Como alocar um novo HD?

Perguntado por: bsoares . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Escolha Painel de Controle > Sistema e Segurança > Ferramentas Administrativas e clique duas vezes em Gerenciamento do Computador. No painel esquerdo, em Armazenamento, escolha Gerenciamento de Disco. Clique com botão direito do mouse em uma região não alocada do disco rígido e escolha Novo Volume Simples.

Um HD externo novo precisa ser formatado? Quando você compra um novo HD externo, precisa criar e formatar as novas partições para torná-lo utilizável. Quando há problemas no sistema de arquivos no HD externo, a formatação é a melhor maneira de recuperar o acesso à partição.

Abra o Gerenciamento de disco. Selecione o disco a partir do qual você deseja criar uma partição. Clique com o botão direito do mouse no espaço Não particionado no painel inferior e selecione Novo volume simples. Insira o tamanho, clique em Avançar, e pronto.

Clique com o botão direito em um espaço não alocado e selecione o recurso Novo Volume Estendido. Em seguida, clique em Avançar. Depois selecione e adicione o espaço não alocado em outro disco, atribua uma letra de unidade para o volume, formate-a para NTFS/FAT32 e, por fim, clique em Concluir.

Geralmente, uma unidade flash USB comum é maior que 2 GB. Se a sua unidade flash USB for menor que 8 GB, o tamanho da unidade de alocação mais adequado é de 4096 bytes. Se sua unidade flash for maior que 8 GB, mas menor que 16 GB, o tamanho da unidade de alocação mais adequado é 8192 bytes.

Implementação de arquivos

  • Alocação contíguaEditar. É o esquema mais simples de alocar e armazenar os arquivos no disco. ...
  • Alocação por lista encadeadaEditar. Alocação encadeada consiste em manter os arquivos, cada um, como uma lista encadeada de blocos de disco. ...
  • Alocação indexadaEditar. ...
  • Alocação combinadaEditar.

No Prompt digite DISKPART, quando ele abrir aparecera escrito DISKPART a esquerda. Digite LIST DISK, esse comando ira listar os HDs instalados na máquina, preste muita atenção para não escolher o HD errado. Digite SELECT DISK “X”, no lugar do X colocar o número referente ao HD que deseja formatar, colocar sem aspas.

É só clicar com o botão direito do mouse na unidade e selecionar Formatar. A partir de lá, você pode selecionar NTFS, FAT32, ou exFAT. A formatação vai limpar o disco completamente, mas também vai apagar todos os seus arquivos.

NTFS

Resumidamente, o NTFS é ideal para HDs internos que lidam com o Windows, enquanto o exFAT é a melhor opção para pen drives e HDs externos.

Clique com o botão direito do mouse em uma partição grande com espaço livre suficiente no disco do sistema, selecione "Alocar espaço". 2. Selecione a unidade do sistema na seção Alocar espaço de (*) para e arraste a extremidade da unidade do sistema C para o espaço não alocado. Clique em "OK" para confirmar.

1) No menu “Iniciar” clique com o botão direito do mouse em “Computador” e na sequência em “Gerenciar”. 2)No painel à esquerda, abra a categoria “Armazenamento” e depois clique em “Armazenamento de disco”. 3)Uma lista com suas partições será exibida. Clique com o botão direito do mouse na partição que deseja alterar.

Etapa 1: Abra o CMD no seu computador Windows. Etapa 2: digite diskpart e digite list disk. Etapa 4: Digite o comando create partition primary size=20480 para inicializar uma nova partição com um tamanho. Digitar o acima criará uma partição de volume do sistema primário.

Usar o fdisk para gestão de partições no terminal

  1. 1 – Listar as partições para identificar o disco que queremos usar. sudo fdisk -l. ...
  2. 2 – Seleccionar o disco. sudo fdisk /dev/sdb. ...
  3. 3 – Apagar as partições existentes. As opções a usar são: ...
  4. 4 – Criar uma nova tabela de partição GPT vazia. ...
  5. 5 – Adicionar uma nova partição.

Os discos MBR (Registro Mestre de Inicialização) usam a tabela de partição padrão do BIOS. Os discos GPT (Tabela de Partição GUID) usam a UEFI (Unified Extensible Firmware Interface). Uma vantagem dos discos GPT é que você pode ter mais de quatro partições em cada disco.

O principal motivo é a limitação do disco MBR - apenas quatro partições primárias podem ser criadas, o que significa que se suas partições tiverem atingido o número máximo, você não poderá criar mais partições de espaço não alocado no seu PC.

O Comando fdisk no Linux é um utilitário para criar, listar, alterar e apagar partições de disco. Ele é muito robusto e possibilita criarmos uma lista grande de tipos de partições para o Linux e diferentes sistemas operacionais.

O FAT32 é similar ao NTFS, sendo mais antigo e menos eficiente, porém é o que tem maior compatibilidade com dispositivos removíveis, como pen drives e cartões SD.

Resumidamente, o NTFS é ideal para HDs internos que lidam com o Windows, enquanto o exFAT é a melhor opção para pen drives e HDs externos. Já o FAT32 é útil para lidar com dispositivos que não suportam os outros sistemas de arquivos.