Como alongar os músculos da perna?

Perguntado por: orosa . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

3. Alongamento da panturrilha

  1. Apoie suas mãos (com as palmas estendidas) em uma parede;
  2. Coloque uma de suas pernas para trás e fique na ponta dos pés;
  3. Flexione levemente o joelho da perna que ficou na frente;
  4. Permaneça nessa posição por 30 segundos.
  5. Faça essa atividade 3 vezes em cada perna.

Alongamento das pernas
Levante o braço direito, passe por cima da cabeça e vá dobrando o corpo, como se tentasse tocar o pé esquerdo com a mão direita (mas não é necessário tocar). Mantenha a posição por cerca de 15 segundos e troque o lado. Repita o movimento, pelo menos, duas vezes em cada lado.

Para essa parte do corpo, o alongamento de perna deitado (de costas) é um dos exercícios mais confortáveis e eficazes. Deite de barriga para cima, com as pernas esticadas e juntas. Flexione uma das pernas e a puxe para perto do tronco, forçando levemente por 40 segundos. Em seguida, repita com a outra perna.

Como fazer: Mantenha as costas na cama e dobre os joelhos de modo que a planta dos pés encostem na cama. Abra os braços em cruz, com palmas das mãos no chão. Então, deite as duas pernas juntas para um lado, segure pelo tempo determinado e leve-as para o outro lado. Mantenha a postura.

Realizar atividades físicas intensas

  1. fazer alongamento antes, durante e depois dos exercícios;
  2. evitar se exercitar além dos limites do seu corpo;
  3. aumentar gradualmente a intensidade do treino;
  4. terminar o circuito de atividades com movimentos de menor impacto;
  5. realizar massagem de qualidade nos músculos com frequência.

Mecânica do encurtamento muscular
Quando não há estímulo para o alongamento dos músculos, as fibras se amontoam e perdem a elasticidade. A pele, assim, também adere à posição inativa do músculo, o que limita a extensão dos movimentos. O corpo se adapta a essa baixa demanda muscular, levando ao encurtamento.

Alguns exemplos práticos do encurtamento muscular são a dificuldade para abaixar, para calçar sapatos, para pegar objetos no alto de um móvel. “Todos esses movimentos são prejudicados quando há encurtamento muscular e podemos, facilmente, identificar essas dificuldades no nosso dia a dia”, diz.

Nesses casos, o ideal seria praticar uma atividade que proporcione mais alongamento, como yoga ou pilates. Caso você esteja realmente lesionado, somente sessões de fisioterapia intensiva conseguirão fazer com que seus músculos se recuperem.

O alongamento realizado com um volume de 30 segundos aumenta a ADM articular na maioria dos adultos, ou seja, 30 segundos é o suficiente para melhorar a flexibilidade (3 – 8). Parece haver pouco benefício adicional aumentando o tempo de alongamento para mais que 30 segundos (1, 6 – 8).

Conheça três exercícios que melhoram a circulação das pernas

  1. Caminhada. Caminhe, no mínimo, 20 minutos cinco vezes por semana. ...
  2. Minitrampolim. Fazer aulas com o minitrampolim ou as famosas aulas de jump na academia é ótima opção para melhorar o retorno venoso, além de ter baixo impacto nas articulações. ...
  3. Agachamento.

Você não terá o melhor desempenho nos treinos
A mobilidade deficiente pode diminuir seu desempenho atlético e coordenação, tornando muito mais difícil para você fazer diferentes exercícios”, revela Tim.

Por isso, deitar com as pernas elevadas melhora a circulação do sangue. - Ficar na posição de trendelemburg facilita e melhora a circulação, pois poupa o nosso organismo de se esforçar contra a gravidade.

Dormir de lado
Essa posição, em que o tronco e as pernas são relativamente esticados, ajuda a diminuir o refluxo ácido e, como a coluna está alongada, afasta as costas e a dor no pescoço.

Ponha as pernas pra cima sempre que possível
Esse repouso dará um alívio para o desconforto. Se você puder fazer isso no horário de almoço, melhor ainda. Outra coisa é evitar ficar com elas cruzadas.