para empregados domésticos pode ser realizado via internet aqui, ou pelo telefone da Previdência Social 135, com preenchimento dos documentos pessoais do interessado.

Para realizar a atualização do cadastro é preciso levar documento de identificação como RG ou carteira de motorista, além da Carteira de Trabalho. Se você ainda possui dúvidas, pode entrar em contato com telefone da Caixa PIS, através do número 0800-7260207.

Como atualizar

  1. Baixe o formulário. Clique em Baixar formulário. ...
  2. Separe as documentações. Consulte a lista no box ao lado e certifique-se de ter tudo em mãos antes de conversar com o seu gerente.
  3. Converse com seu gerente. Entregue a ele o formulário preenchido e assinado juntamente com as documentações.

Não há como prever quanto tempo esse processo pode demorar, pois depende da quantidade de pedidos que tem no INSS, mas, pode-se afirmar que leva mais de um ano. Logo, se você já está pensando em se aposentar ou pedir algum benefício, realize, o quanto antes, o pedido de atualização do CNIS.

O que é? É o documento que informa todos os seus vínculos, remunerações e contribuições previdenciárias, constantes no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Definição: Este evento registra as alterações do contrato de trabalho, tais como: remuneração e periodicidade de pagamento, duração do contrato, local, cargo ou função, jornada, entre outros.

S-2190 - Admissão de Trabalhador – Registro Preliminar:
É um leiaute opcional, utilizado quando a empresa ainda não reuniu todos os dados do colaborador, suficientes para o envio da admissão completa (S-2200 e S-2300).

O evento S-2240 - (Condições Ambientais do Trabalho) é utilizado para registrar as condições ambientais de trabalho pelo declarante, indicando as condições de prestação de serviços pelo trabalhador, bem como para informar a exposição a agentes nocivos e o exercício das atividades descritos na “Tabela 24 – Agentes ...

No Aplicativo CAIXA Trabalhador você se informa sobre o Abono Salarial, o Seguro-Desemprego e o INSS, confere o calendário de pagamentos, consulta a situação das parcelas e emite o seu comprovante do NIS.